GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Shadow Man para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


"Um dia, uma médium vidente terá um sonho de que o mal abriria um portal entre os mundos para enviar o seu exército de criaturas que dominariam o planeta". Deu-se início à tal profecia e só um predestinado mocinho com características malignas mais comuns nos bad boys pode evitar esta catástrofe: Shadow Man.

Muita ação, poucos seios
Shadow Man possui um estilo bastante "Tomb Raider" de ser, mas não espere vibrar com shorts curtinhos e blusinhas cavadas. Você encarnará na pele de Mike LeRoi, um sujeito bastante esquisito e macabro que uma vez se meteu com as magias negras de vodus e agora ficou encarregado da desagradável tarefa de ter que visitar o mundo dos mortos para impedir o apocalipse. Neste local, ele se transforma em Shadow Man, um perverso guerreiro capaz de utilizar poderes sobrenaturais e batalhar contra os fatos da temida profecia.

O Terror vai começar
A história do jogo é, talvez, um de seus pontos mais fortes. Baseada nos famosos gibis de Shadow Man, inicialmente é parecida com a do filme Seven, onde cinco assassinos sacrificam suas vítimas, aparentemente sem ligação entre elas, em macabros rituais onde desenhos são deixados nos corpos e diferentes textos são escritos nas paredes com sangue, todos com um mesmo final: For we are many (Texto presente na bíblia, em Marcos, capítulo 5, versículo 9). Assustador, ahn? Mas isto é apenas o começo... As forças do mal, sem poderes suficientes para entrar no mundo dos vivos, precisam obter as 120 almas negras existentes e estes cinco elementos (denominados "The Five") são o elo de ligação entre os mundos.

Para evitar tais acontecimentos, Shadow Man deve coletar estas almas antes que os perversos os façam e derrotar os Five. Mas como a amiga cobra conselheira Jaunty mesmo diz: "Tenha cuidado. As almas são negras. Elas podem possuir a sua mente e te tornar um ser incontrolável". Iniciei, então, minha difícil tarefa de adentrar na fortaleza do mundo dos mortos, o asilo Legion, local onde milhares de monstrengos nada amigáveis munidos com as mais variadas armas, me aguardavam ansiosamente para me trucidar. Mas com a ajuda de alguns itens e das próprias almas, adquiri magias negras que me fizeram um ser poderoso, capaz de andar no fogo, nadar na lava e subir paredes onde o sangue jorra como cachoeiras. Tornei-me um Deus maligno que luta em favor do bem, dividido entre as sombras e a luz, um paradoxo espiritual. Marcas avermelhadas em meu corpo identificam os meus poderes negros e meus olhos, juntamente com o meu peito, fervem como o mais profundo calor do inferno (Calma leitor, não estou possuído pelo diabo).

Deixando um pouco minha filosofia demoníaca de lado, ressalto que na história de Shadow Man poucas coisas se modificam, mas seu fim é surpreendente e altera toda a linha de raciocínio que o jogo vinha seguindo. No final, o mal % @&¢... minha língua, ou melhor, meus dedos coçam de vontade de lhe contar, mas você tem que ver com seus próprios olhos.

Filme de terror e ação no seu PC
As texturas do jogo são magníficas e os ambientes extraordinários. Os cenários, muito variados, apresentam igrejas, metrôs, mansões abandonadas, prisões e becos no mundo dos vivos e asilos, altares, fortalezas e locais totalmente atípicos no mundo dos mortos. Todos eles recheados de sombras, escuridões, tochas, símbolos e marcas estranhas, magias vodu, corpos mutilados, ratos, lavas, marcas e até lagos de sangue onde você poderá dar uma refrescada... tudo de mais sinistro que se pode imaginar se encontra neste jogo. Embasbacou-me tamanhos detalhes e uma aflitiva imersão onde o suspense me deixou às vezes agoniado.

Gráficos, jogabilidade, sons e blá, blá, blá
Gráficos são nota 10. Efeitos de cores, luz e fumaça foram muito bem utilizados. Os sons também são espetaculares e totalmente adequados ao jogo, sendo outro fator culminante. Cada monstro tem seus próprios grunhidos, alguns deles até citam seu nome enquanto te perseguem, e as armas também têm ótimos efeitos. Os fundos de mulheres sendo esquartejadas por serras elétricas, gritos, tiroteios e bebês chorando realmente me deixaram apavorados. Para se ter uma idéia, não existe música; apenas os sons compõem Shadow Man, exatamente para dar ênfase à apreensão e ao medo.

A jogabilidade é muito boa. Mike "Shadow Man" LeRoi respondeu positivamente ao meus comandos e de uma maneira bem suave, salvo quando se está nadando que sinceramente é um pouco complicado de se manejar. Um ponto forte deste quesito é a tecla que trava a mira em um determinado inimigo, permitindo que você se movimente para quaisquer lados sempre atirando no mesmo. Mas no geral, o jogador necessita de ter muita habilidade e paciência para ficar pulando abismos ao mesmo tempo em que atira em inimigos. Saco de filó é pré-requisito.

Os pecados presentes
Bom, só falei coisa boa de Shadow Man. Realmente ele é muito bom, mas alguns pontos irritaram e comprometeram o jogo. O fato de ter que ficar trançando de mundo pra mundo milhões de vezes, em algumas fases extremamente complexas, com muitos labirintos e passagens secretas que me fizeram ficar perdido, enche o saco e acabou que gastei nada mais nada menos que 30 horas para chegar ao final e fui obrigado a conhecer todas as fases de cabo a rabo. Principalmente por que tive que enfrentar os mesmos monstros trocentas vezes e alguns deles são extremamente chatos e barulhentos. Ao mesmo tempo em que me sentia preso à estória, ficava puto com essa transição exagerada de locais e às vezes desligava o computador sem sair do jogo de tão furioso. A frustração é um fator presente.

Alguns locais onde se tem que pular de rocha pra rocha ou plataforma pra plataforma são semi-impossíveis e fui obrigado a dar load em meus saved games umas 100 vezes.

O Veredicto:
A mesclagem de qualidades de alguns filmes como a estória tipo Seven, ambientes tipo Hellraiser, suspense tipo Bruxa de Blair e um final com reviravolta tipo Sexto Sentido, agregaram um enorme valor em um gênero que geralmente não possui tais características. Shadow Man é uma excelente opção, mas esteja preparado para o medo. Aqueles impacientes, fiquem longe deste.

Prós:
  1. Gráficos lindos;
  2. Ambientes altamente apreensivo, macabros e imersivos;
  3. Sons que arrepiam dos pés à cabeça;
  4. Uma estória de bater palmas;


Contras:
  1. Frustração é básica. Paciência, meu amigo... Você irá utilizá-la muito;
  2. Habilidade e gosto pelo gênero são obrigatórios;
  3. Vai e vem de mundos pira o cabeção;
  4. Você morre um monte de vez, dá load em saved games um monte de vez e desliga o computador à queima roupa um monte de vez;



1 comentário

||
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio