GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Dark Reign 2 para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Acompanhando a melhora da tecnologia em três dimensões, os jogos de estratégia em tempo real estão ficando cada vez mais bonitos. Com efeitos de todo o tipo, resoluções ainda maiores, e bem coloridos, tudo aponta para uma nova era na categoria.

Dark Reign 2 está aí para confirmar a tendência. Rodando a uma resolução de até 1280 x 1024, parece utilizar todos os recursos da placa aceleradora 3D, que, infelizmente, é um item exigido pela configuração mínima do sistema.
Com efeitos divinos como reflexo na superfície da água, chuva, neve, nuvens passeando no céu, variações de dia para noite e umas boas texturas, Dark Reign 2 tem um clima perfeito e, com todos esses efeitos, os cenários são os mais beneficiados. ?? digno de cartão postal ver as unidades andando no rio a altura dos joelhos com seus reflexos impressos na superfície turbulenta da água e uma bela cachoeira ao fundo. Isto deixa qualquer um de queixo caído.

Sistema 3D para quem precisa


Mas não é só de um belo gráfico que um jogo de estratégia em tempo real precisa para se consagrar. E os programadores de Dark Reign 2, também não se esqueceram disto. O importante quesito "jogabilidade" está bastante presente. Se você já jogou Red Alert ou qualquer outro jogo da série Command & Conquer, os comandos de DR2 serão muito fáceis de aprender, pois são os mesmos. Já o modo de fabricação de tanques, soldados e outras unidades é bem parecido com o de StarCraft, onde você acumula os pedidos e a construção fica incumbida de realizá-los.

Só uma coisa, que no meu ponto de vista, estraga o gênero de estratégia em tempo real e contradiz a boa jogabilidade de DR2: é a movimentação e ângulo da câmera. Devido ao sistema em 3D, esta implementação deixa o jogo maravilhoso, mas bem chato.

Mesmo tendo inúmeras posições de câmeras (do alto e na horizontal) à disposição (bastando o aperto de uma simples tecla), ficar posicionando e regulando o melhor ângulo para comandar as unidades, administrar o mapa e localizar o inimigo, na minha concepção, eu repito, é um saco. ??s vezes, isto te faz ficar confuso e até perdido no mapa (fato temível durante uma batalha, já que você não sabe quem está atirando em quem).

Tudo bem, que o realismo e a arte gráfica dão um "clima" para qualquer jogo, mas ainda prefiro o velho sistema em 2D com belos efeitos de luz, sombra, explosão, fogo, etc, onde não existe a preocupação com o terreno, o melhor ângulo para ver o inimigo e para aonde diabos suas unidades estão indo. Mas há quem goste deste estilo...

Jogadas bem pensadas fazem muita diferença


Inovações, Dark Reign 2 tem algumas, mas nada demais. Para um jogo novo, o fato de ter apenas duas facções desaponta, mas o grande número de unidades, construções e tecnologias, deixa-o muito mais estratégico e ameniza o problema.
A estratégia é tamanha que o desenvolvimento e a produção de unidades inadequadas podem custar a missão inteira quando atacando uma determinada unidade ou uma construção inimiga. Isto se explica por ter certas unidades especializadas em ataques aéreos, porém inofensivas a unidades terrestres, e outras o contrário. Existem ainda unidades próprias para a água. O número é impressionante, são mais de quinze tipos de unidades e mais de dezesseis tipos de construções para cada facção.

Agora ao começar um novo jogo, não subestime a estratégia das primeiras missões, pois tanto na facção dos JDA, quanto na dos Sprawlers, os objetivos são poucos e bastante fáceis. No começo, as missões transmitem uma má impressão do jogo, mas com o tempo, vão se tornando muito divertidas e desafiadoras. Controlar os recursos para produzir unidades de acordo com a estratégia tomada mostrará ser muito importante.

Chame seus pândegos amigos, pois a ordem é divertir!


O modo multiplayer é puro entretenimento do início ao fim. Inovando bastante, este trás a opção de jogar com seus amigos as campanhas do lado dos JDA e dos Sprawlers. E, também, modos como: "Rei da colina" (deverá construir um trono em cima da colina), "Mania de Controle" (conquistar 5 pontos no mapa) e "Assault" (entrar com seu "Designer" dentro de um portal protegido pelos inimigos em apenas uma hora).

Além destes modos de multiplayer existem mais cinco regras que mudam completamente o tipo de jogo. Variando desde quantas unidades inimigas destruir ou quanto recolher de Taelon (recurso retirado do solo e transformado em créditos para construir ou produzir algo), estas regras podem antecipar uma vitória. Para um gênero onde a diversão on-line entretém bastante, tais variações realmente enriquecem o modo.

Se você não gosta de disputar umas partidas com seus amigos, ou se você, simplesmente, não tem amigos com quem jogar, não se desaponte, pois a inteligência artificial no modo multiplayer e no modo de campanha é muito boa, e talvez até melhor que a inteligência dos seus companheiros de jogatina.

O Veredicto:
A jogabilidade de Dark Reign 2 tem muitas das boas idéias que consagraram os mais famosos títulos da categoria. Mas aqui, o ponto forte não é a jogabilidade, e sim, os excelentes gráficos que estão além dos padrões comuns. DR2 é mais um bom título para os fãs do gênero e àqueles que fazem questão de um belo visual.

Prós:
+ Gráficos maravilhosos;
+ Modo multiplayer atraente;
+ Clima envolvente;
+ Várias unidades e construções distintas.

Contras:
- Apenas duas facções;
- Sistema de câmeras torna o jogo um pouco chato;
- Indispensável o uso de uma boa placa 3D.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio