GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Top Spin para X-Box de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Tênis é provavelmente, ao lado de sinuca e xadrez, o esporte mais fácil para ser simulado em forma de videogame. Desde o Atari 2600 que teve o excelente ???Tênis???, praticamente toda plataforma tem o seu clássico das raquetes. Uma prova de que fazer um é um melzinho na chupeta é que a produtora Power & Magic, responsável por nada menos que Pro Beach Soccer - jogo que, caso você não tenha tido o desprazer de conhecer, é uma bomba atômica ??? fez, na primeira tentativa, o melhor jogo de tênis desta geração de consoles.

Pacote completo


Top Spin é um dos jogos de tênis mais completos já feitos. Tem tenistas licenciados, vários modos de jogo, incluindo o de carreira, dezenas de quadras em cenários exóticos e aquilo que quase nenhum tem: opção de jogo on-line (via Xbox Live).

Gostas do Guga? Pois o Manezinho da Ilha está no jogo impecavelmente representado, tanto no modelamento de sua figura em 3D quando no seu estilo de jogar o tênis. Guga tem um ???forehand??? devastador, com 5 estrelas nesta habilidade, o que o torna uma opção deveras interessante se você quiser um tenista de fundo de quadra, dando golpes muito bem angulados, potentes e certeiros. Além dele, figuram no elenco top-spiniano famosos como Pete Sampras (muito bem balanceado, mas, ironicamente, uma baba), Sebastian Grosjean, James Blake e Lleyton Hewitt. Este último é meu favorito, com um backhand especial, personalizado: ele chega a dar um salto antes de aplicar a raquetada.

No time das garotas, temos algumas famosas como Martina Hingis, Barbara Schett e, é claro, ela.

Todos os tenistas são muito bem feitos, tanto no estilo de jogar tênis como visualmente. E no quesito gráfico Top Spin é, sem dúvida, um ???winner???. Imagine o que seria um Virtua Tennis 3: melhor resolução, bem mais detalhado e com animações muito mais naturais. Só falta aquele belo efeito de nuvens e luz que caracterizava o jogo da Sega.

Um Virtua Tennis mais desenvolvido


A jogabilidade de Top Spin agrada bastante. Não tem a simplicidade exagerada de Virtua Tennis, mas ainda é bem amigável para o jogador novato nos níveis iniciais. Mas a configuração dos controles, com uso de 6 botões mais o direcional analógico, garante uma bela dose de complexidade ao jogo, que vai sendo dominada aos poucos, com prática.

Os botões principais, X, Y, A, B, servem para o golpe normal, top-spin, slice e lob. Os botões laterais são usados como golpes especiais, servindo para o drop-shot e o ???risk-shot???, que é, como diz o nome, um golpe arriscado mas muito potente se feito corretamente.

Esses movimentos especiais com os botões laterais são feitos de uma forma um tanto complicada. Você pressiona o botão e um marcador se moverá em um pequeno gráfico rapidamente pra cima e para baixo. O ideal é soltar o botão quando este marcado estiver exatamente no meio, que significa a precisão máxima. Saiu um pouco do meio e sua bola fatalmente irá na rede ou pra fora. Uma barra no alto da tela ???ITZ??? enche na medida em que você acerta esses especiais e os torna mais precisos, como se fosse uma medida de confiança do jogador adquirida ao longo da partida.

Para um primeiro saque forçado essa técnica especial é perfeita, pois simula com certo realismo a precisão e sangue-frio necessárias para dar o saque perfeito, mas durante a partida usá-los tende a ser um tanto arriscado demais e pouquíssimo prático, uma vez que na adrenalina do jogo e no puro reflexo é difícil se concentrar num golpe estilo ???gráfico de precisão???. Mas é um recurso que pode no futuro diferenciar o jogador normal daquele super-viciado, principalmente nos confrontos on-line.

Falando em confrontos on-line, esta é a característica que deve tornar a aquisição de Top Spin obrigatória para qualquer Xboxista que se preze. O jogo oferece opção de confronto via Xbox linkado ou pelo XSN do Xbox Live, que grava estatísticas e organiza campeonatos mundiais. E o ???lag??? é mínimo.

Outro modo para agregar longevidade ao jogo é o de carreira. Neste você cria um jogador ???geneticamente???, construindo desde seu porte físico e estilo de roupas e cabelo aos mínimos detalhes faciais como a maçã do rosto, ângulo da orelha, sobrancelha etc. Feito o seu tenista, você será levado a um mapa-múndi onde se acessa opções como torneios, lojas, centros de treinamento e tal. ?? como nos jogos de carro, só que você usa os pontos dos torneios para incrementar as habilidades do seu tenista, comprando as ???skills??? (forehand, backhand, saque, voleio) nos centros de treinamento e, conseqüentemente, se preparando para disputar torneios de maior envergadura. ?? um bom tênis-RPG.

O Veredicto:
Dezenas de jogadores e quadras, gráficos excelentes, jogabilidade intuitiva mas com boa dose de complexidade, modo on-line... o que mais você espera de um jogo de tênis? Top Spin é o jogo de esportes que você precisa ter no seu Xbox.

Prós:
+ Fácil de jogar, mas ainda um bocado complexo;
+ ??timos gráficos;
+ Excepcional durabilidade;
+ Tenistas muito bem representados, visual e tecnicamente;
+ Dezenas de quadras para jogar o seu tênis;
+ Uma beleza on-line.

Contras:
- "Risk shots" são um pouco chatos e mal implementados durante o jogo.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio