GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Punch-Out!! para Wii de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


O primeiro Punch-Out!! foi lançado para arcades no distante ano de 1984, mas talvez a versão do jogo que tenha ficado mais famosa no Brasil seja aquela de NES, de 1987. Lá, o jogador comandava o pequenino Little Mac, que enfrentava uma penca de boxeadores como Glass Joe, King Hippo e Great Tiger, em busca do título mundial de boxe. Depois disso, a série continuou em 1994, com uma versão para Super Nintendo, batizada Super Punch-Out!!, o que parecia ser o último jogo da franquia.

Mas não. Quinze anos depois do fim, a Nintendo está lançando Punch-Out!! para Wii. Com a mesma fórmula e basicamente os mesmos personagens de décadas atrás, o grande desafio desse clássico agora é se impor entre a chamada ???nova geração???.

Boxe sem simulação


Existem dois pontos que são óbvios logo na primeira passada de olhos por Punch-Out!! para Wii: o primeiro é que não se trata de algo como uma simulação realista como Fight Night, mas sim um boxe de jogabilidade simples e visuais exagerados. Em segundo lugar, sim, esse jogo conta com a mesma fórmula de sucesso das versões anteriores, mudando pouquíssimo. O bom disso é que, apesar de ter décadas de existência, essa fórmula não parece nem um pouco obsoleta.

O básico da jogabilidade é extremamente simples. O jogador enxerga tudo em terceira pessoa, olhando por detrás dos ombros do personagem principal, Little Mac. Não é possível passear pelo ringue ??? os dois boxeadores sempre se enfrentam relativamente parados no meio dele. ?? possível esquivar de três maneiras (direita, esquerda e agachar), bloquear e realizar quatro ataques básicos (no corpo e no rosto, pela direita ou esquerda). Além disso, em ocasiões especiais, o jogador consegue estrelas, que são gastas em um forte gancho.

Para controlar tudo isso, são disponibilizados três esquemas de controle: um deles é clássico, com o Wii Remote de lado como um controle de NES, usando os botões 1 e 2 para os ataques e o direcional para a movimentação; outro com o Wii Remote e o Nunchuk, em que o jogador usa o analógico para esquivar e balança os controles para socar, como no boxe do Wii Sports; e finalmente um em que a Wii Balance Board, de Wii Fit, é usada para esquivas.

Algo lamentável aqui é que o estilo clássico é imbatível em relação aos outros. O tempo de resposta digital dos botões para socar é algo que vira quase necessidade nas lutas mais complicadas. Além disso, depois quatro ou cinco lutas balançando os braços bastante para socar, é natural que boa parte dos gamers fiquem fadigados.

Sparring


Com uma jogabilidade tão simples, é de se imaginar que Punch-Out!! fique repetitivo com o tempo. Isso poderia até ser verdade, se não fosse por um ponto: os adversários. Cada inimigo de Little Mac na jornada pelos três circuitos de boxe conta com um estilo diferenciado, exigindo estratégias diferente a cada desafio.

Ao enfrentar o irlandês Aran Ryan, por exemplo, Little Mac deve sempre se antecipar para contra-atacar no momento dos socos do adversário, enquanto na luta com Piston Honda é preciso atenção para esquivar de uma saraivada de golpes ocasional. Além disso, todos os personagens são únicos e carismáticos, o que deixa o jogo e as lutas substancialmente mais atrativos.

Outro detalhe está no visual desses adversários. Com gráficos bem agradáveis para os padrões do Wii, os inimigos e o próprio Mac são desenhados em um estilo caricaturesco em cel-shading, fazendo do quesito gráfico mais um ponto positivo.

Assim como em versões anteriores, depois de vencer todos adversários e conquistar o título, Little Mac luta com eles novamente para defender o cinto de campeão, com um grau de dificuldade maior. Glass Joe, o primeiro adversário, resolve usar um capacete protetor para evitar golpes no rosto, por exemplo. E como se não bastasse, depois deste modo o jogador pode enfrentar todos os lutadores novamente, em modos com dificuldades extras.

Mas existe algo mais para o jogador que não quer zerar a campanha repetidas vezes: o modo multiplayer, em que dois jogadores controlam Little Mac. Aqui o estilo de jogo fica bem diferente e mais estratégico. E além disso, quando um jogador consegue poder suficiente, se torna Giga Mac, uma versão ???vitaminada??? do personagem com golpes mais fortes.

O Veredicto:
?? de impressionar que, mesmo mudando quase nada na fórmula do jogo original de NES, Punch-Out!! consiga ser extremamente divertido e recompensador. Os adversários de Little Mac, cada um com seu estilo único, evitam a repetição na jogabilidade simples e básica, e trazem um pouco de profundidade a esse boxe para Wii. Um bom jogo para tirar a poeira do Wii e uma ótima oportunidade de conhecer um dos clássicos do esporte da era NES.

Prós:

- Inimigos carismáticos e únicos;
- Visuais caprichados;
- Jogabilidade simples.


Contras:

- Modo de controle clássico é o único que funciona bem;
- Poderia existir mais lutadores.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio