GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Soccer 07 para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Já faz um tempo desde que a EA resolveu mudar um pouco o futebol de FIFA, aproximando-o um pouco mais de seu principal concorrente, o Winning Eleven da Konami. Mas parece que agora o estúdio começou a acertar os chutes: apesar de estar mais próximo que nunca do seu principal rival em jogabilidade e estilo, várias soluções originais e criativas conseguem fazer com que FIFA tenha uma identidade, e ao mesmo tempo consiga apresentar concorrência ao futebol da Konami.

Mas apesar de tudo, a EA não segura o ritmo de jogo por todo o tempo. Alguns pequenos problemas no multiplayer, somado aos muitos outros bugs dão a impressão que o jogo saiu mal-acabado, sem uma revisão acurada. Ainda assim, FIFA 07 é provavelmente o melhor da série já lançado, e surpreende bastante em jogabilidade e extras.

De volta ao jogo


?? inegável que FIFA vem absorvendo muitos elementos de Winning Eleven, principalmente na questão da jogabilidade. Mas dessa vez o futebol da EA foi mais longe e conseguiu se diferenciar um pouco, apesar de ainda não chegar ao ponto de merecer ser chamado de original.

A característica mais marcante que pode ser apontada como o grande diferencial de FIFA 07 são os chutes. Tanto as cobranças de faltas quanto os chutes ao gol estão balanceados e intuitivos, de um jeito que não deixa um gol de falta algo muito difícil, mas definitivamente não faz com que seja algo fácil. Além dos chutes, outro avanço bem visível são as estratégias de jogo: está bem mais fácil e agradável montar formações e táticas, e muito mais claro notar as diferenças que acontecem ao modificar essas configurações.

O mesmo vale para os oponentes: a inteligência artificial de FIFA está mais convincente que nunca, com times que pensam em equipe, apresentando comportamentos bem realistas e sofisticados. Ainda não chega a ser excelente, mas agora é possível jogar FIFA sozinho por um bom tempo sem perder a paciência, e demora mais para pegar o jeito de marcar gols no computador sempre. O grande destaque vai para a performance dos goleiros, que está bem natural e muito menos previsível, com defesas e gols bem mais convincentes.

Como alternativa a jogar FIFA 07 sozinho, existem bons modos multiplayer para aqueles que preferem um oponente humano. Além do bom e velho modo de jogar com os amigos em casa, existem opções online que valem a pena, como o novo modo ???Ligas Interativas???, apesar de que sua eficiência só poderá ser melhor discutida após um certo tempo de existência do jogo. Funciona da seguinte forma: os jogadores podem se cadastrar como torcedores de um time qualquer, e quando este jogar partidas no mundo real, os mesmos enfrentam torcedores do time rival em partidas na internet. Cada vitória nessas partidas conta como um voto. O time que tiver mais votos, avança três pontos na tabela virtual, fazendo com que os torcedores mais habilidosos consigam levar sua equipe adiante em uma simulação virtual da liga. O outro modo é o multiplayer online clássico, em que o jogador pode enfrentar oponentes reais e subir pontos em um ranking com vitórias. O único porém é que a jogabilidade online as vezes é severamente comprometida pelo lag, atrapalhando bastante o desenvolvimento dos jogos e por muitas vezes impossibilitando a realização dos mesmos.
Como suporte às ligas interativas, apareceram várias opções interessantes na interface geral: uma barra de noticias da ESPN é atualizada em tempo real com informações reais de futebol, como resultado dos jogos de diversas ligas do mundo, incluindo Brasil. Além disso, a EA garantiu que as transferências entre jogadores poderão ser atualizadas na internet, garantindo que por toda sua existência FIFA 07 continue atual.

Outros extras também são dignos de nota como as licenças para uniformes e nomes de jogadores e a possibilidade de jogar diversas ligas mundiais, incluindo a série A brasileira. E para os torcedores de times que estão na série B ou pior, existe a possibilidade de tentar recriar seu time com o editor disponível no jogo, e encaixar o mesmo em uma das ligas existentes, o que é especialmente divertido no modo dirigente, que é um simulador simples e divertido de técnico de futebol.

Bola fora na programação


Não existem grandes diferenças visuais entre o FIFA atual e seu antecessor, também porque faz pouquíssimo tempo que Copa do Mundo FIFA 2006 saiu. Ainda assim, fazendo um balanço com os últimos títulos da série, parece que os gráficos não vêm mantendo um bom ritmo de evolução. As mesmas texturas pálidas persistem, e é notável um tímido avanço nas animações. Já passou da hora de atualizar o visual de FIFA.

Outro aspecto que mantêm o mesmo nível técnico é a trilha sonora, só que desta vez não há queixa contra isto fato, já que as músicas licenciadas do jogo continuam excelentes como sempre. São vários músicos de diversos países, com o Brasil sendo representado por Seu Jorge, com a ótima ???Tive Razão???. Os demais aspectos sonoros melhoraram bastante: efeitos sonoros de torcidas vibrando podem aparecer enquanto o jogador navega pela interface de FIFA; durante os jogos, os gritos de torcida estão ainda melhores e mais realistas; e as narrações de Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho (PVC) estão em nível bem superior ao dos seus antecessores.

Mas depois de tantos acertos no novo FIFA, não podia faltar uma bola fora. Ou várias: existem muitos bugs espalhados pelo jogo, que tiram a paciência de qualquer um. A maior parte é de pequenos defeitos que não chegam a atrapalhar muito a performance geral, mas irritam um pouco. Mas alguns defeitos maiores são definitivos para a jogabilidade, como por exemplo, a alteração na configuração dos controles com o joypad, em que certos fatores cruciais não são salvos nunca. Além disso, com algumas marcas de controles USB, os menus da interface se movimentam sozinhos. O curioso é que existe um patch para corrigir esses defeitos, mas no FIFA 06, o que leva a conclusão que os erros são recorrentes. Até a publicação desta análise, não apareceu nenhum patch para corrigir os bugs em FIFA 07.

O Veredicto:
A EA conseguiu colocar FIFA de volta no jogo, criando uma concorrência respeitável para o Winning Eleven da Konami. Ainda tem muito a ser feito, mas FIFA 07 é definitivamente o melhor da série até hoje, e mesmo para os fãs do rival, vale a pena dar uma conferida. Já o visual do jogo não está muito bom, principalmente por continuar quase o mesmo em todas ultimas edições do jogo. Alguns bugs e pequenas falhas no multiplayer são os piores defeitos, e o melhor momento para adquirir um FIFA será quando a EA lançar um patch para corrigir os defeitos. E é bom que a correção chegue antes de FIFA 08.


Prós:

- Jogabilidade indiscutivelmente melhor;
- Toneladas de extras;
- Parte sonora excelente.


Contras:

- Gráficos desatualizados;
- Problemas no Multiplayer;
- Bugs variados.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

9.6 / 10
GamesBrasil
8.5 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio