GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de SimCity 3000 para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Sem muitas surpresas, mas atraente como nunca; é assim que surge o novo SimCity na cena gamística, após 5 longos anos sem novidades na série. SimCity 3000 pode ser o jogo perfeito para os fãs do gênero, mas ao mesmo tempo, não é tão eficiente no quesito que fez o nome da série famoso: a originalidade. Mas, quem se importa?

Economizando em inovação


SimCity 3000 reedita todas as regras de seus antecessores ??? você planeja as zonas, constrói a infra estrutura essencial e vê sua cidade crescer. ?? exatamente o mesmo processo que os fãs da série já se acostumaram a fazer em SimCity 2000, mas com algumas melhorias aqui e lá.

A primeira mudança que se nota, é na interface de jogo, que agora tem menus de acesso mais rápido e intuitivo. Por exemplo, a opção do jornal que reportava a situação da cidade ao jogador foi substituida por uma linha de texto em movimento horizontal, passando as manchetes sem precisar parar o jogo. Basta um clique para ir à tela com uma explicação mais detalhada. E, para facilitar a vida de prefeito virtual, a Maxis incliu um grupo de conselheiros que irão comentar tais manchetes e apontar as causas e possíveis soluções para os problemas.. Muito conveniente.

Na hora de "zonear" sua cidade, SimCity 3000 também traz algumas novidades. As zonas tradicionais: comercial, industrial e residencial, são subdivididas em densa, média e pequena. Isso significa que a cidade irá evoluir de um simples arraial a uma metrópole repleta de arranha-céus de maneira gradual. De uma área residencial de baixa densidade, por exemplo, jamais irão "brotar" prédios grandes e modernos, mas sim algumas humildes residências de um ou dois andares. Além das zonas tradicionais, SimCity 3000 introduz o lixo como um novo problema e para ele, você poderá reservar uma nova zona: o aterro.

Uma outra novidade, que mostra evolução na jogabilidade de SimCity 3000, é a nova maneira de construir a rede de água/esgoto e eletricidade. Não são mais necessárias milhares de conexões para cada prédio ou zona; basta passar o fio/poste/cano perto de uma zona e ela estará bem servida destes serviços básicos. E por falar em serviços básicos, agora você poderá construir pontos de ônibus, como alternativa de transporte a seus cidadãos.

A boa administração em SimCity 3000 também irá envolver as relações com as cidades vizinhas. Outros prefeitos irão lhe oferecer soluções para seus problemas, ao mesmo tempo em que você pode vender serviços de sua cidade a eles. Desta forma, construir mais que o necessário para sustentar seus cidadãos, pode acabar sendo um bom negócio. Esta interação com as outras cidades dá maior dinamismo a estratégia econômica de SimCity.

Bela infra estrutura gráfica


Visualmente, SimCity 3000 é excelente. Do pequeno transeunte, aos vários tipos de veículos nas ruas, tudo o que existe em uma cidade está representado na tela do jogo. Foram desenhadas mais de 350 construções diferentes, incluindo monumentos e pontos turísticos mundialmente conhecidos que variam dos mais antigos, como o Farol de Alexandria e as pirâmides do Egito, aos modernos como os prédios do World Trade Center e o Banco da China em Hong Kong (estranhamente, o Cristo Redentor ficou de fora).

O CD ainda inclui terrenos de cidades reais, para você tentar recriá-las. (veja a vista aére de Manhattan, na foto abaixo)

O Veredicto:
SimCity 3000 é apenas uma evolução de seu antecessor, e não uma revolução como a Electronic Arts alardeava antes de seu lançamento. Sem dúvidas, é o simulador definitivo para os fãs da série e para todos os outros jogadores que admiram um jogo complexo e com muita variedade de opções, bem acabado e extremamente divertido. Só não ganhou a nota máxima pela preguiça dos programadores em adicionar algo realmente novo à sua jogabilidade.

Prós:
+ Adoráveis gráficos 2D.
+ Jogo 100% em Português (exclusividade da versão distribuida pela EA do Brasil).

Contras:
- Pouca evolução, em relação a SimCity 2000.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio