GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Skate para PS3 de Eurogamer

por ekans, fonte Eurogamer, data  editar remover


Skate marca o ingresso da EA no mundo do skate, algo que já ansiávamos há algum tempo visto que pouca é a concorrência dentro neste desporto.

Palavras para adjectivar Skate não nos faltam, mas a ideal é mesmo inovação. Skate é uma lufada de ar fresco como há muito não se via em jogos do género, Tony Hawk tornou-se repetitivo e pouco inovador, enquanto skate mostrou que tem argumentos para vencer esta luta.

Algo que é de destacar, não fosse esse um dos pontos fortes do jogo, é a jogabilidade. Estamos claramente perante um jogo diferente daquilo a que estamos habituados. Em Skate tudo é diferente, desde os controlos às manobras, este é um jogo intuitivo e que acima de tudo incentiva o jogador a fazer aquilo que mais gosta, jogar. Podemos dizer que é esta jogabilidade difícil que torna o jogo mais apetecível e viciante, pois a cada barreira que passamos, maior é a nossa vontade de jogar.

O jogo narra a história de um rapaz que após um aparatoso acidente enquanto andava de skate acorda numa cama de hospital é precisamente nessa altura que decidimos quem é e como é esse rapaz. Somos levados para o menu de personalização e dentro das várias opções que temos podemos criar aquela que será a nossa personagem durante o jogo. Desde T-shirts a calções, passando pelas sapatilhas e não esquecendo os acessórios, coisa que não nos falta é equipamento para o nosso skater. Existem imensas marcas licenciadas por onde escolher, cada marca tem inúmeras peças de roupa que ao longo do jogo poderão ser desbloqueadas e compradas com dinheiro ganho em competições. A opção de personalizar o skate também não foi esquecida e não só podem alterar o deck, o trucks e as rodas como também podem alterar a dinâmica do skate, aumentando e diminuindo o tamanho da suas peças, o que permitirá ganhar mais estabilidade ou mesmo velocidade dependendo dos gostos de cada um.

Quando o jogo começa somos apenas mais um skater que quer chegar longe, mas dependendo do nosso sucesso conseguiremos ou não alcançar o grande objectivo, aparecer em diversas revistas e ser um skater profissional. Durante todo o jogo teremos sempre presente o objectivo principal, sentirmos que estamos na pele de um skater, e aqui damos definitivamente os parabéns à produtora porque é um objectivo alcançado com distinção. Tudo acontece de forma natural e sequencial, com a responsabilidade vêm os grandes desafios, e se ao início praticamos o desporto por prazer, mais cedo ou mais tarde irão começar a aparecer oportunidades para chegarmos longe nesta dura caminhada.

Tudo aquilo que precisamos nesta caminhada está na nossa mochila, um mapa, um telemóvel com MP3 incluído e a bíblia do skat, pois é, uma bíblia, em toda a cidade de San Vandelona estão escondidos inúmeros spots que devermos ownar, se o conseguirmos fazer entraremos nesta espécie de bíblia, mas o melhor de tudo é que podemos ver os scores de todo o mundo, e porque não tentar ficar em primeiro lugar? Trabalho árduo e muito esforço são a receita principal para o conseguir. Temos também a ajuda de uma espécie de manual para aprendermos a realizar todos os truques, algo que se tornará muito útil em alguns tipos de jogos. A lista de músicas do jogo pode também ser alterada conforme o nosso gosto, mas infelizmente apenas o podemos fazer com as músicas predefinidas, mas não se preocupem, a banda sonora do jogo é excepcional.

Existem vários tipos de competições, uma delas é o Best Trick, na qual seremos pontuados conforme a melhor pontuação conseguida num único truque. Outra das competições consiste no mesmo, mas a nossa pontuação e sucesso na prova reside no somatório dos pontos de todos os truques feitos. Existe também o tradicional jogo do SKATE, no qual teremos que repetir os truques do nosso adversário até que ele caia, aí acontecerá o mesmo mas ao contrário, quando alguém não conseguir repetir o truque somará uma das letras da palavra SKATE, o primeiro a ter as 5 letras perde, é uma espécie de jogo do burro, mas é um burro mais radical. Todos estes modos de jogo poderão ser experimentados tanto online como offline, nomeadamente durante o modo carreira, no modo carreira este tipo de competições dá-nos dinheiro e prestigio para que sejamos conhecidos e por consequente aparecer na capa de revistas.

Explorar toda a cidade é algo de hilariante, existem imensos ???spots??? escondidos que os mais aventureiros poderão tentar encontrar, as cidades são enormes pelo que poderemos viajar entre elas através de estações de metro. Existem imensos pormenores típicos de uma cidade, carros a passar e a apitar, bem como pessoas que reagem á nossa passagem. Podem ainda encontrar algumas lojas de marcas e os parques de skate privados dessas mesmas marcas.

Durante o modo carreira poderemos também conhecer alguns dos skaters profissionais mais conhecidos do mundo, estes ensinam-nos a fazer alguns truques mas também nos fazem desafios que nos darão algum reconhecimento. Para além de tudo isto teremos ainda sessões de filmagens e fotos que poderemos escolher para aparecerem na capa, adivinha-se portanto muito divertimento. Um dos pontos negativos encontrados no modo carreira é o facto de não haver uma opção para andar a pé, o que por vezes se torna algo frustrante. Podemos também andar em áreas não reservadas para a prática de skate o que por vezes poderá custar umas belas multas, mas como o fruto proibido é sempre o mais apetecido???Mais do que isto não revelamos para que todos os vocês tenham o prazer de descobrir tudo o que de maravilhoso este jogo tem para oferecer.

O grafismo do jogo é bastante característico, não parece algo verdadeiro mas é bastante artístico. Toda a cidade tem pormenores gráficos muito bons, ainda assim quando olhamos para o ???infinito??? existem alguns edifícios e árvores mal definidas, nada de relevante para a experiência de jogo, a única coisa que poderá realmente chatear são as quebras a nível de Framerate, mas avisamos já que não são nada que ponha em causa a jogabilidade da maneira como já se ouviu em alguns sítios.

O modo online encontra-se muito bem enquadrado com o offline, como já dissemos poderão aceder a listagens de pontuações online, mas para além disso cada jogador tem um perfil online no qual pode partilhar as suas fotos e vídeos gravados. Os vídeos gravados podem ser editados por nós mesmos, poderemos adicionar alguns efeitos visuais e reduzir ou aumentar a velocidade, o único ponto negativo a apontar é o facto de não ser possível juntar vários vídeos ou até mesmo colocar uma música de fundo. Todos esses vídeos podem ser vistos por todo o mundo e avaliados pelos jogadores, os melhores vídeos aparecerão num TOP que pode ser visto por toda a gente, e avisamos já que há vídeos muito engraçados. Podemos também entrar num modo de TV onde poderemos ver outros jogadores por todo o mundo a treinarem. ?? portanto um jogo bastante ligado à comunidade.

Podemos ainda jogar com até um máximo de 4 amigos numa consola, os modos de jogo disponíveis são os mesmos do modo offline e existem ainda uma série de cenários e personagens jogáveis que poderão ser desbloqueadas no modo carreira.

No menu principal existe ainda uma secção de extras onde poderão ver todas as sessões de filmagens alusivas ao lançamento do jogo feitas por alguns dos skaters que temos a possibilidade de envergar.

Em tom de conclusão, Skate é um título obrigatório para os amantes deste desporto, um início brilhante para uma série que se adivinha de sucesso. O ponto de partida está assinalado, vamos ver o que nos espera no futuro pois ainda que este seja um excelente título existe ainda muito a melhorar, e ainda bem que assim o é, pois esperamos que futuros títulos nos continuem a surpreender tanto ou mais que este.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de ekans
©2016 GameVicio