GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Star Trek: Armada para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Data Estrelar 53550.0. A guerra de Dominion está terminada. Os três principais poderes do Quadrante Alpha, uma vez aliados contra um inimigo em comum, começam a planejar o futuro. Por ora, uma paz desconfortável se instalou na galáxia.

E assim se dá início a mais um jogo baseado na famosa série Star Trek. Já foram lançados vários jogos abrangendo o tema como: Star Trek: Starfleet Academy, Star Trek: Hidden Evil, Star Trek: Generations, Star Trek: Captain's Chair, Star Trek: Birth of the Federation e Star Trek: A Final Unity e até Star Trek Pinball. Parece que o tema de Jornada Nas Estrelas nunca morrerá enquanto houver fãs. Acreditando nisto, os programadores da Activision criaram desta vez Star Trek Armada, um jogo de estratégia, baseado nas aventuras da Enterprise.

Viaje por "buracos de minhocas"


Um jogo de estratégia em tempo real com uma pitada de Command and Conquer, Starcraft e Homeworld, é assim que se parece Star Trek Armada. O menu principal possui algumas animações ao passar o mouse sobre as opções, que dão a impressão de ser copiado e colado do menu de Starcraft. Já o Homeworld dá uma idéia melhor do estilo do jogo, não só pelo tema espacial, mas também pela qualidade dos gráficos.

Tais gráficos, bastante belos por sinal, reproduzem bem a sensação de espaço. Esta beldade é justificada pela possibilidade de rodar em resolução de até 1280 por 1024 a 16 bits de cor. Planetas, buracos negros, nebulosas de diversas cores, cinturões de asteróides e "buracos de minhocas" (teletransportes) são animados com efeitos de luz dando um clima único ao Star Trek Armada.

Quanto ao cenário, a inovação fica por conta da nebulosa. Diferenciadas aparentemente pela cor (vermelha, amarela, verde, azul e violeta), os cinco tipos de nebulosas tem propriedades especiais e proporcionam um fator a mais na estratégia. Por exemplo, a nebulosa azul ou nebulosa de Cerulean proporciona uma proteção muito útil às unidades que precisam de refúgio, pois remove os escudos e todas as armas especiais ou não das naves. Já a nebulosa verde ou nebulosa Metafásica, proporciona cura às naves atingidas por armas especiais e aumentam a recuperação dos escudos.

Quatro raças à sua escolha


A possibilidade de optar por uma entre quatro raças aumentou a durabilidade do jogo. Você pode escolher entre Klingons, Federação, Romulanos e Borgs. Infelizmente, estas não são muito diferentes umas das outras. As naves são um pouco parecidas umas com as outras, diferenciando mais nas características especiais do que no poder de fogo normal.

Como todo jogo de estratégia, você precisa de recursos para produzir uma unidade ou fazer uma construção. No caso, a simplicidade toma conta. Apesar de Star Trek Armada ter tr??ªs tipos de recurso (tripulação, oficiais e minério) a importância dada aos oficiais e a tripulação chega a ser meio boba. Teoricamente, uma nave com pouca tripulação perde bastante rendimento, mas é quase imperceptível. Na verdade, a maior função da tripulação é capturar naves desabitadas ou quase destruídas. Minerar luas com algumas navezinhas é o único meio de garantir o dim-dim.

Não durma sobre o teclado


Chatas, repetitivas e muito fáceis, assim são as missões de Star Trek Armada. Uma vitória rápida, até para o mais distraído jogador, é possível devido à "inteligência" artificial. Dotada de um QIA (quociente de inteligência artificial) pouco elevado, o ataque de naves inimigas farão cócegas nas suas unidades. Frustrante? Sim, mas por outro lado chega a ser confortável, pois dá tempo de ir até a cozinha e fazer uma pipoquinha sem se preocupar com o ataque inimigo.

O som não é um fator forte do jogo e, para falar a verdade, eu não vi nenhum fator que mereça muita atenção. Salvo apenas pelos filmes apresentados entre as missões e pela trilha sonora, pois dão um certo clima às fases.

O Veredicto:
No mais, Star Trek Armada é mais um jogo de estratégia em tempo real e mais um da série que parece não ter fim. Se você curte muita estratégia com tema espacial ou aceita algo abaixo do nível de Homeworld, esta é uma boa pedida. Do contrário, bocejadas de sono serão constantes durante toda a jogatina.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio