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Review de Alien Versus Predator para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Data da Análise: 27/09/1999

Alguns seres de outros planetas, mais inteligentes, vêm à Terra em paz,
para curtir games, garotas e máquinas possantes??? porém, os mais
ignorantes vêm para matar. Esse é o anseio dos Aliens e dos
Predadores que acabou rendendo um jogo desenvolvido pela empresa
inglesa Rebellion e que foi muito esperado pelos fãs de jogos de ação
desde o anúncio de seu lançamento. Você deve estar se perguntando:
???Quem é essa tal de Rebellion????, ???Que diabos eles sabem sobre
Aliens e Predador???? Bem, eles sabem muito. Foi essa empresa que
desenvolveu o Aliens vs. Predator para o console Jaguar há mais ou
menos 5 anos e agora estão de volta trazendo seu know-how para a
plataforma PC.

Seres da Terra e do espaço


A maior façanha em AvP é o fato de permitir a jogabilidade em três
estilos e ambientes totalmente diferentes. Como o próprio nome
implica, você pode se juntar à briga como um Alien ou como um
Predador. Além disso, pode-se optar em defender a raça humana contra
as forças do outro mundo jogando como um Fuzileiro Naval. Cada
personagem possui suas próprias fases, objetivos e estilos de se
jogar. A variedade de personagens e suas peculiaridades é
incrivelmente refrescante em um gênero que está saturado de clones e
reedições que raramente são dignos de ocupar um lugar nas
prateleiras das lojas.

Cada uma das três raças possui suas próprias vantagens e desvantagens no
jogo, como descrito abaixo:

Alien


Distante o mais rápido das três raças, o Alien usa sua velocidade para
atacar e esquivar de seus oponentes. Outras grandes habilidades são a
de poder se agarrar em quaisquer superfícies e saltar longas
distancias, tornando-o um personagem difícil de entrar em apuros.
Dessemelhante dos outros personagens, todas as armas do Alien estão
em sua própria estrutura corporal como garras mais afiadas que as
facas Ginsu, uma cauda mortal e mandíbulas com dentes que podem
mutilar os oponentes em apenas um golpe. O ataque com as mandíbulas
também recupera sua energia vital, sem mencionar que proporciona um
macabro porém belo espetáculo de desfiguração de seus adversários.
Uma vez que o Alien não possui armas para um ataque à distancia, ele
requer do jogador maior destreza e uma visão mais estratégica do
ambiente: Esconder-se, agarrar-se no teto de um local e esperar
calmamente a vítima se aproximar são táticas mais eficazes do que
correr em disparada em direção ao oponente para golpeá-lo.

Quando olhando pelos olhos do Alien, seu campo de visão é maior comparado
com o do Fuzileiro e o Predador dificultando que caia em emboscadas.
Outra vantagem de sua visão é a habilidade de notar a presença de
um inimigo à distância, pois eles ficam em evidência devido à uma
aura que circunda o oponente distinguindo-o do ambiente. Existe ainda
uma segunda opção de visão que permite melhor visualização no
escuro, porém esse modo sacrifica a aura diminuindo o campo visual.
A maior desvantagem do Alien é sua debilidade na defesa: ele
pode ser facilmente derrotado com um bom tiro com a Spear Gun
(Predador) ou uma rajada com a Smart Gun (Fuzileiro).

Predador


O Predador é um caçador universal e ele tem o poder de fogo para
provar isto. Armado com lâminas no pulso, uma pistola de energia, uma
Spear gun (atira lanças), um canhão de plasma situado em seu ombro e
um disco afiado, ele é um inimigo formidável. O Predador também
carrega consigo um item chamado Medicomp que é usado para recuperar
sua energia vital. Tudo isto mais sua habilidade de disfarçar, suas
visões com miras específicas e o zoom de longa distância de seu
capacete faz do Predador um oponente poderoso.

O Predador possui diversos modos de visão. Em uma circunstância
normal, sua visão é similar ao Fuzileiro, mas ele pode alterar para
visões térmica (que evidencia humanos), elétrica (que evidencia os Aliens) e outra chamada Predtech (que evidencia os próprios
Predadores e suas armas). Logo, a visão funciona com uma raça específica,
por exemplo, quando estiver caçando humanos utilizando o modo térmico,
você não poderá enxergar claramente os Aliens.

A maior vantagem, sem sombra de dúvidas, é a habilidade de disfarce:
com um simples pressionar de um botão o Predador pode desaparecer de
vista. A única desvantagem que sofre é que quase todas suas ações
requerem uma energia especial e existem muito poucos itens que
reabastecem esta energia obrigando o jogador a ser bastante cauteloso,
inteligente e conservativo na utilização de itens e armas.

Fuzileiro Naval


Você deve estar se indagando: ???Como um mero humano conseguirá sobreviver
em um ambiente cercado de horrendas criaturas do espaço prontas para
arrancar o seu couro???? Ou então afirmando: ????? impossível lutar
contra seres tão astutos e poderosos???. Realmente, os
extra-terrestres são mais espertos e evoluídos que os humanos (isto
serve para todos eles, inclusive os editores de sites sobre jogos).
Mas no caso do Fuzileiro as coisas são um pouco diferentes devido ao
seu arsenal de armas como o Pulse Rifle, a veloz Smart Gun (que
localiza automaticamente o inimigo), um lança-chamas, um lança-foguetes,
um lança-granadas e uma minigun (são pegos durante o jogo).

Quando jogando com o Fuzileiro, é conveniente manter seus oponentes à distância, detonando-os com a Pulse Rifle ou a Smart Gun. Se eles chegarem perto, equipe o lança-chamas para e dê neles uma tostada especial pra ficar
igual pastel de rodoviária.

A grande desvantagem do Fuzileiro é sua fraca constituição, comparado
com o Predador, e sua disfunção de enxergar no escuro. Mas alguns
itens o ajudarão como os ???flares???, que cegam os inimigos por
alguns segundos, o intensificador de imagem, que permite enxergar em
ambientes muito negros e um sensor de movimento, que detecta a
aproximação de seres. Você só não pode sair atirando em tudo que
move senão vai matar seus próprios companheiros humanos.

Apesar do jogo quebrar alguns paradigmas no quesito jogabilidade,
infelizmente ele segue algumas velhas rotinas do gênero: além da estória ser fraca, os objetivos se resumem em correr, matar tudo o que aparece na frente, procurar um botão ou chave para abrir a porta para o próximo nível e blá, blá, blá... Outras características diferenciadas como os variados modos de visão
e a habilidade de subir pelas paredes ajudam, mas não fazem este jogo
fugir do estilão básico dos shooters em 1a. pessoa.

O que realmente cativa neste jogo é a atmosfera. Nas missões do Alien
e do Fuzileiro você irá sentir como se estivesse dentro de um filme
de terror / ficção. Se jogado à noite e com luzes apagadas, somado
com o ambiente e a música que é estilo dos filmes Aliens, ele se
torna uma experiência tão angustiante e aterrorizante que se tem
nitidamente a sensação de perigo e, se por acaso, de repente, sua mãe
aparecer e abrir a porta do quarto é capaz de você gritar e pensar
que ela é um alien.

Tecnicamente bom


O som é bom. As músicas contribuem para montagem de um ambiente de
suspense inigualável nesse estilo de jogo. Os efeitos sonoros são
simples mas compatíveis.

Os gráficos são bons. O ambiente, apesar de imersivo, não é muito
detalhado e consistente. Mesmo que a plataforma usada em AvP não é tão
bonita e detalhada como Half-Life ou Unreal, os designers de arte
fizeram um excelente trabalho na utilização de ambientes escuros,
sombrios, sujos e com uma arquitetura bem ???Filme Alien???. Outro
fator positivo são os personagens que, além possuir boas animações
e até expressões faciais, quando olhados de perto, possuem o
coeficiente de mutilação maior existente (Espero que você não esteja comendo quando ler isto): pode-se decepar cabeças, membros, dedos e partir o inimigo no meio fazendo com que jorre sangue pelas artérias sujando todo o ambiente e
formando poças por toda parte.

O design das fases não tem nada de espetacular. Os níveis são
grandes, mas muito instintivos quase não existindo decisão de qual
caminho tomar. Mas o maior erro cometido pela Rebellion foi o fato de
não poder salvar durante o jogo ??? ele é salvo automaticamente
quando se completa uma fase. Tudo bem que isso aumenta a durabilidade,
porém o torna muito, muito, mas muito frustrante (quando eu digo
muito, é por que é muito). Imagine jogar uma fase que dura 30
minutos e quando estiver 90% completada você morre e tem que começar
do início? Isso deixa qualquer viciado em Lexotan furioso. Mas,
felizmente, mais tarde fui descobrir que este defeito foi corrigido
com um arquivo de atualização.

No modo Multi-jogador as coisas são bastante diferentes. Existe uma boa
variedade de confrontos: Deathmatch, Deathmatch entre espécies,
colaboração, tag e último sobrevivente. Mas o jogo se torna
injusto: O Predador é sem dúvida o mais poderoso inimigo. Imagine
você, jogando com um Fuzileiro, com apenas uma arma, em campo aberto
contra quatro oponentes predadores, armados até os dentes, invisíveis,
com mira automática e visão térmica, identificando você de longe? Tem
graça? Acaba que vira confronto entre Predadores, que aí sim é divertido.

O Veredicto:
Merece lugar entre os melhores jogos em primeira pessoa que existem. Não por que ele seja maravilhoso, excelente ou inovativo mas sim por que se equivale aos bons jogos que existem e por que possui um clima envolvente jamais visto no gênero. Vale a pena dar uma olhadela neste Alien vs Predator.

Prós:
+ A jogabilidade é a melhor do gênero ;
+ O Ambiente conduz o jogador para dentro do jogo, causando um suspense inexplicável;
+ Efeitos de luz formidáveis;
+ A música acaba de dar o clima aterrorizante;
+ Não enjoa pela variedade de personagens e missões;

Contras:
- Frustrante: começa com uma dificuldade boa depois fica impossível;
- Predador se torna rei no modo Multiplayer.


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8/ 10
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