GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de The Settlers IV para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Depois de três episódios, que fizeram milhares de fãs por todo mundo, o pessoal da Blue Byte resolveu fazer o quarto capítulo da consagrada série de estratégia em tempo real. Isso mesmo, estamos falando de The Settlers IV, o jogo que promete dar continuação a saga de sucessos da série. Agora, será mesmo mais um sucesso? Vamos juntos conferir...

A ???Tribo Sombria??? é a novidade aqui!


Todos os fãs da série, assim como eu, devem estar curiosos quanto às inovações, se perguntando o que é que The Settlers IV trás de novidades? Bem, a maior novidade aqui fica por conta da nova raça: a ???Tribo Sombria???. Por incrível que pareça, essa nova raça é completamente diferente das outras três (que são praticamente iguais).

Ao invés de se preocupar em recolher minério, pedras, alimentos, e outros tipos de recursos, os quais os Romanos, Vikings, e Maias dependem bastante, a Tribo Sombria precisa apenas de se preocupar com sua fazenda de cogumelos. Mas para que essas fazendas sejam construídas, eles precisam espalhar uma espécie de ???praga??? (erva maligna), que devasta o verde dos campos e florestas transformando-o em terras estéreis com uma cor negra, onde nada sobrevive, nem mesmo a erva maligna. E é nessas terras que a Tribo Sombria pode prosperar.

Ao contrário dos outros exércitos que precisam usar pioneiros ou construir fortes para ampliar seus domínios territoriais, a Tribo Sombria precisa apenas de usar o ???Jardineiro Sombrio??? para transformar a terra fértil em estéril. Desta forma seus domínios aumentam, assim como o seu poder.

Outra novidade que vem junto com a Tribo Sombria é que ela não pode recrutar ajudantes para tomar conta de suas fazendas de cogumelos. Ela precisam usar uma espécie de Sacerdote, que converte os peões inimigos em escravos das fazendas para produzir mana (o único recurso desta raça).

Quanto às outras novidades, infelizmente, elas são muito poucas. Você tem a disposição algumas unidades como os navios de guerra, que são praticamente inúteis, pois já há uma certa dificuldade de se ganhar um posto de comando inimigo por terra, e quanto mais por mar. Esses navios de guerra são mais úteis para atacar outros navios, pois são bem vulneráveis se atacados por unidades em terra. Na verdade, a maior utilidade desses navios é para mapas com reinos separados por ilhas. E só.

Inteligência artificial ainda é superada pela burrice artificial

Agora os mesmos problemas que faziam parte desde o primeiro Settlers permanecem. Esse jogo continua tendo o enfoque todo voltado para a economia, tendo como regra: ???se tiver uma base econômica forte, conseqüentemente seu poderio militar também será assim???. O problema é que isso não é bem uma verdade. Está certo que com muitos recursos (ouro, madeira, pedra, carvão, aço, comida, etc) seu reino prospera com maior rapidez.

Só que a inteligência artificial, ainda muito precária, influi diretamente nessa teoria. Mesmo com todos os recursos disponíveis para a fabricação de espadas e arcos, por exemplo, acontece algumas vezes de seu ferreiro ficar inerte como se estivesse de férias. Este tipo de coisa também aconteceu comigo em uma das missões do jogo, quando construí uma mina de ouro numa montanha riquíssima desse recurso, mas o minerador se recusava a trabalhar mesmo com a barriga cheia (uma boa quantidade de comida é essencial para que a mina funcione).

As batalhas também são uma prova da fraca inteligência artificial. Você continua não tendo controle pleno dos seus guerreiros. Apesar de você ordena-los para irem de um lugar para o outro fazendo patrulhas, ou que ataquem um posto inimigo, durante a batalha é impossível tomar outra decisão. Parece que eles ficam em modo de ???berzerk??? (sem controle), e você tem que ficar esperando a batalha acabar para ver no que é que deu.

No mais The Settlers IV é isso aí e nada mais.

O Veredicto:
Esse novo jogo da série Settlers poderia mais ter vindo como um pacote de expansão do que como um novo jogo em si, assim como fez a Westwood nos EUA com a expansão Command and Conquer: Yuri???s Revenge. O problema é que muitas das softhouses ultimamente continuam com a mentalidade de dar uma pequena polida nos seus jogos famosos lançando-os como um novo produto. Tudo isso faz com que uma hora esse jogos se desgastem, e percam admiradores. Por isso, The Settlers IV é um jogo recomendado somente pra quem é fã da série e não pode perder mais este.

Prós:
+ Gráficos melhorados;
+ Nova raça, várias missões, e algumas novidades.

Contras:
- Inteligência artificial;
- Enfoque continua extremamente voltado para a economia e não para as batalhas;
- Mais do mesmo.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio