GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de World Soccer Winning Eleven 9 para PS2 de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


O que fazer quando seu time está ganhando e apresentando um futebol próximo do ideal? Para a Konami, pelo menos, é hora de mexer em tudo e arriscar uma nova tática.

No caso de Winning Eleven 9, a mudança mais relevante é exatamente na espinha dorsal, diretamente na jogabilidade. O jogo não deixou de evoluir nos aspectos triviais, nas animações e vários detalhes cosméticos, mas o que causará o maior impacto desta vez é o novo controle da bola, a atitude extremamente defensiva dos times e a sensação de que você terá que trabalhar muito, mas muito duro durante a semana para alcançar o resultado positivo.

Chelsea na defesa, Madureira no ataque


Para quem espera moleza de Winning Eleven 9, vale uma frase de Vanderlei Luxemburgo: ???No viene que no tiene???. O jogo é o mais difícil de toda a série e requer muita paciência e persistência para ser dominado ??? algo que muitos podem até gostar, mas que representa um risco bem maior de alienar a grande maioria do público que espera se divertir rápido e sem muito estresse.

?? mais provável que existem três fases em Winning Eleven 9: total estranhamento; adaptação; e a conclusão de que, por mais que o jogo tenha evoluído, muitas coisas ficaram mal balanceadas ou simplesmente não funcionam como deveriam.

Dribles estão bem mais difíceis, e o botão R2, antes usado para driblar lateralmente, perdeu grande parte de sua utilidade, já que o movimento passa a ser executado automaticamente pelo direcional, até quando não há intenção de realizá-lo. Culpa do PSP, certamente, já que com o plano de ter sempre uma versão para o portátil saindo anualmente ??? começando em setembro com Winning Eleven 9: Ubiquitous Evolution ??? a Konami teve que achar um meio termo, uma jogabilidade e um balanceamento que servisse tanto para o controle do Playstation 2 quando para a falta de um botão R2 no layout do PSP. A preocupação em adequar o jogo as duas plataformas pode ser percebida também nas cobranças de falta, que agora não usam nem R2, nem R3 nem qualquer botão que o PSP não tenha.

Não só o drible, como quase tudo o que possa facilitar o gol foi dificultado. A atitude defensiva dos times é uma delas. Todos jogam na retranca, com vários zagueiros bem posicionados na entrada da área, antecipando passes com enorme facilidade. Paradoxalmente, tomar a bola já não é tão fácil: os jogadores agora têm muito mais equilíbrio e protegem a bola com grande eficácia e realismo, obrigando muitas vezes que o zagueiro dê uma voltinha para pegar a bola pela frente, também porque o juiz apita no estilo brasileiro (apesar do futebol ser mais parecido com o italiano), apitando no mínimo esbarrão, e não deixando o jogo correr. Winning Eleven 9 funciona melhor com passes curtos, e dribles longos, verticalmente, no estilo das arrancadas do Kaká. Não é um jogo para quem gosta de driblar e resolver tudo com um único jogador.

Mas mesmo que a falta de dribles pudesse ser contrabalanceada com a dificuldade extra de se roubar a bola, outros detalhes contribuem para que Winning Eleven 9 seja um futebol de gols difíceis. Os passes longos, por exemplo, tendem a ser interceptados facilmente pelo adversário; e a enfiada de bola pelo alto, feita com L1 e triangulo, é praticamente inútil, caindo quase sempre nas mãos do goleiro, ou fora do campo.

Chutes também são mal balanceados. Agora está mais fácil acertar um petardo de fora da área. Jogadores como Adriano, Kaká e Veron passam a ter uma ???estrela??? para esses arremates de longe, e é possível usar L1 + R1 para dar uma roladinha na bola para a frente para ???encaixar??? um chute melhor. Mas cara a cara com o goleiro a ???barra??? de chute sobe bem rápida, e a bola sai por cima do travessão com freqüência bastante incômoda. Para chutes mais precisos, é necessário apertar o botão R2, mas como nem sempre isso é possível, as partidas sempre terão momentos horrorosos com os melhores atacantes perdendo lances dos tipos que até um cone parado na frente do gol faria.

Evorution


Winning Eleven 9 está longe de ser um desastre. ?? um jogo com evoluções excelentes, mas que foram comprometidas por um mau balanceamento geral.

Até certo ponto, é possível se adaptar ao novo estilo e conviver com as falhas a favor de um jogo mais realista e cheio de novidades interessantes, como um sistema que grava no memory card as estatísticas dos confrontos entre dois jogadores, ou as partidas sob neve.

O jogo também parece ter atingido o limite na qualidade da animação motion-captured. Os jogadores têm um enorme repertório de movimentos e reações, sempre muito realistas. ??s vezes, até realistas demais.

E a Konami fez o dever de casa adicionando mais times licenciados, uniformes mais detalhados, novas opções táticas e detalhes gráficos, como a torcida mais detalhada na comemoração do gol (uma câmera da arquibancada, mostrando a silhueta dos torcedores comemorando é bem interessante). E somente para os japoneses: o modo de jogo on-line tornou-se padrão.

O Veredicto:
Winning Eleven continua sobrando como jogo de futebol, mas pela primeira vez é possível argumentar se a nova versão é mesmo superior à anterior. As animações ultra-realistas, o jogo amistoso que grava para sempre as estatísticas e inúmeros detalhes inéditos fazem justiça ao número 9 do título, mas acabam ofuscados pelo estilo de jogo exageradamente defensivo, a dificuldade dos dribles e o mau balanceamento geral. Que venha Winning Eleven 9: Final Evolution.


Prós:

+ Animações beiram a perfeição;
+ Chutes de fora da área realistas;
+ Campo na neve é surpreendentemente bacana;
+ Estatísticas dos confrontos 1vs1 gravadas no memory card;
+ Trilha sonora melhor que o habitual.


Contras:

- Mal balanceado;
- Menos dribles, menos gols;
- On-line só no Japão;


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

8.3 / 10
BaixakiJogos
9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio