GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Command & Conquer: The First Decade para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Para os fãs de Command & Conquer, a única novidade trazida pelo pacote The First Decade é a confirmação, por parte do criador da franquia, Louis Castle, de que a série vai continuar, apesar de estar temporariamente substituída no portfólio da EA por jogos de estratégia em tempo real envolvendo a licença de O Senhor dos Anéis. O resto do pacote é dedicado totalmente à nostalgia e à comodidade de quem quer colecionar todos os Command & Conquer em um único DVD.

The First Decade traz praticamente todos os jogos da série desde 1995 e suas expansões na forma original, sem retoques, com a única vantagem de agora funcionarem no Windows XP. Apenas um jogo ??? C&C Sole Survivor ??? ficou de fora. Mas é compreensível, já que se trata do maior fracasso na franquia até hoje, e de um jogo exclusivamente on-line que já não possui os servidores necessários para funcionar.

Clássico é clássico e vice-versa


Os seis jogos originais e as seis expansões compreendem três universos e até um gênero diferente ??? caso do tiro em primeira pessoa inventado para C&C Renegade. A idéia original, centrada no mineral ???Tiberium??? e na luta entre o bem e o mal, foi revezada com histórias inspiradas em conflitos possíveis, como o confronto entre Aliados e União Soviética de C&C Red Alert e a tensão entre EUA, China e Terroristas, do mais recente C&C Generals. Vejamos cada um:

Command & Conquer ??? O original, também chamado de C&C Tiberian Dawn, apresenta a guerra entre a ???Iniciativa de Defesa Global??? (GDI) e a ???Irmandade de NOD???. A história, narrada através de seqüências filmadas com atores reais, hoje diverte bastante pelo seu aspecto de ???filme B???. O jogo ainda é perfeitamente jogável e potencialmente divertido, embora tecnicamente seja muito fraco e contenha alguns bugs ou más adaptações aos PCs modernos ??? como é o caso dos filmes que aparecem com linhas horizontais grotescas, simulando o entrelaçamento de uma TV. Este original também conta com a expansão, The Covert Operations.

Command & Conquer: Red Alert ??? Originalmente planejado como uma expansão do primeiro jogo, esta guerra paralela entre Russos e Aliados ficou tão boa que foi lançada como um produto separado. Red Alert é superior ao original em todos os aspectos, mas ainda compartilha da mesma parte técnica e dos mesmos defeitos de adaptação. As expansões Aftermath e Counterstrike estão incluídas.

Command & Conquer: Tiberian Sun ??? A primeira grande evolução gráfica em C&C conta com os mesmos exércitos do primeiro jogo ??? NOD e GDI ???, desta vez cheios de unidades novas, como um enorme tanque-andador. O visual em perspectiva isométrica dá uma ótima visão do cenário e a parte técnica, no geral, está bem melhor adaptada aos PCs modernos. Apesar de não ter sido muito bem balanceado mesmo na época em que foi lançado, ainda é um jogo bastante apreciável hoje. Junto, vem a expansão Firestorm.

Command & Conquer: Red Alert 2 ??? O segundo Red Alert é considerado por alguns o melhor da série, e é fácil entender por quê. O visual bidimensional, mas em perspectiva, é bem bonito e detalhado e as unidades, que incluem até polvos e golfinhos-bomba, são muito interessantes. Inclui a excelente expansão Yuri???s Revenge.

Command & Conquer: Renegade ??? O estranho no ninho e pior jogo do pacote é um tiro em primeira pessoa ambientado no universo C&C. Quando foi lançado, não agradou pela má execução e a falta de graça do tiroteio. Hoje, só serve como complemento à coleção e uma curiosidade para os fãs.

Command & Conquer: Generals ??? Lançado há 3 anos, este ainda é um excelente jogo de estratégia em tempo real. Algumas mudanças em relação aos anteriores incluem gráficos totalmente tridimensionais, a ausência dos filminhos com atores reais e três exércitos com estilos muito diferentes ??? EUA, China e os terroristas GLA. ?? o jogo com melhor balanceamento, gráficos e jogabilidade, mas o menos focado na história e apresentação. A expansão Zero Hour traz três variações para cada exército, além de unidades, mapas e modos de jogo inéditos.

Os fãs colecionadores podem até se queixar da falta das famosas seqüências de instalação dos originais, substituídas agora por um longo processo de entrar números seriais para cada jogo e longos minutos de instalação. Os servidores para partidas on-line de vários deles também já não existem oficialmente, portanto os jogadores interessados nesta opção terão que recorrer a ferramentas não-oficiais.

A versão brasileira de The First Decade não chega a ser luxuosa, mas traz um manual em capa dura e o DVD de bônus que inclui uma entrevista com o produtor Louis Castle e uma breve história da série. Não há nada realmente revelador ou interessante no DVD, mas apenas uma narração bastante corrida do que é o universo C&C e como a série surgiu. Por opção da EA, todos os jogos estão em inglês, mesmo que vários deles tenham sido lançados originalmente em português aqui no Brasil.

O Veredicto:
The First Decade não traz quase nada além de uma boa oportunidade de ter todos os jogos da série em um único DVD. O conteúdo do disco de bônus é bastante fraco, e os jogos não receberam qualquer incremento, a não ser pela compatibilidade com o Windows XP. Os jogos mais recentes, como Red Alert 2 e Generals, ainda são bastante apreciáveis e não ficam devendo muito aos novos títulos de estratégia em tempo real. Já os dois primeiros não se adaptaram tão bem, embora sejam fundamentais para a coleção.


Prós:

- Doze jogos em um único DVD;
- Red Alert 2 e Generals ainda divertem bastante.


Contras:

- Conteúdo do DVD de bônus é fraco;
- Alguns bugs e mau funcionamento dos jogos mais antigos;
- Nada de novo nos jogos.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

8.6 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio