GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Guitar Hero II para PS2 de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Guitarras de brinquedo são normalmente objetos para meninos de até 6 anos, mas no caso do instrumento de plástico de Guitar Hero II, é possível ser feliz e segurá-la sem constrangimento qualquer que seja a sua idade.

O jogo original foi uma unanimidade entre os jogadores do Playstation 2, e a seqüência lançada agora traz novidades que devem manter a boa reputação do jogo, como um novo modo multiplayer e um repertório de bom rock???n roll.

Botões afinados


Para aqueles que não jogaram o predecessor de Guitar Hero, eis os conceitos básicos do jogo: pode-se jogar tanto com a guitarra da Red Octane quanto com o Dual Sock 2. Com o tradicional joystick do Playstation 2, o jogo é tão simples quanto o sincronismo do apertar dos botões com as indicações dos acordes que descem a tela. Os botões utilizados são L1, L2, R1, R2 e X, além da alavanca analógica esquerda a ser utilizada como alavanca de distorção e do ???select??? para ativar um efeito especial, a ser explicado posteriormente neste texto.

Contudo, Guitar Hero II realmente brilha somente com a guitarrinha. Com este pseudo-instrumento de plástico, o jogador deve utilizar os cinco botões localizados no braço da guitarra e ativar uma alavanca no centro do corpo que objetiva a simulação do dedilhar das cordas. Para apimentar a experiência, o jogador tem ao seu dispor uma alavanca de distorção para gerar interessantes efeitos. E mais... Após uma seqüência de notas bem tocadas, tem-se acesso ao Star Power. Este bônus pode ser disponibilizado durante a música para simular o ápice da sua apresentação levando a platéia ao delírio para dobrar a sua pontuação e/ou simplesmente torná-los mais tolerantes aos seus erros em um daqueles solos intermináveis. Para ativá-lo, deve-se apenas levantar o braço da guitarra fazendo um ângulo de 90º graus com o solo. Absolutamente simples e intuitivo.

Sem os coitos ou as viagens lisérgicas, mas com muito rock???n roll

Obviamente, o jogo vem recheado com uma trilha sonora eclética que abrange diversos estilos do rock. Ao todo são 40 composições que ficaram famosas sendo interpretadas por Guns???n Roses, The Police, Alice in Chains, Aerosmith, Nirvana e a fins, além de outras músicas-bônus tocadas por bandas menos relevantes no cenário mundial. Fato comum a todas músicas é a qualidade da interpretação que ostenta excelência em todas as notas. Contudo, existe um merecedor de destaque na trilha é Free Bird de Lynard Skynard, que é considerada como o desafio definitivo para qualquer guitarrista, virtual ou não, e sua execução é simplesmente empolgante.

Para protagonizar adequadamente a diversa gama de estilos deste jogo musical, existem vários personagens que podem ser escolhidos para ser sua estrela da guitarra. A maioria é interessante e inspirada em figuras que representam várias vertentes do rock e, além da caracterização visual, cada um apresenta movimentos distintos durante sua performance.

A platéia também faz parte do show em Guitar Hero II. A reação da sua audiência traz um elemento bacana à jogatina e, além das vaias e aplausos que variam de acordo com a performance do guitarrista, existem outras demonstrações de carinho dos fãs como o arremesso de garrafas ao palco em alguns dos primeiros porões da carreira. Além disso, quando são encerradas determinadas músicas com sucesso, o pedido de bis pela multidão ecoa gratificantemente pelos templos do rock. Nada como a exibição gratuita de tetas a la Woodstock ou rituais pagãos realizados por adoradores nus do Rei Lagarto, mas ainda assim gratificante para um guitarrista de brinquedo.

Guitar Hero II também trouxe novidades bem vindas como o suporte à telas 16:9 e alta resolução. Entretanto, pode-se dizer que as imagens geradas em tempo real são simplesmente adequadas. Nada mais do que isso.

Hey Joe!


Aí vai um clichê: Guitar Hero II é fácil para se iniciar, mas dominar os níveis mais avançados se torna tarefa para verdadeiros seguidores de Hendrix que mescla satisfação e frusrtação. ?? verdade também que o senso de realização é sensacional quando se tem uma execução perfeita de um solo complicado. Contudo, no mais alto nível de dificuldade, o jogo não é misericordioso e também não deixa dúvidas sobre o seu potencial em causar lesões, principalmente no braço esquerdo, nos heróis da guitarra de primeira viagem. Para amenizar a dor do aprendizado, principalmente para os guitarristas de brinquedo de primeira viagem, esta nova versão de Guitar Hero vem com um módulo de treinamento pelo qual pode-se escolher aquele solo e definir a velocidade da música para executar os movimentos corretos.

Tocando umazinha a dois


Comparando com seu predecessor, o modo de jogo multiplayer foi dramaticamente melhorado. Agora existe a opção de tocar cada um com seu respectivo instrumento, ou seja, enquanto um jogador pode escolher ser o guitarrista o outro pode acompanhar a brincadeira com seu baixo. ?? impressionante a capacidade deste modo em colocar pessoas pagando micos coletivos: não se assuste de você estiver jogando e estranhamente se ver apoiando suas costas nas costas do outro jogador. ?? a sensação de participar de uma banda virtualmente.

O Veredicto:
A seqüência de Guitar Hero adiciona elementos fantásticos a seu predecessor e eleva a experiência de um jogo musical a um novo e revolucionário patamar no mundo dos jogos. Se liberte das amarras da sociedade preconceituosa, aumenta o som e inicie a politicamente correta e virtual viagem lisérgica do rock! Guitar Hero II é o substituto definitivo daquela sua guitarra invisível utilizada para acompanhar baladas roqueiras.

Prós:

+ Experiência musical extremamente gratificante e elevada à um novo patamar;
+ Curva de aprendizado extremamente suavizada pela opção para treinamento;
+ Interpretações das músicas feita com maestria;
+ O pedido de bis dos fãs;
+ Free Bird;


Contras:

- Nível Expert é muito difícil;
- Dual Shock 2 não é eficiente na tradução do sentimento roqueiro.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

9 / 10
Eurogamer
9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio