GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Soccer 08 para PS3 de Eurogamer

por ekans, fonte Eurogamer, data  editar remover


Sendo este o primeiro FIFA da PlayStation 3, é perfeitamente normal que todos os utilizadores da nova consola da Sony estivessem a aguardar por este título. Para além disso, este é também o primeiro título de futebol disponível no mercado para a referida plataforma.

Conforme descrito na análise ao mesmo título mas na sua versão 128 bits, FIFA 08 para a PlayStation 3 apresenta-se bastante diferente da versão old gen, sobretudo no que toca aos gráficos do jogo e jogabilidade, possibilitando uma série de novidades que veremos ao longo da análise.

Contrariamente à versão PS2, nada nesta versão do título se encontra em Português, à excepção do manual que vem na caixa do jogo... Nem sequer mesmo os estádios dos três grandes estão disponíveis... Mas nem tudo é mau: pelo menos a nossa Bwin liga encontra-se lá totalmente licenciada.

Nesta versão para a PS3, tal como sucede em qualquer plataforma, o destaque vai sem dúvida para o modo Be a Pro. Seleccionada esta opção, o jogador tem a oportunidade de escolher um jogador de uma qualquer equipa disponível, e assumir o controlo total apenas deste durante o jogo. A câmara é imediatamente colocada numa posição por trás das costas do jogador, que vai deslizando lateralmente, de forma a dar-nos uma maior visão sobre a posição do nosso jogador... Nos primeiros contactos com este modo, o jogador sente certamente alguma dificuldade, e isto porque é difícil estar a ver os nossos companheiros a jogar sozinhos, andando nós a correr de um lado para o outro atrás da bola... Este modo apresenta-se de forma mais completa que o disponível na PlayStation 2, sendo que o jogador está sempre em constante avaliação... Assim, é possível que vejamos o nosso jogador a receber pontuação positiva por um bom remate ou passe bem executado, mas também podemos receber pontuação negativa no caso de um passe mal feito, carrinho fora de tempo, etc. Sem dúvida uma boa forma de motivar o jogador a utilizar este modo...

Para além deste novo modo, o jogo vem também acompanhado dos tradicionais modos como torneios e ligas. Destaque também para as Ligas Interactivas que este ano marcam presença no online da PS3. FIFA 08 faz-se ainda acompanhar por 30 ligas com cerca de 15 mil jogadores e 23 estádios reais, infelizmente nenhum deles português contrariamente ao que acontece na PS2.

Passando agora para a jogabilidade, o novo FIFA para a PlayStation 3 apresenta-se como um jogo mais táctico, lento e pensativo do que a versão old gen. O destaque passa pela física totalmente independente da bola que faz com que os nossos jogadores por vezes façam passes ou remates completamente disparatados. Mas explicando de outra maneira... Tal como acontece na realidade, um jogador que vá a correr a grande velocidade com a bola e que a seguir efectue um remate tem maior probabilidade de fazer com que a bola vá parar à bancada do que se estivesse a correr mais lentamente ou mesmo parado, facto que se verifica no novo FIFA. Mas as novidades não se ficam por aqui! Aproveitando o facto de ter falado em remates, fiquem a saber que existem diferentes possibilidades de rematar à baliza. Desta forma, podemos efectuar um remate normal com um simples clique no circulo, fazer um remate em jeito através do botão de remate e mantendo o R1 pressionado ou fazer um remate em balão se segurarmos noutro botão. Mas não só o remate vive deste novo sistema, pois também é possível executar passes em balão, por exemplo. Outras das novidades que não se pode deixar de falar quando se fala em jogabilidade são as novas opções de dribles disponíveis... Para tal, o jogador apenas tem de manter pressionado o botão L2 e dar uso ao seu analógico direito. São inúmeras as possibilidades e movimentações possíveis através do novo sistema, sendo algumas até ligeiramente complicadas de efectuar... e muito mais complicadas quando estamos em pleno jogo. Contudo, e como foi referenciado umas linhas atrás, o jogo apresenta-se um pouco lento, que apesar de talvez dar um ar mais realista ao título, não deixa de ser por vezes aborrecido... muito devido aos movimentos dos jogadores que por vezes são bastantes lentos a virar-se ou movimentar-se. Como é natural, nem todos os jogadores são capazes de executar todas as fintas de forma eficiente. Apenas jogadores como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, etc... o são capaz de fazer.

No que toca ao visual, este novo FIFA consegue apresentar bons pormenores. Um dos aspectos é, por exemplo, as roupas dos jogadores que chegam mesmo a movimentar-se conforme o jogador. Para além disso, os movimentos visíveis por parte dos nossos atletas são bastantes, criando por vezes uma sensação algo para o realista devido ao tão elevado número de acções disponíveis. Um dos bons pormenores está na execução de fintas devido aos bons movimentos que os atletas executam. Para além disso os rostos dos jogadores e expressões também se apresentam bem, sobretudo em caso de jogadores mais conhecidos, porque outros estão totalmente diferentes...

Passando agora para o lado sonoro, este FIFA tem um comportamento bastante bom. Como vem sendo habitual, os ambientes dos menus continuam como sempre, ou seja, com um bom conjuntos de temas sonoros. Durante o jogo, é também criado um bom ambiente, sendo que nos principais clubes portugueses é mesmo possível ouvir os adeptos a gritar e a fazer-nos ouvir alguns dos cânticos que levam até aos estádios reais!

Para terminar, convêm fazer referência ao facto de o modo online estar também disponível nesta versão, sendo por isso um ponto a favor da longevidade do título. Para jogar, apenas é necessário ter uma conta na EA. Este ano é possível confrontos com um total de 10 jogadores em campo. Para além disso, como já foi referido anteriormente, este ano a PS3 recebe as ligas interactivas, no qual o jogador se pode inscrever e participar nestas competições. Existem ainda opções para os jogadores organizarem os seus próprios torneios, bem como fazerem upload de vídeos de alguns dos seus melhores replays.

Em jeito de conclusão, esta primeira incursão de FIFA para a PlayStation 3 consegue proporcionar uma experiência interessante de futebol. ?? certo que ainda há alguns toques e pormenores a rever sobretudo na jogabilidade, mas mais uma vez a EA deu um passo em frente no caminho certo para esta série. Sendo este o primeiro título de futebol para a PS3 disponível do mercado, é desde já uma boa opção para os amantes deste tipo de desporto.


Nenhum comentário

||
Eurogamer
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de ekans
©2016 GameVicio