GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de The Sims para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Uma categoria de jogos recém criada parece ser o segredo do sucesso para muitas produtoras. São os simuladores de vida, que vem ganhando popularidade e enchendo os bolsos dos criadores. Primeiro foram os tamagotchis, agora a nova atração está para a plataforma do PC, se chama The Sims e quem assume o papel de seu "animal de estimação" são criaturas mais complexas e encantadoras: os seres humanos.

Polido como um diamante


De cara da pra notar que The Sims é um jogo muito bem planejado. O menu, por exemplo, é magnífico, parecido com um CD player e muito prático. Mostra a condição fisiológica, níveis de relacionamento com outras pessoas, escala evolutiva profissional e as habilidades de cada Sim (o Sim é a representação de um ser humano), tudo de maneira organizada, com pouco escrito e muitos ícones. Caso o jogador não entenda para que serve uma determinada função ou item do menu, basta passar o mouse por cima dele que é exibido uma descrição detalhada a seu respeito, ou seja um design típico da Maxis, polido como um diamante.

O gráfico de The Sims não é nada impressionante, mas também não deixa nem um pouco a desejar, pois roda macio tanto a 800 x 600 quanto a 1024 x 768. As texturas são fantásticas, os itens parecem reais, a iluminação dos cômodos pela manh??£ dependerá do números janelas existentes e a iluminação a noite predominará pelo número e local de luminárias instaladas, o que dá um tom bem real. Os movimentos dos Sims são perfeitos; O sim nada, corre, dança, joga basquete, bilhar, cozinha e ainda fica observando da janelinha do microondas para ver se a comida já está pronta - é perfeito! A visão no zoom máximo não consegue nos trazer com as expressões faciais dos indivíduos e nem mostrar muitos detalhes sobre eles como movimentação de lábios ou um (sempre) esperado balançar de seios.

Fidel e Mônica Lewinsky juntos?


No menu inicial você pode demolir, construir ou ocupar uma casa já existente e criar o cidadão ideal para habitá-la. A criação dos personagens que habitarão sua residência ocupará boa parte do seu tempo, pois oferece um imenso leque de possibilidades para a escolha do tamanho (adulto ou criança), da face, da cor da pele, da roupa e do signo (para aqueles com crise de identidade até a escolha do sexo será um dilema). Existe até a possibilidade de criar um careca barbudo militar com trajes de intelectual ditador (alguém disse Fidel Castro?), casado com uma estagiária de sucesso, morena de cabelo curto, trabalhando numa campanha política em prol de um importante candidato e com um filho nerd, que usa óculos fundo de garrafa e que passa todo o tempo jogando Quake na frente do computador.

A escolha do signo dos personagens é bastante intrigante. Quem for do signo de gêmeos como eu, será um cara pouco asseado, mas bem extrovertido e preguiçoso o que influenciará até o humor na hora de acordar para o trabalho. Agora se você for de libra, será um cara muito pouco ativo e asseado, mas divertido como o Bozo podendo te dar algumas boas vantagens na hora de flertar com a vizinhança naquelas festinhas casuais. Bacana, não?

Bate-coxa com a vizinha


A relação amorosa dos Sims é bem interessante. Para o avanço profissional, você precisa ter várias amizades e quem sabe vários amores.

Se você é um cara solitário que acredita naquele amor platônico, e não encontra a mulher ideal, sua característica social irá cair e consequentemente seu humor também, afetando seu desempenho no trabalho. Agora, sendo mais extrovertido e fazendo novas amizades, seu nível social irá subir, assim, as vizinhas o acharão mais atraente, os vizinhos o chamarão de "um bom companheiro", mas a polícia o chamará de desordeiro, pois estas fanfarras por noite adentro pode lhe custar reclamações dos vizinhos que não foram convidados e, consequentemente, uma bela multa. Como sou a favor da baderna e da festança explícita, tomo várias multas, mas não deixo de dançar um bate-coxa com a gostosa da vizinha. Se você é um cara do tipo romântico que curte Wando e ainda abre a porta do carro para a mulher, com o tempo a sua pretendida pode se casar com você com direito até a cerimônia, já o Buffet fica por sua conta.

O problema de se casar em The Sims é que se você curte um tri... ou melhor um hexágono amoroso, a sua mulher pode ficar com ciúmes podendo haver pancadaria da pesada entre ela é a amante, afetando dramaticamente seu ciclo de amizades. Outro problema é que toda hora te ligam perguntando se não quer adotar um bebê, e se isso não bastasse a sua mulher te pergunta se não quer fazer um, só que infelizmente não aparece o ato, e sim a consequência dele.

Profissão: Gênio do Crime


Para poder comer, comprar presentinho para a namorada, pagar as contas e mobiliar a casa com itens caros para impressionar os vizinhos, o Sim precisa trabalhar. O que é bem bacana, pois existem vários empregos para se escolher como médico, militar, esportista, empresário, policial e até mesmo bandido, e você sempre começa na base da pirâmide hierárquica. A medida que as características do seu Sim vão sendo aprimoradas ele pode ser promovido e, no meu caso, virar um chefão do crime organizado. A escolha do emprego pode ser feita por jornal e pela internet. ??, isso aí, internet, ou melhor SimsNet. Para isso, o Sim tem que possuir um micro e o mais interessante é que se você não gostar do emprego atual, existe emprego a dar com o rodo esperando só por você, o que retrata bem a realidade brasi... err, americana.

Novo idioma: Simsminês


O jogo é completamente em português, mas a língua falada pelos Sims é algo nunca dantes vista e ouvida no globo terrestre.

Do estranho dialeto balbuciado pelos Sims, pode-se perceber palavras como "Fuá Fuá", "maxudô" (descobri recentemente que significa: "estou morto fome" em Simsminês), "Tui-Tui", e até os resmungos da empregada quando vê a bagunça que deverá arrumar. Não consigo imaginar como alguém flertando com a gostosa da vizinha pode dizer um a palavra destas, realmente é muito cômico.

Os sons realmente foram alvo de preocupação dos programadores, pois cada ação ou objeto tem seu barulho exclusivo, ouve-se do tilintar dos talheres quando os Sims estão comendo até o shhh ao abrir uma latinha de cerveja. Ligando a tv pode-se escutar nitidamente os gritos e a música aflitiva de um filme de terror, os tiroteios e conversas de um filme de ação ou os barulhinhos infantis de desenhos animados. E o realismo é tão grande que se percebe o momento exato que se passa os comerciais pelos jingles e falas típicas de propagandas.

Tom Jobim ficaria com inveja


As músicas do jogo agradam até mesmo os padrões menos ecléticos existentes. De cara, quando carrega o jogo você escuta um sambinha que pode lhe fazer levantar da cadeira e entrar no clima de carnaval, sem falar na música clássica de fundo que toca quando vai construir ou ampliar sua casa, dá até vontade de tomar um conhaque e fumar um bom charuto. Além disso, os eletrodomésticos como o Mini System Etéreo "Dos Mano" (hehe), o Estéreo Hi-fi ZZE e o potente Estéreo Strings Theory (os nomes são estes mesmo), apresentam a possibilidade de mudança de estação para gêneros como rock (com direito à solos de guitarra alá Santana), country (pegue seu parceiro e vá dançar), clássica (um bom piano é indispensável) e latina (a melhor na minha opinião. Faria Tom Jobim ficar com inveja) com um grande repertório de quarenta mp3 de altíssima qualidade que você pode escutar durante a jogatina.

Dando uma de Oscar Niemeyer


O modo de construção é o mais atraente e aumenta em muito a jogabilidade de The Sims. A medida que sua família vai crescendo, a casa se torna menor e acomodar os Sims será uma tarefa difícil. Então haverá necessidade de ampliar os cômodos. ?? muito divertido escolher qual o piso ideal para a cozinha, qual papel de parede colocar nos quartos, onde e como a piscina vai ficar. Tudo isso para suprir seu prazer de viver o papel dum decorador e arquiteto.

Um outro grande atrativo é a compra de acessórios para equipar a sua casa como: eletrodomésticos, móveis diversos, quadros, enfeites, plantas de diversos tipos, pias, mesa de bilhar, xadrez, piano, luminárias, estátuas, brinquedos, alarmes ante-furto e de fumaça, privadas, lareiras, banheiras e até uma jacuzzi para curtir com as ninfetas. ?? super prazeroso equipar os cômodos com os apetrechos de última geração, mas deve-se tomar cuidado com o saldo por implementar tanta sofisticação e requinte.

O Veredicto:
A Maxis novamente foi feliz ao lançar mais um jogo completamente inovador. Com seus ideais revolucionários na área de entretenimento, vem confirmando que o mercado de Simuladores de Vida tem muito a oferecer, principalmente quando o assunto é jogabilidade. Realmente, meu jóia hoje vai pra The Sims!

Prós:
+ Jogabilidade de primeira;
+ Vários detalhes gráficos;
+ Sons e Músicas divinos;
+ Novos itens e ferramentas na web;
+ A idéia por si só tem muito potencial.

Contras:
- Não se pode comprar o melhor amigo do homem;
- Não dá para visitar os vizinhos.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio