GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Command & Conquer: The First Decade para PC de GameVicio

por RipadorBR, data  editar remover


Falar de Command & Conquer é praticamente contar a história dos jogos de estratégia, um dos jogos mais antigos já lançados neste gênero. A primeira aventura da série foi em 1995, seguindo na esteira dos sucessos de Dune e Warcraft que fizeram a revolução no estilo do jogo.

Agora a Eletronic Arts, atual detentora dos direitos da marca resolveu lançar uma coletânea de todos os jogos da série, o jogo original era da Westwood Studios que foi incorporada pela gigante. A grande maioria dos jogos constantes deste DVD, 12 no total, é recente o suficiente para rodar no Windows XP, com exceção dos dois primeiros jogos da série Command & Conquer e C&C Red Alert, que foram desenvolvidos ainda para Windows 95. Estes dois tiveram que sofrer algumas mudanças para que pudessem rodar, pois originalmente foram desenvolvidos para rodar em plataforma MSDOS, por isso foram maquiados para poderem rodar tranquilamente no XP.

Quem gosta de jogar C&C não precisa ser convencido dos privilégios que têm àqueles que jogam a série. Todos são jogos extremamente bem montados, com conteúdo, história, originalidade e várias partes de estilos diferentes de jogos. First Decade traz de volta 12 sucessos da série em um único DVD, começando com os clássicos e chegando até o derradeiro Generals Zero Hour.

Os títulos englobam não a coleção completa mas basicamente quase toda:

  1. Command & Conquer - Agosto,1995
  2. Command & Conquer The Covert Operations - Abril, 1996
  3. Command & Conquer Red Alert - Outubro, 1996
  4. Command & Conquer Red Alert Counterstrike - Março,1997
  5. Command & Conquer Red Alert The Aftermath - Setembro,1997
  6. Command & Conquer Tiberian Sun - Agosto, 1999
  7. Command & Conquer Tiberian Sun Firestorm - Fevereiro, 2000
  8. Command & Conquer Red Alert 2 - Outubro, 2000
  9. Command & Conquer Yuri???s Revenge - Outubro, 2001
  10. Command & Conquer Renegade - Fevereiro, 2002
  11. Command & Conquer Generals - Fevereiro, 2003
  12. Command & Conquer Generals Zero Hour - Setembro, 2003


Nesta aventura você pode encarnar novamente os personagens dos G.I. Joe, como GDI Forces ou entrar para os NODs, melhor dizendo, Brotherhood of Nod, uma grande organização terrorista que tem como objetivo dominar os recursos do mundo. Estes dois grupos foram criados em 95, sendo os precursores dos jogos que retratam a relação atual situação do mundo contemporâneo, com as forças globais (ONU) unidas contra as forças terroristas do Oriente Médio. A diferença é que na época de concepção do jogo ainda não se tinha idéia que, os grandes inimigos mundiais, não seriam os comunistas e sim os terroristas. Mesmo assim, eles fizeram a aposta de que as grandes guerras seriam travadas entre terroristas e os grandes grupos militares mundiais.

O jogo tem centenas de missões Single Player em todo o universo C&C, isso mesmo, disse centenas... são dezenas no primeiro e a partir daí os números só cresceram até chegar a espantosa cifra de 3 dígitos quase quatro de missões impressionantemente aditivadas em emoção.

Enfim, vamos matar a saudade de todos estes jogos, os mais jovens com certeza não tiveram a oportunidade de jogar todos os títulos, tendo em vista que alguns deles sumiram das lojas por volta de 1999. Os mais antigos vão matar a saudade ao jogar o primeiro FPS de C&C e todos os seus correlatos.

Os volumes mais recentes não precisam ser explicados, o que mais nos deixa felizes é a oportunidade dada pela EA de podermos jogar, novamente, jogos que já não rodavam em nossas potentes máquinas. A emoção é a mesma, a dificuldade idem, os desafios são os já conhecidos por todos que já sofreram para passar uma fase de C&C, a grande diferença é fazer isso, jogando todos os jogos da série em seqüência, sem paradas e acompanhando a evolução, tanto gráfica como de enredo do jogo.

Gráficos


Como este volume é uma coletânea, basta dizer que não houveram mudanças na engine dos jogos, o que era gráfico de 1995 continua sendo gráfico de 95. Para quem não viveu essa evolução, aqui está uma boa oportunidade de ver o que era feito na época e acompanhar como as coisas foram evoluindo jogo a jogo, desde os efeitos de zoom até os efeitos de câmera que hoje temos disponíveis em Zero Hour, coisas que nem haviam como ser feitos em 95, e ainda assim, nos deixavam extremamente satisfeitos. Outro incrível ponto, de gráficos, a ressaltar são os efeitos de sombreamento, as opções de resolução que no jogo original nem estavam disponíveis e a evolução nas partículas de jogo, como: poeira, fumaça, jogo noturno, pegadas, chuva e demais avanços de vídeo que, somente com esta série empacotada, especialmente para nós, pode ser capaz de ser visualizada tão nitidamente.

Som


Como um dos principais ingredientes da série é a ação, o que não podia deixar a desejar eram os efeitos de som. Ao jogar novamente tivemos o prazer de ouvir as músicas muito bem feitas do jogo, que na época, tinham o intuito de dar ao estilo, a adrenalina necessária para transmitir ao jogador o efeito e sentimento de urgência em completar a missão, pela sensação que transmitia de completa falta de tempo.

Ao escutar o som o usuário esquece o que está a sua volta e fica concentrado em cumprir sua missão de vida ou morte, onde de sua habilidade e rapidez, dependem as vidas de milhares de pessoas ao redor do planeta. Conforme a missão os efeitos de som e música são tão inebriantes que causam a sensação de que se o jogador não se apressar não cumprirá seu objetivo. Em alguns momentos chega a dar até um desespero, mas tudo é válido, pois você é um soldado de forças de elite e não pode se atrapalhar com o ambiente da batalha. Os sons em C&C continua sendo nota 10.

Jogabilidade e História do Jogo


C&C é um dos melhores jogos já criados, mesmo nos jogos antigos sente-se bem a inteligência dos criadores e programadores. Interface fácil, modo e tempo de aprendizado fácil e rápido, sem muitas firulas para iniciar o jogo e o mais importante, o jogador consegue, mesmo não conhecendo bem a língua do jogo, entender completamente o que está acontecendo na história e seguir, passo-a-passo, o andamento do jogo.

Conclusão


Ficamos extremamente alegres na GameVicio ao tomar conhecimento desse lançamento, entre tantos títulos ruins lançados, finalmente temos aqui algo para celebrar de braços abertos e coração satisfeito. C&C First Decade não é apenas um nome de jogo bom, é um jogo bom com nome de grife e marca de campeão de satisfação, vendas e que, muito nos dá saudade. Obrigado Eletronic Arts.



Nenhum comentário

||
GameVicio
8.6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de RipadorBR

Reviews da crítica

8.6 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio