GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Street 2 para X-Box de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Em uma nova tentativa de transportar as peladas para o videogame, a EA Big lança FIFA Street 2, uma seqüência que melhora muito pouco a fórmula do original e continua com a bola murcha.

O jogo conta com algumas inovações que realmente fazem a diferença na jogabilidade, balanceando melhor a relação dribles-defesa. Mas o avanço ainda é pequeno, e os dribles fantásticos ainda são indefensáveis o bastante para deixar FIFA Street 2 divertido a seu jeito, mas ainda bem enjoativo, simples e defeituoso.

Fácil como qualquer pelada


A EA não se importou em ensinar o novo jogo: os tutoriais estão ???escondidos??? no menu de opções, e por isso, podem acabar passando batido. Mas caso aconteça, não vai fazer tanta diferença, pois eles não passam de curtos vídeos, narrados em inglês, que explicam apenas alguns comandos básicos de forma sintética e nada interativa. Por sorte, FIFA Street 2 é simples e bem fácil de aprender.

A jogabilidade, apesar de ter sido um pouco melhorada, não chega a agradar. A movimentação dos jogadores é algo inconstante: na maior parte do tempo, parece que as chuteiras estão magnetizadas com a bola, mas em outros momentos, principalmente depois dar um chapéu ou algum drible similar, os jogadores têm uma dificuldade impressionante para dominar a redonda. A câmera do jogo acaba agravando essa falha: em certos dribles e embaixadinhas, um zoom absurdo e automático impossibilita o jogador de enxergar a bola, os rivais e qualquer outra coisa. Além de ser o pior defeito do jogo, configura uma grande vantagem para o computador, uma vez que este sempre acaba dominado a bola, principalmente se a tentativa de drible for sua.

Mesmo com os novos movimentos anti-drible, ainda é bem difícil pará-los e é insuportável ver seu jogador ser fisgado por dribles infinitos, sem a chance de tentar impedir que ele se torne um mero coadjuvante diante dos truques fantásticos de FIFA Street 2. Os movimentos exagerados são bem legais e fazem parte do espírito do jogo, mas parece que, ao mesmo tempo em que capricharam nos efeitos visuais, falharam na jogabilidade.

A inteligência artificial também não é muito brilhante. ?? frustrante chutar para o gol e ver que quem interceptou a bola foi um dos melhores jogadores do mundo, jogando pelo seu time. Além disso, é raro que os jogadores estejam em boa posição para receber passes e cruzamentos ??? às vezes eles ficam simplesmente parados sem tentar evitar a marcação.

?? interessante ver como os truques são super valorizados: qualquer drible medíocre vale mais ???pontos de manobra??? que tabelas aéreas sensacionais e até mesmo gols de qualquer tipo. Acumulando esses pontos, o jogador ativa o ???Gamebreaker???, que é um momento em que os gols saem com mais facilidade e o drible, feito em um ou dois jogadores rivais, pode aumentar o valor de cada gol e até ???tirar??? gols do adversário. Se driblar os três jogadores e marcar durante o ???Gamebreaker???, o jogo está ganho, independente do tipo de vitória.

Em quase todos os modos de jogo, então, gols fora do ???Gamebreaker??? são altamente dispensáveis. São importantes mesmo apenas no modo clássico, em que não vale ???Gamebreaker???, e ganha quem realmente marcar gols. ?? o modo mais divertido, mais ainda assim, não chega a ser muito gratificante devido a algumas falhas notórias de jogabilidade. Além de apresentar algumas formas de marcar que são indefensáveis, se o jogador chegar à linha de fundo e chutar, é gol quase na certa. Se não for, é gol no rebote. O curioso é que o jeito mais fácil de marcar no jogo é um dos mais difíceis na vida real.

Para agradar aos brasileiros


Começar um jogo no modo carreira é bem divertido. As possibilidades de customização do personagem são múltiplas, e é gratificante destravar novos dribles e roupas para seu peladeiro. Criar um time também é interessante, com destaque para criação do campo que vai ser a casa da equipe. Algo para ser notado são as arenas disponíveis no jogo: quase todas são cidades ao redor do mundo, por exemplo: Nova York, Roma, Berlim, etc. Mas os dois campos no Brasil levam o nome de Favela e Barra Beach, demonstrando, talvez, ignorância geográfica ou displicência com as cidades brasileiras. No site do jogo, Favela aparece como Rio de Janeiro, e Barra Beach mantém o mesmo nome, mas fica em algum ponto do nordeste do país, segundo o mapa.

Mas com exceção deste pequeno porém, o jogo agrada os brasileiros, de certa forma: os jogadores do Brasil são os melhores, e quando a pelada acontece em uma das arenas do país, é possível escutar uma narração abafada em bom português. Além disso, uma das três rádios presentes em FIFA Street 2 é narrada pelo DJ Marky, em Português, e conta com muito de música nacional.

A trilha sonora é inclusive o melhor do jogo, e cria um clima legal para as partidas. Isso somado aos gráficos que exploram bem o fim de carreira do Xbox, PS2 e Gamecube, garante uma experiência interessante ao se jogar FIFA Street 2. O capricho ao recriar os as estrelas do futebol e seus trejeitos, além da boa modelagem dos campos onde rolam as partidas também são pontos positivos facilmente percebidos.

O Veredicto:
Apesar de ser melhor que o primeiro, FIFA Street 2 desaponta e deixa a idéia de que a série de futebol de rua da EA só vai ser um bom jogo daqui a muitas edições. A jogabilidade e a câmera ??? que aproxima o bastante para atrapalhar muito ??? são defeituosas e acabam sobressaindo diante dos méritos mais evidentes do jogo, como a idéia original, a boa arte e a trilha sonora bem selecionada. Seria bom se, na próxima edição, a EA tratasse o jogo não tanto como um ???mod??? de NBA Street, mas como basicamente um jogo de futebol.


Prós:

+ Dribles são realmente bonitos de serem vistos;
+ Gráficos caprichados e bem detalhados;
+ Trilha sonora , com destaque para a rádio narrada pelo DJ Marky em português;


Contras:

- Jogabilidade ruim;
- Movimentos de defesa ainda são ineficazes;
- Câmera que atrapalha por zoom excessivo;
- ???Bug??? para marcar gols;
- Gols Sub-valorizados;
- Inteligência Artificial nem um pouco inteligente.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio