GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Harry Potter and the Chamber of Secrets para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Ignorando o aviso de Dobby, o elfo, de que um grande desastre ocorrerá caso ele retorne à escola de bruxaria de Hogwarts, Harry Potter entra em seu Ford Anglia voador e parte rumo à escola para cumprir o segundo ano letivo.

A profecia do elfo não demora em se concretizar, e logo nos primeiros dias de aula Harry se vê numa enrascada. Os alunos estão se transformando em pedra, e o pânico agora reina em Hogwarts. Quem estaria por trás desta maldição? Quiçá Draco Malfoy? Negativo. Nosso querido Harry Potter e seus amiguinhos ???sangue ruim??? (isto é, aqueles bruxos sem pedigree, filhos de pais não-magos) são os principais suspeitos.

Assim começa Harry Potter e a Câmara Secreta, nova aventura do bruxinho que é a ???cash cow??? de editoras de livros, estúdios de cinema e, agora, produtoras de jogos.

O jogo, publicado pela EA e já disponível nas melhores lojas do ramo no Brasil, segue o roteiro do novo filme de Harry Potter que estréia nos cinemas no dia 22. Portanto os Pottermaníacos que aguardam com ansiedade pelo filme, já podem ir entrando no clima desde já.

Simples e bom


Harry Potter e a Câmara Secreta é um jogo destinado a crianças e ao jogador casual que gosta do tema. ?? simples, facílimo de jogar, muito intuitivo e com quociente de frustração próximo de zero.

Jogos para este nicho costumam ser umas desgraças, mas o caso de Harry Potter é, felizmente, o contrário. A EA criou um jogo simples como deveria ser, mas que consegue ser inteligente, divertido e, até certo ponto, desafiador.
Fãs de Harry Potter ficarão satisfeitos com o visual sofisticado do jogo que modela em 3D os principais cenários do livro/filme, de Hogwarts à floresta proibida. Esta versão para PC de Harry Potter e a Câmara Secreta foi construída sob o sistema gráfico de ???Unreal Tournament???, o que possibilita animação suave e ambientes detalhados. Definitivamente não é o sistema gráfico mais adequado para um jogo infantil sobre um bruxinho de óculos ??? tanto é que na versão para consoles foi usada outra tecnologia ???, mas a adaptação foi bem feita. Nos consoles o jogo é mais bonito e o controle mais funcional, mas considerando as limitações do computador e a vontade da EA de torná-lo compatível com os PCs menos potentes, o resultado supera as expectativas.

Os sons e músicas também são de alto nível, incluindo uma trilha sonora orquestrada digna de um filme. O jogo é 100% em português, e isso inclui uma dublagem dos personagens... coisa que raramente acontece em lançamentos nacionais.

Flipendo! Flipendo!


Harry Potter e a Câmara Secreta se passa no segundo ano letivo em Hogwarts, ocasião em que Harry aprende novos feitiços como Expeliarmus (repele feitiços de volta a um oponente), Diffendo (corta cordas, cipós, teias, e formas de vida vegetais) e Skurge (limpa ectoplasma preso e prejudicial). Além desses, Harry vai dominar o ???Flipendo???, ???Alorromora???, etc para resolver os diversos desafios do jogo.

O controle é bem intuitivo. Os feitiços são executados com um simples apertar do botão esquerdo do mouse sobre o objeto ou criatura que irá receber o encanto. O outro botão executa o pulo, outro movimento básico. Há opção de tornar o pulo automático, facilitando ainda mais a vida do jogador. Harry Potter e a Câmara Secreta é todo tão amigável que até a opção de salvar o jogo é feita automaticamente - basta Harry passa por um ponto de salvamento e abracadabra, o progresso foi magicamente registrado no seu HD.

A jogabilidade é surpreendentemente boa, e traz até elementos que lembram o Zelda da Nintendo, com quebra-cabeças criativos. Mas é importante frisar mais uma vez que se trata de um jogo para crianças ou jogadores casuais. Os mais experientes com certeza vão achar tudo muito fácil, simples e desinteressante depois de algum tempo.

Para aproveitar ao máximo é recomendável também que você esteja familiarizado com a fantasia Potteriana, uma vez que o jogo faz referência a personagens e itens do livro o tempo todo. Quem nunca ouviu falar em Basilisco, muco de verme, Rictusempra e todas essas loucuras, inevitavelmente vai ficar boiando.

Outras características:

- Acompanham Harry na nova aventura personagens como Ron Weasley, Hermione Granger, Rúbeo Hagrid, Alvo Dumbledore, Gilderoy Lockhart e o professor Severo Snape, dentre outros;

- Harry coleta feijõezinhos durante o jogo, e estes servem como moeda de troca em Hogwarts. Os alunos estão sempre oferecendo novos itens interessantes a Harry em troca de um punhado desses feijões coloridos;

- O ???Quadribol???, esporte muito apreciado pelos alunos de Hogwarts, é um dos ???mini-jogos??? incluídos no pacote. A simulação do jogo - uma espécie de handebol sob vassouras ??? é bem feita, e fiel ao que se vê no filme. Harry começa de apoiador, buscando pegar a bola que voa pelo cenário e sempre desviando dos ???balaços??? mágicos. Alguns alunos oferecem itens que irão melhorar seu desempenho no jogo, em troca de feijõezinhos. Além do ???Quadribol???, há um duelo de magos, várias gincanas que contam pontos para as ???casas??? e diversos ???mini-jogos???.

O Veredicto:
A mistura de jogabilidade fácil e criativa, um bom enredo e produção visual e sonora acima da média fazem de Harry Potter e a Câmara Secreta um dos raros jogos de qualidade destinados a crianças e ao jogador casual, e um produto que condiz com a reputação das histórias de J.K. Rowling. Existem verdadeiros mucos de verme no mercado destinados ao mesmo perfil de público e que custam três vezes menos, mas não se iluda: Harry é trezentas vezes melhor.

Prós:
+ Bom enredo, fiel à história do livro e filme;
+ Produção gráfica e sonora competente;
+ Boa dublagem em português;
+ Facílimo de jogar.

Contras:
- Nada muito importante.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio