GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Need for Speed: Hot Pursuit 2 para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Se algumas séries são como um bom vinho, ficando melhor a cada ano que passa, Need For Speed está mais para coalhada. Ainda não azedou de vez, é bom que se diga, mas com certeza é um passo atrás na série no que tange à inovação, tecnologia e a simples diversão. As expectativas para Need For Speed: Hot Pursuit 2 eram bem altas, afinal desconsiderando a existência de Motor City Online, um lançamento não muito bem sucedido no ano passado, este é o primeiro jogo da série em dois anos. Soma-se a isso o fato deste Need ser a continuação de Hot Pursuit, o mais marcante jogo da série desde que o original pintou no PC há uns mil anos. Mas é exatamente na reciclagem de fórmulas desgastadas que está o problema do jogo. O foco no modo Hot Pursuit é até uma boa idéia, mas ele não é atraente o suficiente para justificar um novo jogo. Aliás, quase nada, além de gráficos atualizados, justifica a existência de Hot Pursuit 2.

Criatividade em ponto morto A jogabilidade é idêntica à dos últimos jogos da série, simples como os jogos arcade do passado, recomendada para o jogador casual (NFS é light demais pra quem joga simuladores como Gran Turismo, GP Legends ou até GP3/4). Não há nada que demonstre um grande empenho ou criatividade dos produtores neste aspecto, eles apenas estão cumprindo suas obrigações, ou como diria o típico policial americano que arrisca a vida nas mais loucas caçadas policiais da TV, ???I???m just doing my job???. Não há o que criticar aqui que não tenha sido feito anteriormente. A produção de Hot Pursuit 2 concentra todos os seus dois anos de ócio criativo na implementação de modos do jogo que variam, basicamente, de corridas contra a polícia, contra os outros carros (e você no papel do policial) e contra os outros carros comuns, sem lei. Nos modos Hot Pursuit ou Championship, você participa de competições que vão surgindo à medida que se consegue uma medalha (ouro, prata e bronze, para cada uma das 3 primeiras colocações), num esquema de ???árvore??? que vai se bifurcando.

As corridas são temáticas: ???delivery da Lotus Elise??? - com você tendo que correr no belo esportivo Lotus -, ???corrida dos conversíveis???, etc. Conforme seu desempenho você recebe prêmios, ou melhor, créditos que servirão no resto do jogo para liberar pistas e carros novos. No modo ???Be the Cop???, você não precisa deixar crescer um bigode, usar Ray Ban ou comer rosquinhas com glacê para sentir-se na pele do policial durão americano, daquele tipo que detém os foras-da-lei sem gastar uma bala sequer, mas apenas chocando sua velha banheira violentamente contra os carros suspeitos. Se precisar, você pode chamar ajuda dos companheiros da patrulha rodoviária pelo rádio, enchendo a estrada de carros com sirenes. E a polícia desta vez ganhou o reforço de um helicóptero que despeja na pista... barris explosivos, numa cena que tem tudo para se tornar clássica dos videogames. Os modos de jogo são vários, mas a não ser que você esteja bem atento às descrições em texto antes de cada prova, no fim tudo se resume a correr o mais rápido que puder, batendo o menos possível (o jogo permite que você bata uma meia-dúzia de vezes nas provas do início, e ainda te dá a medalha de ouro). Torna-se repetitivo rapidamente. A série Need For Speed não é famosa por inovar, mas sempre procurou trazer alguma coisa diferente além da atualização gráfica. Hot Pursuit 2 por sua vez pega um modo de jogo já bem manjado e não acrescenta nada muito relevante, infelizmente. Jesus! Até NFS foi influenciado por Matrix!

Visualmente, Hot Pursuit 2 mantém a essência da série, trazendo estradas belíssimas, desta vez com ainda mais atalhos e surpresas. Em certos trechos você pode se deparar com até três vias diferentes para despistar a polícia, ou simplesmente cortar caminho. Os cenários são realmente muito bonitos e convidativos para um rolé. Os carros têm modelagem ok, com reflexos na lataria e razoável precisão poligonal (nada que mereça uma comparação com Gran Turismo). A grande ???sacada??? desta vez, já que a imaginação anda em alta, é o uso do chamado ???efeito Matrix???, com a câmera girando 360 graus e dando aquela paradinha quando um barril explosivo acerta um carro ou quando você se choca violentamente contra a polícia. Mas as batidas nem de longe lembram as espetaculares do primeiro Need For Speed (que deveriam voltar urgentemente).

São bem artificiais. O visual é, no geral, muito bom, mas custa caro para o seu PC: há uma incômoda freqüência de ???slow-downs???, principalmente quando há outro carro na tela, e mesmo em um PC topo de linha (1.7Ghz, GeForce 4, 256 MB RAM) o jogo não é 100% suave. De qualquer forma, é possível regular a resolução e nível de detalhes até que se tenha uma performance agradável no seu computador.

O defeito mais grave desta vez está na pobreza dos replays, que limitam-se a mostrar a corrida na visão de primeira pessoa (isto é, dentro do carro), em tela wide-screen, com opções de fast-forward ou slow-motion. ?? estranho, mas não existe sequer a opção para mudar de câmera. E outra: não há mais a visão do painel durante as corridas. Um retrocesso!

O Veredicto:
Hot Pursuit 2 é uma marcha ré na série Need For Speed, trazendo pouquíssimas novidades, além do natural incremento gráfico, e deixando ainda alguns recursos básicos de fora. A produção aparenta ser a mais modesta da série até hoje, mas ainda é um jogo acima da média, recomendado para quem não tem paciência para se dedicar a um simulador e quer apenas dar uma voltinha por belas estradas com a seleção dos carros mais desejados do planeta.

Prós:
+ Belos cenários como sempre;
+ Licença para Ferraris, Porsches, Lamborghinis, etc;
+ Modo multiplayer sólido;
+ Muito fácil de jogar. O carro adversário até te espera, caso você esteja muito distante.

Contras:
- Repetitivo demais;
- Nenhuma novidade relevante;
- Falta a visão do painel;
- Muito pesado. Agarra em qualquer PC;
- Replays muito pobres, inúteis.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

8.8 / 10
GamesBrasil
7.9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio