GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Sid Meier's Civilization IV para PC de GameVicio

por Ryushin, data  editar remover


Num ano tumultuado e com grandes reviravoltas no mundo dos games, finalmente sai do forno o tão esperado Sid Meier's Civilization 4. Após causar muita discussão e mudar muitos conceitos pré-existentes, inovando em vários aspectos, o jogo recebeu excelentes reviews da imprensa especializada por todo o mundo, alcançando seu auge ao obter o título de GOTY - Game of the Year.

Idéia do jogo

Imagine um jogo sobre a história do mundo onde você pode jogar com os chineses, egípcios, romanos ou americanos.. onde você tenha que lidar com diplomacia, combate, tecnologia e exploração... Esses princípios são o alicerce da série civilization.

Depois do advento de SimCity, novas portas se abriram no mundo dos games. Então não demorou muito para que Sid Meier, um renomado designer de jogos, pudesse fazer o sonho acontecer. Um jogo onde você controlaria não uma cidade, mas sim uma grande civilização, alterando até mesmo o curso da história da humanidade! Dessa maneira, nasce em 1991 o primeiro civilization.

Porque pessoas jogam Civ? Não é uma pergunta difícil de se responder.. Nesse jogo as possibilidades são infinitas e cada partida pode se tornar uma experiência única. O jogo gira em estratégia, turnos e escolhas.. "Se eu capturar aquela cidade, poderei ter acesso a valiosos recursos", "Se eu construir as pirâmides, minhas cidades irão se desenvolver rapidamente", "E se eu jogar mais um turno...".

Diferenças em relação ao CIV III

Bom, quem jogava civilization III terá um longo trabalho para dominar o novo Civilization IV... A estrutura do jogo foi totalmente remodelada pra facilitar o jogo, deixando-o mais simples e divertido. Não há mais a necessidade de monitorar suas cidades a cada turno para que não caiam na desordem, ou seja, a Firaxis Games desistiu do sistema de micro-gerenciamento para um sistema de jogo, baseado na simplicidade e objetividade.

Muitas estratégias imbatíveis do jogo anterior não irão funcionar tão bem quanto antes no CivIV. Estratégias como ???crie o máximo de cidades possível??? podem ser extremamente danosas em CivIV, uma vez que há uma penalidade por corrupção e descentralização de governo. Agora 5 cidades de grande-porte são mais poderosas do que 10 de médio-porte, sua décima cidade nunca será tão produtiva e próspera quanto a sua quinta cidade. Outras estratégias como ???Stack of Doom??? (grupo numeroso de unidades poderosas) agora são totalmente ineficientes pois basta um tiro de artilharia em uma unidade para que as outras unidades que compartilham o mesmo espaço sofram um terrível dano colateral, incentivando a criação de pequenos batalhões ou grupos independentes de unidades.

Gráficos

A estrutura gráfica do jogo é objetiva. A lógica é que você entenda o que está na tela. A interface é simples e amigável para o jogador, tal qual seria num jogo de tabuleiro. Isso gera uma certa confusão quando ao jogar pela primeira vez, pois os gráficos não visam o realismo. Exemplo: um grupo de simples arqueiros ocupam o mesmo espaço de uma cidade inteira. Essa ???falta de proporção??? pode soar meio estranha no começo, mas rapidamente o jogador se dá conta de que o foco do jogo não é realismo gráfico. Você facilmente entende que se trata de um grupo de unidades de combate com arco e flechas que está defendendo uma cidade.

Jogabilidade

Jogabilidade é simplesmente o carro-chefe de Sid Meier na série Civilization. O jogo proporciona uma experiência empolgante, muitos irão se sentir como se fosse um verdadeiro governante. Sua personalidade irá alterar o destino de seu povo, seja pela arrogância das armas ou pela superioridade cultural. As possibilidades e estratégias de jogo são infinitas e se tornarão uma experiência única no bem trabalhado modo multiplayer de CivIV. Os conceitos de jogo podem ser um pouco difíceis de se entender no princípio, porém os programadores pensaram nisso e fizeram um bom tutorial ingame que é de fundamental importância para os novatos no jogo.

Um ponto forte do jogo, anteriormente mencionado, é a interface de CivIV, que é muito simples e objetiva. Em outras palavras, em um espaço curto de tempo o jogador domina os botões, atalhos e janelas. Um detalhe interessante da interface são as janelas do tipo PopUp que aparecem após a conclusão de cada evento importante, do tipo ???você terminou de construir um tribunal em Roma, o que você deseja construir agora????. Logo após o aviso você pode escolher a sua próxima construção ou unidade em uma lista com todas as opções disponíveis.

O gameplay gira em torno do sistema de estratégia em turnos. Cada turno implica novas decisões, ou seja, a cada rodada tudo muda. Ao contrário de jogos de estratégia em tempo real como Age of Empires, Warcraft, etc. o jogador pode tomar suas decisões com calma e sabedoria, pois você e seus adversários terão o mesmo espaço e limitações de 1 turno para fazerem suas escolhas. Esse sistema de turnos é a chave para um série de intrincados mini-objetivos que o jogador estabelece para si mesmo e para a civilização que controla, o que normalmente resulta em longas horas de jogo

Áudio

A parte sonora do jogo foi muito bem trabalhada, de forma que é possível distinguir facilmente uma densa de floresta de um trecho litorâneo somente pelo ouvido. As vozes das unidades são divertidas e foram gravadas nos idiomas nativos. As músicas encaixam bem com a proposta do jogo, mas com o tempo podem se tornar um pouco repetitivas.

Dificuldade

Obter a vitória no jogo é realmente uma tarefa difícil. O tão desejado sucesso no jogo é complicado pois existem várias maneiras de ser vitorioso: por diplomacia, cultura, dominação, conquista, entre outras. Com tantas opções, é muito fácil perder.A inteligência artificial foi muito bem bolada: as outras nações se unem, formam blocos, pactos de defesa mútua, etc. CivIV é um jogo desafiante onde uma decisão precipitada pode colocar tudo a perder.

Cadê o modo campanha?

Esse detalhe é para muitos um dos pontos fracos do jogo, pois só existe o modo de jogo personalizado (onde você cria um jogo, escolhe as nações, etc) e o modo de cenários, onde você pode completar mini-campanhas do tipo ???Revolução Russa???, ???Expansão Neocolonialista???, etc. Bem no estilo consagrado do SimCity.

Veredicto

Civilization IV é um jogo digno de tamanha repercussão na cena gamer. A simplificação do sistema de jogo e o fim do micro-gerenciamento foi muito bem vindo e deixou o jogo bem mais divertido, garantindo longas horas de jogo. Os fans do jogo aguardam ansiosamente por sua expansão: ???Warlords???.



1 comentário

||
GameVicio
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Ryushin

Reviews da crítica

©2016 GameVicio