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Review de Unreal Tournament 3 para PS3 de Eurogamer

por ekans, fonte Eurogamer, data  editar remover


Unreal Tournament está de volta após alguns anos na calha. Pela primeira vez os utilizadores da Playstation 3 poderão sentir a verdadeira experiência online deste que é para muitos o primeiro grande FPS de sempre.

Não se pode dizer que Unreal Tournament inova, pois dentro daquilo que o jogo é, continua simplesmente a ser o que sempre foi. Por outras palavras, equipa que ganha não se mexe, e é este o lema principal da maioria das produtoras. Este ano a Epic, que é agora a detentora dos direitos do jogo, procurou implementar um modo Single Player mais dedicado e criativo, com uma historia organizada e que prenda o jogador. Basicamente, o ataque de uma raça maligna serve de mote para toda a história do jogo, assim prosseguimos com a árdua missão de ajudar o nosso herói a salvar a sua raça.

Em primeiro lugar não há nada como congratular a Epic pelo excelente trabalho que tem feito. Numa altura em que estão na moda os conteúdos pagos, esta produtora simplesmente virou a cara a esse facto e disponibilizou kits de desenvolvimento de mapas, modos de jogos e personagens aos próprios utilizadores para que possamos transferir todos os conteúdos que quisermos para o jogo de forma simples e gratuita. Bastando assim fazer o download dos mesmos, colocá-los num dispositivo de armazenamento e transferi-los para o jogo. Desta forma garantem que teremos novos conteúdos durante um longo espaço de tempo.

O modo online é louco e frenético, com os clássicos modos de captura de bandeira, captura de bandeira com veículos, todos contra todos, todos contra todos equipas, duelo (batalhas entre duas pessoas) e o modo Warfare que consiste em destruir a base do adversário, só uma coisa podemos garantir, diversão não faltará. Para além destes modos de jogos, já existem alguns novos modos disponíveis para download que permitem expandir toda a experiência de jogo. O mais famoso é sem dúvida o modo elimination, no qual os jogadores serão eliminados conforme atingem um determinado número de mortes estipulado pelo jogador. De uma forma geral não é difícil encontrar uma sala de jogo disponível, é fácil e cómodo.

Existe ainda uma enorme lista de estatísticas que marca todos os feitos atingidos pelo jogador e a sua posição no ranking mundial de jogadores. Ainda assim temos que ter em conta um factor importante nos dias que correm, se procuram um jogo com muitos desbloqueáveis no modo online, UT não vos poderá satisfazer nesse sentido pois nem sequer existe classificação por patentes. Não existe portanto lá grande motivo pelo qual lutar o que poderá torna-lo um jogo pouco gratificante, prejudicando-o a nível de longevidade. Ainda assim a diversão também conta muito.

Certamente não é pelo do modo campanha que nos lembramos de Unreal Tournament pois este não é de longe o seu ponto forte. Embora a Epic queira fazer transparecer que este é um modo história que quase chega aos calcanhares de Gears of War, podemos já adiantar que isso não é necessariamente verdade pois se assim fosse Gears nunca teria tido tanto sucesso.

A campanha não é nada mais, nada menos do que um modo de treino ou até mesmo um tutorial para quem se inicia do modo online. Os jogos do modo história em nada são diferentes daqueles que fazemos em online e as semelhanças são evidentes até mesmo na estruturação pouco trabalhada dos menus e todas as opções. Existem algumas (poucas) animações que por vezes são apresentadas depois de realizarmos algumas missões.

Estas animações são de facto muito belas, só é pena que sejam tão poucas que se tornam quase uma recompensa e não uma parte da história propriamente dita, pois até mesmo as missões pouca relação têm com a historia em si. Ao realizarmos as missões adquirimos também uma espécie de cartas que ao serem utilizadas no modo história em determinadas missões fazem com que estas se tornem mais fáceis de completar. A título de exemplo, podemos fazer com que os inimigos joguem em condições que lhes são desfavoráveis.

Foi a nível de grafismo que o jogo realmente inovou. ?? de esperar que o melhor grafismo proveniente do Unreal Engine apareça neste mesmo jogo e realmente se não for o melhor, então anda lá perto. Existem pormenores gráficos deliciosos. Alguns mapas podiam ser melhor desenhados e talvez mais trabalhados, existem outros que são obras primas gráficas. A cada jogo que se inicia é necessário esperar um curto espaço de tempo para fazer o loading das texturas, mas é algo que é benéfico pois o jogo a nível de texturas ficou muito bem conseguido. A única sensação negativa que tivemos é a de que o jogo carece de alguma falta de interactividade com os cenários, existe por vezes alguma falta de animação e vivacidade durante os jogos, pois à parte das explosões poucos efeitos existem.

A nível de som Unreal Tournament oferece uma experiência que poucos FPS conseguem dar. A acompanhar o leve som de fundo que nos acompanha durante as batalhas temos os bem conhecidos relatos que facilmente nos ficam na cabeça durante horas. Expressões míticas como "Killing Spree" dão até mesmo algum encanto único e característico ao jogo. Existem alguns bugs referentes ao som pois quando morremos o som das armas dos inimigos aumenta substancialmente.

A jogabilidade já característica de UT continua no seu pleno. Com muita adrenalina e velocidade, o principal truque para vencer é nunca parar quieto, pois neste jogo parar é morrer. Pelo cenário estão espalhados alguns powerups que permitem ganhar mais vida, saltar mais alto ou até duplicar os danos da nossa arma. Para além disso o jogador tem ainda ao dispor uma série de mutators que alteram certas características na personagem ou até mesmo no modo de jogo. ?? possível aumentar a velocidade das personagens, tornando o jogo ainda mais frenético. Existe também a opção de abrandar a velocidade do jogo sempre que se mata um inimigo ou até mesmo fazer com que a cabeça do jogador aumente a cada morte sofrida. Com a possibilidade de fazer download de novos mutators podem desde já contar com a visão na 3ºa pessoa para aqueles que querem ter uma noção mais precisa do espaço. Este é também o primeiro jogo que torna possível jogar com um teclado e rato de uma forma cómoda e simples, factor esse que pesa na decisão de muitas pessoas pois faz torna a jogabilidade igual a qualquer computador.

Existem ao dispor carradas de veículos diferentes, estes veículos estão divididos em duas classes distintas, os Axon e os Necris. Dentro da classe dos Necris podem contar com alguns veículos já bem conhecidos de versões anteriores. Estes veículos são desenhados em estilo futurista, tal como todo o jogo em si, e podem contar com alguns jipes e naves muito ágeis. Já os Axon têm um aspecto mais estranho, desenhados com um estilo alienígena e até mesmo parecidos com polvos, estes veículos irão com certeza fazer lembrar o filme "A Guerra dos Mundos". Podem ainda utilizar a overboard em qualquer altura que seja possível utilizar veículos.

Contém também com uma enorme variedade de armas, desde lança-plasma, lança-misseis, armas com tiros "normais" e até mesmo com armas capazes de rebentar com meio cenário de jogo. Para além disso existem as armas fixas que dão sempre jeito para destruir os veículos.

No final de contas UT é um óptimo jogo e uma excelente opção para qualquer amante de FPS. No entanto se aquilo que procuram é uma experiência offline podem simplesmente esquecer. Ainda assim a possibilidade de fazer download de novos conteúdos grátis é certamente um factor a ter em conta pois aumenta consideravelmente a longevidade do jogo.


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Eurogamer
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