GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de The Sims 3 para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


A série The Sims pode ser definida em algo como ???simulação estratégica de pessoas??? ??? o que, em palavras mais simples, quer dizer que aqui os jogadores controlam personagens que são como pessoas comuns, com o objetivo de satisfazer seus desejos e necessidades. O primeiro jogo da franquia saiu em 2000 e, desde então, dezenas de expansões, spin-offs, pacotes de objetos e outros produtos ???caça-níqueis??? foram lançados para o jogo e sua sequência, The Sims 2. Portanto, não é nenhuma grande surpresa a chegada de The Sims 3, que além de monetizar mais na franquia mais bem sucedida para PC, traz novidades realmente bacanas para o jogo, e ainda deixa outras tantas fora para economizar motivos para infinitas expansões.

Calibrando Distâncias Sociais...
Assim como em seus antecessores, aqui o jogador começa criando um Sim ou uma família inteira deles, que posteriormente serão colocados em seu controle. O sistema de criação permanece semelhante ao de The Sims 2, algo que, na época, foi um marco decisivo na história de popularidade da série. Naturalmente, várias novidades e ferramentas extras complementam a experiência, mas a grande novidade aqui aparece na hora de definir a personalidade dos Sims.

Enquanto anteriormente a mecânica para a personalidade envolvia gasto de pontos em uma espécie de planilha (além de signos), agora o sistema permite que o jogador escolha uma série de características isoladas para formar a personalidade do Sim (elementos como dorminhoco, bom de beijo, vegetariano, entre outros). Uma vez que a personalidade seja definida, ela é complementada por um objetivo de vida ??? semelhante ao que existia em The Sims 2, mas com a diferença que agora esses objetivos são bem claros e juntos coma personalidade definem outro ponto crucial no jogo: os objetivos imediatos, que guiam a experiência do usuário.

No primeiro The Sims, os jogadores tinham uma grande liberdade e podiam fazer o que quisessem com seus personagens, mas acabava que essa grande liberdade era algo que causava um problema curioso: o jogo ficava enjoativo com o tempo justamente pela falta do que fazer. Em The Sims 2, duas novidades foram implementadas que mudaram um pouco isso: ambições e tempo de vida do Sims. Enquanto a primeira fazia com que os jogadores sempre tivessem um foco (de fazer oba-oba a comprar uma nova mesa de xadrez), a segunda servia para que em um mesmo jogo os usuários controlassem gerações e gerações de Sims, o que teoricamente prolongaria a vida útil do jogo.

No novo The Sims 3, os objetivos imediatos focam ainda mais a experiência. O jogador sempre tem que lidar com algumas ambições dos Sims. Com isso, ao mesmo tempo em que se pode fazer o que quiser, também é possível jogar The Sims 3 de forma quase linear, apenas cumprindo objetivos.

E agora os jogadores têm mais tempo para cumprir objetivos. A grande novidade é que enquanto nas edições anteriores jogava-se em função das clássicas barrinhas de necessidades (banheiro, diversão, fome, etc), agora elas ???duram??? mais tempo, exigindo menos idas ao banheiro e menos refeições por dia. Além disso, das oito necessidades, duas foram completamente eliminadas e restaram apenas seis, o que facilita bastante a jogabilidade.

Mas decididamente a maior novidade em The Sims 3 é a possibilidade de passear livremente pela cidade. Os jogadores podem controlar Sims por lojas, parques e outros lugares enquanto a vida segue em suas casas, com os demais membros da família se virando tranquilamente. Funciona de forma semelhante ao que acontecia em The Sims 2 e mesmo em algumas expansões do primeiro jogo, mas aqui tudo é melhor integrado e mais orgânico, proporcionando uma experiência mais verdadeira ao visitar lojas e mesmo as casas de outros Sims.

Reticulando Retículos 4-D...
Mais de uma pessoa no mundo já prestou vestibular pra arquitetura depois de jogar o modo de construção de casas em The Sims e achar que leva jeito para a coisa. E como sempre, o modo designer de interiores/exteriores ainda é uma grande atração em The Sims. Com ferramentas bem simples e práticas, os jogadores podem construir/modificar/reformar casas e comprar objetos para as mesmas ??? algo sempre divertido.

Mas como nada é perfeito, existe algo que incomoda muito em The Sims 3 nessa parte de conteúdo. O mesmo que afetou The Sims 2 e, principalmente, Spore: os jogos chegam praticamente incompletos, com relativamente poucas opções, simplesmente pelo fato de que boa parte do conteúdo foi ceifado para se tornar recurso de expansões e pacotes de bobeiras. Em The Sims 3 isso é ainda mais complicado pelo simples fato de que os itens são vendidos por dinheiro de verdade em microtransações na web: além de ter pagado uma quantia razoável para adquirir o jogo no Brasil, o jogador ainda terá que abrir o bolso para ter um novo papel de parede ou algo assim. E isso sem contar as opções de jogabilidade que não devem tardar aparecer nas infames expansões caça-níqueis. Alguém quer contar quantos meses até os bichinhos de estimação?

O Veredicto
The Sims 3 é um pequeno passo adiante em tudo na série. Novidades como as personalidades dos Sims aprofundadas e a possibilidade de andar pela cidade livremente certamente acrescentam um grande valor ao jogo, principalmente para quem já jogou algum dos antecessores e sentiu falta disso. Mas a visível falta de conteúdo, que foi resguardado para ser vendido online e em pacotes de expansão, é um grande ponto contra o jogo.

Prós:
  1. Jogabilidade está mais afiada do que nunca;
  2. Sistema de objetivos combate o tédio com eficácia;
  3. Possibilidade de passear pela cidade e visitar vizinhos.


Contras:
  1. Conteúdo do jogo limitado para ser vendido online.



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

4.4 / 5
Fliperama
9.1 / 10
GameVicio
9 / 10
Finalboss
©2016 GameVicio