GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Tekken: Dark Resurrection para PSP de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Com todos os prós e contras que uma versão de um jogo de console para um portátil pode acarretar, Tekken: Dark Ressurection de PSP surge como uma surpresa agradável. O título tem tudo para não decepcionar os fãs de um bom jogo de luta, com muitos modos, lutadores e extras.

Não é nada muito diferente do que já foi visto na versão de PS2, mas impressiona por ser completamente inédito no PSP. O visual bem caprichado, somado à jogabilidade agradável que já é marca registrada de Tekken (ainda que um pouco atrapalhada pelo direcional do PSP), perfazem um ótimo jogo é uma ótima opção de porrada ???on the go???.

Pancadaria bem-feita


A história de Tekken: Dark Ressurection começa onde terminou Tekken 4, e apesar de não ser exatamente criativa, é uma ótima desculpa para pancadaria: logo depois de uma luta contra Heihachi e Kazuya Michima, Jin Kazama sai como vitorioso e foge do local conhecido como Hon Maru, deixando ambos inconscientes. Logo em seguida, o lugar é invadido por milhares de Jacks 4, programados para assassinar Heihachi. Kazuya foge, deixando Heihachi morrer. Mas as explosões causadas pela batalha acabam por libertar Jinpachi Michima, pai de Heihachi e fundador do Zaibatsu Michima. Dias depois, é anunciado o 5º torneio do punho de ferro (Iron Fist Tournament).

Cada um dos 34 lutadores de Tekken entra no torneio por razões pessoais, e desta vez, todos poderão ser selecionados desde o início, sem a necessidade de precisar vencer o modo história com vários lutadores para destravar os demais. Além disso, cada lutador pode ser amplamente customizado, a partir de uma lista de acessórios, e estes sim devem ser destravados.

Existem dois novos personagens em Tekken: Dark Ressurection: Lili, uma garota rica de Mônaco que combina dança e luta de rua em um estilo próprio cheio de rodopios, e Dragunov, um russo que luta o sistema marcial soviético conhecido como Sambo. Ambos são bem equilibrados, sendo uma boa adição ao enredo do jogo.

Mas o mais interessante sobre os personagens de Tekken é o detalhamento dos estilos de luta dos mesmos. Apesar de alguns exageros, é possível reparar com clareza como os movimentos são fieis aos de artes marciais reais, deixando explicito que a equipe que fez o jogo se preocupou bastante com o trabalho de pesquisa. Asuka Kazama conta com várias técnicas de Aikido em seu repertório, além de ocasionalmente usar o uniforme tradicional da arte. A mistura de Karate e Judô em Paul Phoenix também é clara, e os movimentos de Capoeira exibidos por Eddy Gordo e Christie Monteiro mostram que os produtores realmente gastaram tempo para conhecer o assunto.

Somada ao realismo de quase todos estilos presentes no novo Tekken, a jogabilidade também não deixa a desejar. Mesmo com os defeitos do direcional do PSP, que atrapalha principalmente nas diagonais, é possível jogar Tekken sem grandes problemas na tela pequena. Não é tão fácil quanto no PS2, mas também não é uma tarefa impossível.

Jack 5, o rei do boliche


Um grande defeito de uma versão para portátil de um jogo de luta são as complicações no multiplayer. Tekken conseguiu resolver o problema, com uma única falha: não existem combates diretos online. Para sanar o defeito, foram acrescentadas diversas opções: em jogos locais é possível duas pessoas jogarem em ???game sharing??? com um único UMD do jogo, o que aumenta as chances de jogar Tekken com os amigos. Mas a solução online é que surpreende pela criatividade: o jogador pode enviar para net ???ghosts???, e também baixar os mesmos de outras pessoas. Os ???ghosts??? são arquivos que capturam a forma que determinada pessoa joga, recriando o estilo de lutar do jogador em uma inteligência artificial. Funciona até bem, e existe uma comunidade ativa de ???ghosts??? se formando na internet.

Outro fator interessante é a possibilidade de compartilhar seus recordes na internet, comparando seu desempenho em relação a outros jogadores. Nada disso faz passar despercebido que não se pode jogar diretamente online, mas as soluções criativas aliviam o que poderia ser um grande defeito.

Uma interessante adição no jogo de PSP é uma versão de Tekken Bown, o boliche do Tekken, que é um bom mini-game. Apesar de não ser muito diferente de um jogo de boliche de celular, jogar com os personagens de Tekken acrescenta bastante diversão. Enquanto alguns arremessam a bola com pouca força e grande precisão, como o canguru Roger Jr., que não consegue fazer a bola chegar a 30 Km/h, Jack 5 faz arremessos que chegam a mais de 100 Km/h.

Visual de jogo grande


Para os padrões do PSP, Tekken é um jogo graficamente excelente. Os personagens, os cenários e as animações não ficam devendo em nada aos de PS2 ??? tudo é finamente trabalhado e parece chegar quase no máximo da atual capacidade do PSP. E o alto nível visual não refletiu em longos tempos de carregamento ??? pelo contrario, parecem ser até mais curtos que os de PS2.

Sonoramente, o jogo também cumpre seu papel: as dublagens são muito bem adequadas, assim como os sons de porrada que caracterizam o jogo. A trilha sonora é ótima, seguindo o estilo eletrônico tradicional de Tekken, e desta vez supera muito em qualidade os outros jogos da série.

O Veredicto:
Quem procurava um bom jogo de luta do PSP e não achava pode considerar o problema solucionado: Tekken: Dark Ressurection se dá muito bem com o portátil e é uma ótima opção no gênero. Gráficos excelentes, movimentos bem feitos, novos personagens e modos de jogo deixam a impressão de que, assim como provava Ridge Racer, a Namco sabe como ninguém como adaptar uma franquia do console grande às limitações de um portátil.


Prós:

- Movimentos realistas, na medida do possível;
- Gráficos impecáveis;
- Boa solução para o multiplayer;
- Mini game de boliche divetido;
- Inteligência Artificial competente;


Contras:

- Ausência de online direto;
- Jogabilidade atrapalhada pelo direcional do PSP.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio