GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Soul Calibur para DC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Chegou a vez de falar de Soul Calibur, o jogo mais falado do Dreamcast no momento, e um dos grandes responsáveis pelo sucesso do console nos EUA. Descubra abaixo o que o jogo reserva para você.

The Heart


Soul Calibur é a continuação de um dos melhores jogos já lançados pela Namco, e que, infelizmente, não fez tanto sucesso nos arcades e no Playstation. Este jogo a que me refiro é Soul Edge, lançado em 1997, e que trazia as emoções das lutas com armas medievais para o seio de sua casa. Soul Edge é tido por muitos como o melhor jogo de luta a ter aparecido no console da Sony.

Soul Calibur foi construído em cima do já excelente sistema de luta de Soul Edge, mas é claro que a Namco levou sua competência ao extremo, e corrigiu todas as falhas presentes no original. Os famosos "combos" (combinação de golpes sucessivos) estão bastante balanceados neste jogo, assim como a variedade de movimentos de ataque e defesa dos personagens.

?? possível fazer zilhões de combinações de golpes com o lutador escolhido, cada qual possuidor de sua própria arma letal. Soul Calibur ostenta agentes da morte como facas, adagas, espadas, machados e diversas outras armas utilizadas por gladiadores dos tempos remotos, onde a lei do mais forte imperava. Também é possível agarrar o oponente, aplicar chaves e golpes "a la Tekken" e ainda defender o ataque adversário com sua arma.

Vários personagens de Soul Edge retornam em Soul Calibur. Podemos citar como exemplos Taki, Sophitia, Cervantes ou Siegfried. Entretanto, meus favoritos são Kilik, que manuseia seu bastão como um mestre de Aikidô, e Maxi, que movimenta seu tchaco mais rápido do que seus olhos podem acompanhar. Ao todo, você poderá jogar com mais de dezoito lutadores, incluindo até o asqueroso homem lagarto.

Toda essa orgia de pancadaria proporciona um espetáculo visual nunca dantes visto em um console doméstico.

The Soul


Embora a jogabilidade seja excelente e merecedora de aplausos, Soul Calibur impressiona mesmo é pela qualidade gráfica. Os lutadores estão incrivelmente bem modelados, com texturas extremamente convincentes e iluminação dinâmica perfeita. ?? impressionante observar como a Namco exala qualidade em todos os seus jogos, preocupando-se com detalhes que passam despercebidos para a maioria das softhouses.

Para exemplificar o que digo, basta ressaltar o movimento independente das roupas dos lutadores em relação ao resto do corpo e os fartos seios de Ivy, que balançam suavemente enquanto ela desfere bruscos ataques. Os movimentos de cada personagem foram recriados por praticantes de artes marciais vestidos com sensores especiais, que reproduzem o movimento humano na tela do computador. Esta técnica, denominada de "Motion Capture", é amplamente utilizada nos jogos modernos, mas é notável constatar como a Namco a domina com maestria.

Na versão para Dreamcast, a softhouse adicionou novas roupas para os lutadores, colocou os cenários acrescidos de uma pitada de alta resolução, além de ter utilizado modelos 3D aperfeiçoados para os personagens, para que o jogo se destacasse visualmente quando comparado ao arcade.

O resultado está na tela de sua televisão, para quem quiser ver. Soul Calibur parece tão real quanto uma Arena Romana, e é definitivamente mais impressionante que qualquer jogo da atualidade. Finalmente vemos no Dreamcast um título que faz jus ao seu poderoso hardware.

The Game


A Namco é conhecida por adicionar diversas características às versões caseiras de seus sucessos dos arcades. Foi assim com Tekken, Ridge Racer e com Soul Calibur não é diferente. Vários modos de jogo como Time Attack, Team Battle, Survival e Practice foram acrescentados para o deleite dos usuários e para dar maior durabilidade ao produto.

A grande novidade, entretanto, é o Mission Mode, uma versão melhorada do Edge Master Mode encontrado em Soul Edge, onde você ganha pontos ao cumprir missões como: Defender o golpe do oponente, lutar em cima de uma ponte ou aplicar certa combinação de golpes. O Mission mode é bastante divertido e mostra personagens ainda desconhecidos dos fanáticos de Soul Calibur.

As músicas de Soul Calibur são bastante semelhantes às de Soul Edge: orquestras com temas épicos. Os efeitos sonoros também são fantásticos, e contribuem bastante para dar maior realidade ao jogo. Os cenários, embora muito bonitos, não são tão detalhados quanto os personagens, mas os efeitos de luz e sombras irão fazer cair o seu maxilar.

The Hype


Soul Calibur é um jogo cercado de muita propaganda. Ele foi o segundo lançamento a receber nota total da prestigiada revista japonesa Famitsu Weekly, e ganhou pareceres extremamente favoráveis de quase todos os cantos do mundo, alardeando que ele era o melhor jogo de luta já feito na história ou mesmo lhe dando o título de "O Street Fighter II dos consoles da nova geração".

E realmente Soul Calibur é tudo isso? Bem, ainda prefiro as séries Tekken e Street Fighter nos quesitos jogabilidade e estratégia, embora esta seja uma questão subjetiva, que deve ser analisada de acordo com o gosto de cada um. Apesar de ser apenas uma evolução de Soul Edge, Soul Calibur é, sem dúvidas, um jogo que merece nossos aplausos pela sua qualidade geral, e pelo impecável cuidado com os detalhes.

O Veredicto:
Soul Calibur é um dos melhores jogos de luta de todos tempos e um dos títulos mais bem feitos da atualidade para computadores ou consoles. Não é revolucionário, mas você ficará impressionado com sua jogabilidade, movimentação dos personagens e gráficos. Se você é adepto dos jogos de luta, compre-o imediatamente. Se você detesta jogos de luta, compre-o para impressionar seus amigos que têm PC, Nintendo 64 ou Playstation.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio