GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Nocturne para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


O tema de suspense envolvendo histórias de vampiros, lobisomens, zumbis e até mula sem cabeça parece nunca sair de moda. Inúmeros filmes, contos, livros e agora jogos, fazem parte do nosso cotidiano. Quem nunca leu, viu ou jogou algo que tivesse a participação de um destes personagens mitológicos? Até a nossa cultura popular brasileira não se abstém de ter uma criatura deste tipo como o bom e velho Saci-pererê. Sem fugir à rotina, a Greenleaf lança no Brasil um jogo abrangendo este tema, o novíssimo Nocturne.

Nocturne é um jogo de ação e aventura no estilo da série Alone in The Dark e Resident Evil, onde o papel principal será representado por você, um agente da SpookHouse chamado... & 147;Estranho& 148;. Isto aí! O nome do protagonista é este mesmo. Estranho, não? (Desculpe o trocadilho inevitável).
Vampira Sexy e & 147;Monte de Feno& 148;

A história desta vez é a seguinte: & 147;Com o número crescente de assombrações nos Estados Unidos e a possível ameaça que tais criaturas poderiam representar ao país, caso alguém pudesse encontrar uma forma de controlá-las, foi criado pelo presidente da nação um departamento especial de investigação: a SpookHouse. Desta faziam parte bruxas, magos, vampiros, cientistas e outros monstros escolhidos a dedo para servirem a causa.& 148;
Pois bem, sendo membro do departamento, você terá que acabar com as intenções de alguns seres malignos de manipular criaturas sombrias para benefício próprio. Para isso você contará com a ajuda de personagens bastante interessantes como a ruiva charmosa Svetlana Lupescu (metade humana e metade vampira), Scat Dazzle (mestre em voodoo), o rude General Biggs, o boxeador Sammy Kano (vulgo & 147;Monte de Feno& 148;) e muitos outros, cada um com uma história diferente.

Que não falte espaço!


Ao começar a instalação de Nocturne, levante-se de sua cadeira imediatamente e chame seus amigos para jogar uma partida de banco Imobiliário ou para dar uma ajudinha na lavagem do seu veículo. Não sei, somente faça algo para ocupar todo o seu tempo, pois a instalação de Nocturne demora um bocado. E não é a toa, já que o jogo ocupa o absurdo de 1,2 GB de espaço no seu disco rígido. Claro que há opções de configuração que permitem o jogo ocupar & 147;apenas& 148; 500 MB, mas estas influenciam bastante o desempenho.

Depois de uma longa instalação, finalmente se tem acesso ao menu principal e pode-se constatar que Nocturne foge dos paradigmas de vários jogos de ação e aventura, onde você segue uma história do começo ao fim. No caso, você tem quatro episódios completamente distintos que podem ser jogados sem nenhuma ordem cronológica. Episódios com diferentes linhas de história e com um clima único. Para se ter uma idéia, conseguiram colocar numa história de vampiros e monstros, até o chefão da máfia Al Capone. ?? incrível! Por que não colocaram também Hitler, ou até mesmo Collor? Assim ele poderia transformar todos os cidadãos de São Paulo em Zumbis sob o seu controle e conseguir milhares de votos para a próxima eleição.

Criaturas Infames


Para dar ênfase ao suspense, você irá se deparar com todos os tipos de criaturas existentes além das terríveis já citadas acima como: zumbis, vampiros, noivas vampiro, sentinelas, gárgulas, esqueletos, lobisomens, diabólicas e sedutoras mulheres como as do filme & 147;Advogado do Diabo& 148;, etc. São mais de quarenta monstruosidades com fraquezas e outras características distintas que deixaram Nocturne com um clima maior. Por exemplo, lutando contra vampiros, fica mais fácil matá-los enfiando uma estaca de madeira do que dando inúmeras machadadas. E contra os lobisomens, o obvio é usar balas de prata. Tudo como manda o velho figurino.

Por falar em clima, o conjunto "gráfico, som e música" dá um ar muito envolvente. Depois de uma configuração obrigatória do monitor (brilho e contraste) e ajustar a placa de vídeo e de som, pode-se notar belos efeitos. A luz atua diretamente na paisagem modificando-a. Ou seja, o brilho emitido pela lua é bloqueado pelas folhas das árvores causando sombras no chão, a neblina, que cobre as sinistras florestas, contorna os objetos que estão no seu caminho e por aí vai. E outras minúcias como: a fumaça emitida pela respiração, as roupas dos personagens balançando de acordo com o movimento, etc enfatizam os detalhes que compõem um bom jogo.

O som e as músicas realmente te colocam no clima de uma caça a vampiros. Durante a longa instalação, você já poderá sentir uma música frenética, mas que combina bastante com o clima de suspense.

Nem tudo é Perfeito!


A interação do personagem com o ambiente confunde bastante. Devido ao posicionamento automático da câmera e o desenho dos cenários, fica difícil saber onde seu personagem pode ir e onde ele não pode. Ou seja, você pode perder um pouco de tempo explorando os lugares para achar itens e a própria saída. E se isso não bastasse, comandar o & 147;Estranho& 148; mostrou ser uma tarefa... bizarra, já que seus movimentos tornam algumas simples ações (pegar objetos, desviar de armadilhas, conversar com os outros personagens e lutar) um pouco difíceis.

O Veredicto:
De um modo geral, Nocturne é um jogo bem divertido por trás de um bom suspense. Se você gosta do estilo de jogo que consagrou a série Alone in The Dark e Resident Evil, este tem tudo para te agradar também.

Prós:
+ Ambiente perfeito;
+ Divertido;
+ O plano do Al Capone é cômico.

Contras:
- Ocupa muito espaço no disco rígido;
- Controle um pouco difícil;
- Cenário confunde um pouco.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio