GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de World Soccer Winning Eleven 9 para PC de GameVicio

por italo marangon, data  editar remover


Em fevereiro de 2006, a Konami lançou mais uma versão de seu aclamado simulador de futebol, o Winning Eleven 9 ou Pro Evolution Soccer 5, como é chamado na Europa.

Apesar de ter sido lançado mais de um ano depois de seu antecessor, o jogo manteve suas principais características, sendo acrescentadas poucas novidades.


Jogabilidade


Se tratando de jogabilidade, a Konami sempre lidera, e é o que atrai fãs para a série WE, porém não ocorreram mudanças significativas em relação a outros títulos anteriores.

Foram acrescentados novos dribles como o ???elástico???, novas combinações de passes e maneiras de cruzar a bola na área, também há a possibilidade de colocar curva na bola, entre outros.

O jogador encontrará dificuldade ao manter a bola consigo, uma vez que o game era famoso por pegar a bola na área e levar até a do adversário de forma mais tranqüila se torna, neste novo título, mais difícil, com os adversários fazendo faltas quando o necessário e roubando a bola.

Os usuários tiveram de mudar muito a maneira de jogar, pois nessa versão está mais complicado o envio e a recepção de passes e roubar a bola também, qualquer contato físico está sendo motivo para a paralisação da partida pelo juiz.

Os níveis de dificuldades estão bem distribuídos, são seis níveis, mas nos três primeiro não há muita diferença entre eles, à medida que vai aumentado o nível de dificuldade, pode ser percebido que o computador (adversário) começa a fazer mais faltas, utiliza mais dribles e jogadas, o que evidentemente dificulta na saída de bola.


Gráficos


Os gráficos não são o forte da Konami, mas houve uma evolução muito boa nesta nona versão. Já os jogadores melhoraram bastante, tanto na aparência quanto no porte físico, alguns jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Zidane e Beckham estão fielmente representados.

A seleção japonesa também está bem trabalhada graficamente, sendo a seleção mais realista neste conceito. Os uniformes ganharam mais opções, mas mesmo assim as camisetas de alguns times não são reproduzidas com exatidão. Quem tiver dotes artísticos - e muita paciência - pode usar o editor de logotipo para criar o emblema do clube e dos patrocinadores e pode também editar o nome pelo que deseja ser apresentado pelo narrador e a inscrição no uniforme.

A torcida continua a mesma, extremamente mal feita, ela é trabalhada em baixíssima resolução, o que dará impressão de ser jogo de SNES, parece feita de papelão, mas possuem novidades, agora estendendo uma enorme camisa do time nas arquibancadas.

As animações melhoraram bastante, com novas inseridas, a que mais chama atenção é quando um jogador se machuca ele tenta se levantar, como não consegue, a bola é jogada para fora e o jogador, então, é atendido.

Outras animações tradicionais continuam como as entradas em campo, desentendimento de jogadores, cartões amarelos e vermelhos, jogadores sendo retirado de campo por uma maca, substituições, entre outras. Mas uma que ainda é muito pouco desenvolvida é a da conquista de um título, pois o time nunca levanta a taça, apenas comemora rapidamente, o que pode deixar o jogador um bocado menos incentivado a completar algum campeonato e ver o baixo nível de comemoração. E nos gols estão bem ruins também, dando a impressão de que o jogador comemora em câmera lenta e com baixa empolgação.

As partidas têm o clima bastante desenvolvido além da chuva, os jogadores encaram até neve. E o clima afeta o céu durante a partida, influenciando o visual dos jogadores. E fora a nova condição climática influenciar a física em campo, pode ser vistos detalhes como a respiração dos atletas virtuais em campo, com até um efeito de fumaça que sai da boca dos jogadores caso o frio esteja intenso.

Os estádios estão bem realistas, com detalhes idênticos aos originais. O jogo possui ao todo 35 estádios espalhados pelos continentes, exceto a Oceania.


Modos de Jogo


Os modos de jogo são os tradicionais que incluem amistoso, liga, copa, master league e treinamento.

A nova versão também conta com seis ligas oficiais da primeira divisão (Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha) e as copas destes respectivos países, contando ainda com a copa do mundo, libertadores, copa América, copa da áfrica e copa da Ásia, também tem a opção do usuário criar suas ligas e copas com times e seleções que preferir.

A Master League, que é o modo de jogo mais adorado, teve algumas melhorias, agora é possível contratar qualquer jogador logo de início, porém ainda é necessário um bocado de cuidado, já que não é sempre que dá para se bancar estrelas no time. Como já é de costume tem que administrar o time dentro e fora de campo, fazendo treinamentos, cuidando da parte financeira e assinando contratos. O objetivo é o mesmo, tentar ganhar os campeonatos e subir nas divisões. As estatísticas dos jogadores no modo Master League melhoraram e estão mais realistas.

O treinamento está muito bem desenvolvido, o jogador pode treinar de várias maneiras, dentre elas estão cobranças de faltas, treino livre, escanteios, pênaltis, etc. Mas conta também com a parte que ensina o usuário a driblar, roubar a bola, lançar e fazer tabelas. O game ainda possui um modo de jogo, apenas na versão japonesa, em que pode ser jogada a trajetória da seleção japonesa nas eliminatórias para copa do mundo.


Controles


Os controles não tiveram alterações em comparação a versão anterior, apenas foram acrescentadas novas combinações de botões, para que sejam feitos os novos dribles, toques, lançamentos e jogadas.

Mas como já se era esperado, o uso de gamepads (Joystick), principalmente os que imitam os do PS, é de ajuda extrema ao jogador, pois a Konami tem essa grande combinação de botões o que dificulta bastante de ser aplicado no teclado. Isso se torna ruim para o jogo, já que com tantos botões, no teclado a jogabilidade pode se tornar pior, ou seja, quem não tem um gamepad pode acabar tendo dor de cabeça. Outro ponto ruim é que aparece no rodapé do jogo certos botões que devem ser apertados para ajudar, para entrar ou sair dos Menus ou executar alguma ação, ao invés de vir as letras ou números do teclado vem em botoões do Playstation 2 demonstrando bem que o jogo sofreu apenas uma adaptação para PC.


Áudio


O game possui um áudio pouco desenvolvido, com poucas músicas nos menus, pois não possui uma jukebox, como nos jogos da Eletronic Arts.

As narrações, para o agrado de todos, continua com a voz vibrante de Jon Kabira e também com um comentarista, é falado o nome de todos os jogadores, eles narram apenas alguns tipos de jogadas e até se empolgam com belos gols.

A voz da torcida está bastante real, em certos momentos dá a impressão de estar em um estádio de verdade, ela grita quando é gol e vaia quando o time adversário faz o gol, mas não tem nenhum grito (músicas, hinos, incentivos) para seus times, como ocorre no seu principal concorrente, FIFA.


Aplausos


A jogabilidade que continua ótima, algumas animações, os jogadores que foram bem reproduzidos, as melhorias na Master League, novos times oficiais, uniformes, modo treinamento, fácil carregamento do jogo e das partidas.


Vaias


Grande combinação de botões, aparência da torcida, comemoração de gols, músicas dos menus, empolgação de torcedores, comemoração da conquista de um campeonato, má conversão para PC, poucos times e campeonatos oficiais, reprodução de jogadores que não tem nada de parecido com os verdadeiros, defesas exageradas dos goleiros.


Conclusão


O jogo da Konami que continua dando dor de cabeça ao título concorrente da EA, manteve sua famosa jogabilidade e acrescentou dribles, animações, jogadas, continuou com os gráficos um pouco atrasados em relação a jogos recentes, mas aprimorou bastante em relação ao título anterior, conseguiu trazer novos times oficiais mais ainda faltam muitos times e ligas para chegar ao patamar do jogo FIFA.

O título continua com suas características únicas, que pode até mesmo ensinar a EA no sentido de realizar um jogo de futebol que seja realístico.

O game vem melhorando a cada nova versão, mais ainda precisa melhorar bastante, principalmente o jogo on-line, que vem sendo bastante requisitado pelos usuários.

Fica a esperança de que na próxima edição os erros sejam corrigidos e que se aprimorem as coisas boas e criem coisas inéditas para games de futebol.


Nenhum comentário

||
GameVicio
8.8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de italo marangon
©2016 GameVicio