GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Patapon para PSP de Eurogamer

por ekans, fonte Eurogamer, data  editar remover


Num momento em que o mundo dos videojogos não oferece nada realmente inovador aos jogadores, mesmo com a entrada das consolas de nova geração, eis que surge um jogo de ritmo para a consola portátil da Sony, com um título cativante: PATAPON.

Os Patapons são uma tribo com uma aparência no mínimo estranha, que se orgulhavam do seu espírito guerreiro, que os tornára fortes e que fez com que conseguissem expulsar o mal de suas terras. Contudo foram perdendo a glória, o que determinou a expulsão das suas terras levada a cabo pelo exército de Zigoton. Tinham como inspiração, uma divindade a quem chamavam de "Poderoso", este ao desaparecer junto com os seus tambores mágicos levou os Patapons a cair em desgraça. Apenas uma tribo conhecida como Hatapon acreditava no regresso do Poderoso e acreditava que juntos lutariam contra os Zigotons para reaver novamente a sua glória.

O que torna este jogo especial é que ao invés de pegarmos no exército de Hatapon, e de nos tornarmos a sua fonte de inspiração e consequentemente leva-los à liberdade, no Patapon temos que com a ajuda do poder mágico dos tambores e com uma sequência de batidas rítmicas direccionamos os nossos seguidores. No entanto, enquanto deus, não nos podemos esquecer que os nossos tambores foram espalhados por todo o mundo, e as nossas místicas canções foram perdidas. No decorrer de mais de 20 missões, iremos redescobrir os nossos poderes e os nossos tambores, que correspondem aos botões da PSP e assim ajuda a motivar os Patapons para reaver as suas terras.

Para usar o nosso poder, precisamos manter uma rítmica pressionando um dos quatro botões da consola numa determinada sequência, desse modo podemos dirigir os Patapons sob o nosso controle para executar acções diferentes, tais como a atacar, recuar, defender-se e outros movimentos.

Contudo, não podemos bater constantemente os tambores para motivar os soldados, precisamos dar aos Patapons a opção de cantar suas respostas confirmando se ouviram ou não ouviram os nossos comandos correctamente. Ao acertar correctamente o ritmo do pulso da Terra, alternando entre batidas e repouso, fazemos com que cada lutador se torne mais rápido e ataque com mais força do que antes. ?? medida que avançamos no jogo, vamos percebendo o quão importante é adquirir diversos Patapons, principalmente quando conhecemos as diversas competências que cada um possui.

Cada jogador adquire seis tipos diferentes de Patapon para o seu exército: Tatepon, Yaripon Yumipon, Kibapon, Dekapon e Megapons, cada um com as suas próprias características e habilidades especiais, mas só podemos usar três departamentos em cada missão o que faz com que tenhamos de decidir que tropas melhor se completam para ultrapassar as missões.

Com o Ka-ching podemos ressuscitar soldados caídos, na Arvore da Vida tal como comprar vários itens e armas. O Exercito inimigo de Zagoton tem uma variedade de monstros desde tropas base, tropas de choque, ferozes caranguejos até tanques de batalha, muitos deles são o dobro do tamanho dos Patapons.

Podemos usar os espíritos dos Patapons para desbloquear mini-jogos, estes são talvez alguns dos jogos mais criativos jamais encontrados na PSP. Um dos problemas do jogo é, não ter a opção de colocar em pause e de não existirem checkpoint durante o percurso o que torna frustrante quando temos de parar o jogo por qualquer motivo. Outro problema é o facto de termos de voltar a missões anteriores caso não se consiga vencer uma missão e para melhorar o exército temos de recuar para ganhar algum item, musica ou arma que nos ajude a passar as missões seguintes, mas muitas vezes essas informações não nos são dadas pelo jogo.

O som do jogo vai criar facilmente um sorriso na nossa cara, a música é absolutamente cativante devido a sua simplicidade, juntamente com o entusiasmo, a alegria e zelo dos Patapons. O que também reforça o apelo de Patapon é o seu estilo visual, parece que estamos a ver desenhos animados, parte dela devido à apresentação dos Patapons personagens, que conseguem transmitir uma variedade de emoções com os seus olhos solitários. Finalizando PATAPON é um jogo de ritmo, de estratégia, de acção, um pouco RPG e inclui vários e espectaculares mini-jogos.

PATAPON é de todos estes e muito, muito mais. ?? extremamente viciante, quando dermos por ela já andaremos a trautear "Pon-Pon-Pata-Pon".


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de ekans

Reviews da crítica

©2016 GameVicio