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Review de Driver para PS1 de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Como Driver era um jogo ansiosamente aguardado por todos aqui na Outer Space, assim que ele chegou todos queriam ter o prazer de jogá-lo e criticá-lo. Mas como eu, El Furacón, sou o batedor de pega oficial do escritório, ninguém melhor que eu mesmo para escrever sobre mais esse fantástico jogo para o Playstation.

Tanner McQueen


Em Driver, você é um policial tipo linha dura chamado Tanner. Somente para efeito de descrição, vale falar que os níveis de testosterona no sangue deste tira são tão elevados que o coração não bate normalmente, dá porrada. Então, o chefe do departamento convoca Tanner para uma missão secreta na qual o objetivo principal é desmantelar o crime organizado que se instalou nas maiores metrópoles dos Estados Unidos. Para realizar tal tarefa você atuará disfarçado como um motorista que efetuará uma série de missões para ganhar a confiança da Máfia e descobrir como ela funciona e aonde estão os maiores ???capones??? do crime organizado americano.

As Metrópoles


A idéia de tentar traduzir fielmente o sentimento de trafegar por metrópoles como Miami, Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque é simplesmente soberba e executada com relativo sucesso. O motivo pelo qual não podemos dizer que o jogo é um sucesso absoluto, se deve principalmente por ser um projeto ambicioso demais para um console que já está a cinco anos no mercado. Driver é repleto de belíssimos efeitos de luz e fumaça, reflexos e transparências. Então quando a missão é a noite e com chuva, a fluidez do gráfico fica bem prejudicada devido a excessiva taxação do pobre processador do PSX.

Show de física e inteligência


Contudo, Driver supera os problemas com os gráficos e pode ser considerado um clássico quando falamos sobre a física do jogo. O comportamento dos veículos do jogo é absolutamente realista. Tanto nas curvas fechadas, quanto nas batidas mais violentas, os possantes carrões reagem de maneira perfeita. ?? realmente difícil de descrever como é empolgante a jogabilidade, mas você entenderá sobre o que estou falando a partir da primeira vez que você tiver que entrar em uma curva a mais de duzentos por hora para escapar de meia dúzia de tiras.

Outro fator que impressiona é como a inteligência artificial é, de fato, inteligente. Os tiras e os sujeitos que não colaboram com a Máfia são pilotos muito bons, e você encontrará uma deliciosa dificuldade para se safar ou perseguir eles. Não raro, os policiais realizam barreiras para te parar ou os fugitivos entram em estreitos becos a zilhões por hora para tentar te enganar. Pura diversão.

Como as perseguições são normalmente eletrizantes e você provavelmente gostará de rever como aquele tira ???babaca??? beijou o poste, a GT Interactive incluiu um modo de replay que é subdividido em dois tipo: o rápido e o diretor. O replay rápido é o jeito mais eficiente para reviver os melhores momentos do jogo. O modo do diretor é direcionado somente para pessoas que tem o dom da paciência. Este modo lhe permite posicionar as camêras na cidade de maneira que elas captem os ângulos mais dramáticos da perseguição. Apesar de ser relativamente fácil de operar, é trabalhoso editar até 3 minutos de replay.

O som do motor, das derrapadas, das batidas e sirenes são bem claros e realistas. Mas em compensação a música deixa a desejar. A trilha sonora não chega nem próxima a mediocridade, relembra mais uma versão lenta de uma canção de nanar. Este problema é facilmente sanado caso você tenha algum CD do The James Taylor Quartet ou a trilha sonora de Chips. Os interlúdios cinematográficos também não são de se encher os olhos, para falar a verdade parecem com um episódio porcaria do Muppets Show, mas ilustram bem o enredo.

O Veredicto:
Assim como eu, todos os nossos leitores e leitoras que tiveram o prazer de assistir filmes de perseguição policial dos anos 70 e 80 não hesitarão em considerar Driver como um clássico. Além de um bom número de missões, o jogo ainda conta com uma série de excelentes joguinhos como perseguições, fugas e sobrevivência (onde os tiras caem do céu para tentar destruir seu carro e você tem que sobreviver o máximo de tempo possível) que prolongam a durabilidade. Os únicos problemas constatados foram algumas quedas na fluidez dos gráficos - devido a natureza ambiciosa do processo - e a música. Apesar disso, as qualidades de Driver me obrigam a classificá-lo como um primor de jogo.


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Outer Space
9/ 10
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