GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Heroes of Might and Magic V para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Depois que a New World Computing, tradicional produtora de Heroes of Might and Magic, fechou as portas, muitos acreditaram que a quinta edição do jogo jamais veria a luz do sol. Estavam enganados: o estúdio russo Nival Interactive, sob encomenda da Ubisoft, assumiu a responsabilidade para criar o quinto episódio da série, que chegou aos EUA em maio e apenas agora ao Brasil.

A Nival Interactive preferiu não arriscar: o novo Heroes of Might and Magic é como um upgrade tridimensional do que já foi apresentado na série. Heróis, vilões, fantasia, cidades e turnos se reencontram em com gráficos atualizados e pequenas alterações no que já foi feito.

Sem novidades no front


O estilo de Heroes of Might and Magic continua o mesmo: estratégia de turnos, com um tema de fantasia medieval clássico, em que seis facções se enfrentam: Haven, Necropolis, Inferno, Academy, Dungeon e Sylvan, cada qual com sua própria coleção personalizada de heróis e unidades, além de cidades-natais diferenciadas. As variações entre as facções são realmente interessantes e fazem muita diferença, sendo que o estilo de jogo com uma é completamente diferente do estilo com outra.

Mas apesar de todas essas variações interessantes, a jogabilidade geral também não foge aos padrões da série: cabe ao jogador comandar heróis acompanhados de exércitos, procurando briga em um cenário recheado de monstros errantes, tesouros e recursos. Além do herói, o jogador deve também administrar e defender sua base, uma cidade onde é possível recrutar novas tropas e contratar novos heróis na taverna. ?? possível ainda construir estruturas na cidade, sendo que algumas são essenciais para se obter certas unidades. Também existem construções que geram recursos e podem ser capturadas no mapa maior, e estas possuem grande valor estratégico.

Até então, nada de muito diferente de seu antecessor. Mas parece que além de não querer mexer muito na fórmula base do jogo, a Nival fez um retrocesso considerável: em Heroes of Might and Magic IV, uma das grandes novidades era a possibilidade dos heróis lutarem em campo de batalha como unidades normais, o que era bem interessante e deixava estas entidades mais úteis ainda. Mas agora, em Heroes V, o herói não é mais que um general que comanda as tropas e foge depois de perder. O retrocesso é bem desanimador, afinal, essa era uma das grandes mudanças estratégicas de batalha presentes na série.

Sobre as batalhas, feita a exceção aos gráficos agora em excelente 3D, não há qualquer grande alteração: um herói de cada lado deve comandar sua tropa para derrotar a tropa inimiga, em turnos. Apesar da fórmula ainda ser boa, as batalhas poderiam ser melhores, afinal, são pouquíssimas as inovações apresentadas e elementos que acrescentassem um pouco mais de dinamismo ao combate seriam muito bem vindos. Por um lado o jogo não trai o espírito da série em momento algum, mas o estilo sw combate parece um pouco fora de moda, e mesmo veteranos podem acabar se cansando da mesmice.

As batalhas podem não ser excelentes, mas cumprem sua função, mantendo bem o ritmo de jogo. Infelizmente, o mesmo não pode se dizer da campanha singleplayer. Além de um enredo bem fraco, personagens superficiais e ganchos mal-elaborados, o modo é excessivamente longo e cansativo. São muitos níveis que basicamente batem na mesma tecla em questão de história e jogabilidade, e é preciso muita paciência para conseguir jogar até o fim, mesmo para fãs que se disponham a passar horas jogando. O problema se agrava por outros fatores: o manual de Heroes of Might and Magic V é breve e explica apenas alguns conceitos básicos e o funcionamento do modo, portanto, grande parte do funcionamento do jogo deve ser aprendida na pratica. Mas a interface do jogo não é muito amigável nesse aspecto e para saber o que faz determinada habilidade ou artefato, só testando mesmo. E é possível passar um jogo inteiro sem entender qual exatamente a vantagem de usar certos itens.

Já o multiplayer mantém uma média razoável. Mesmo com algumas alterações, como o modo Ghost, em que os jogadores podem realizar algumas ações durante o turno do oponente, jogar Heroes of Might and Magic online continua sendo uma tarefa árdua, devido à longa duração de uma sessão de jogo. Em contrapartida o modo Hotseat, em que até quatro jogadores se revezam em um mesmo PC, é o jeito perfeito de se jogar. Com alguma companhia para passar o tempo, não fica tão chato esperar o turno dos outros, mas os jogadores que toparem essa sessão devem estar preparados para jogarem mais vezes ou então passar um bom tempo juntos para terminar o jogo.

Heroes 3D


Considerando que se trata de um jogo de estratégia em turnos, o visual de Heroes of Might and Magic V é até um exagero de detalhes, com boas texturas, efeitos visuais convincentes, CGs de alto nível, e um grande destaque para as cidades, que ficaram muito bonitas. Com se não bastasse a alta qualidade do visual, são dezenas de tipos de criaturas, cada um com seu estilo particular e habilidades únicas.

Os sons são aquilo que pode se esperar da série: uns bons barulhos de magias, uma trilha sonora orquestral de fantasia muito boa, e outros efeitos práticos. Os diálogos das campanhas não são muito bem dublados, mas como a história também não é grande coisa, não se perde muito nisso.

O Veredicto:
Além dos bons gráficos, e da boa jogabilidade, Heroes of Might and Magic V é um herdeiro fiel do estilo consagrado da série, sem mexer em quase nada da fórmula original. Mas o conservadorismo tem suas conseqüências: a falta de inovações, principalmente na jogabilidade, faz com que o jogo pareça apenas uma reciclagem de seus antecessores, o que definitivamente não atraí iniciantes, e pode decepcionar veteranos que esperavam por alguma grande novidade.


Prós:

- Gráficos bonitos;
- Modo Hotseat divertido;
- Seqüência fiel da série;


Contras:

- Não inova em quase nada;
- Difícil para iniciantes;
- Modo singleplayer chato e entediante.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

8.1 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio