GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Elebits para Wii de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Em um universo paralelo, as fontes de energia no mundo não são hidroelétricas ou usinas nucleares: a eletricidade provém de pequenos bichinhos coloridos que miam. Os tais Elebits caíram na Terra há muitos anos, e sempre ajudaram os humanos a ligarem secadores de cabelo e microondas sem pedir nada em troca. Mas uma tempestade estranha faz com que os bichinhos elétricos fiquem doidos e parem de funcionar. E agora?

Cadê a extensão?


Em Elebits o jogador se vê na pele de Kai, um garotinho pentelho que odeia os pequenos bichos elétricos, já seus pais são cientistas que aparentemente dão mais atenção a eles que ao rebento. No dia de uma forte tempestade, Kai fica sozinho em casa, porque os Elebits se revoltaram e o mundo está sem energia, e tudo o que ele quer é assistir televisão (é, ele não quer salvar o mundo, só assistir TV).

Para resolver seu problema, o menino rouba a arma que seu pai criou para capturar Elebits e vai atrás dos bichos espalhados nos cantos mais moribundos dos quartos e salas, a fim de restaurar os fusíveis da casa. O roteiro é fraco, mas como justificar a caça indevida com uma arma laser de bichinhos fofinhos que gritam e choram?

Não existem animações. A história é contada com ilustrações até bonitas, mas narradas por uma dublagem hedionda. A voz de Kai é insuportável, e a interpretação vai além do sofrível. ?? de se agradecer que não existam muitos momentos de narrativa ao longo do jogo, senão é capaz do jogador tentar mirar a arma-laser para a própria cabeça.

Power On-Off


Elebits é uma demonstração interessante das capacidades do Wiimote. Com ele é possível abrir e fechar portas (o que no jogo é mais complicado do que parece), puxar gavetas, empurrar caixas e erguer uma infinidade de objetos no cenário, sempre na visão em primeira pessoa. ?? possível mexer em quase tudo, e o Wiimote se mostra bastante eficiente e preciso para realizar os movimentos necessários. Já o Nunchuck serve basicamente para movimentar o personagem com o analógico.

E lá estão os Elebits, escondidos em cada prateleira, atrás de caixas, dentro de armários e geladeiras... (e futuramente pela cidade). Basta acertá-los com sua arma laser para começar a carregar volts. ?? válido lembrar que existem tipos diferentes de Elebits: os que voam ou que correm, que liberam novos ???features???... Eles também têm ???estados??? psicológicos diferentes. Capturar um Elebit relaxado, dormindo, vale mais volts. Um Elebit estressado, assustado, com medo, chorando (sim eles choram, que cruel) vale menos volts. E à medida que o carregador de volts enche, coisas novas acontecem no ambiente, as luzes acendem e os aparelhos elétricos podem ser acionados.

Ao acionar tais aparelhos, outros tipos de Elebits saltam deles e, ao invés de aumentarem os volts, servem apenas para carregar sua arma, para erguer objetos mais pesados e encontrar ainda mais bichinhos. Essa mecânica não se altera muito, e é basicamente igual em todas as fases, com pequenas alterações como estágios onde não se pode fazer barulho ou quebrar muitos objetos. Existem puzzles nas fases, mas são bobinhos: Colocar um pão na torradeira, ou um CD no computador para liberar mais Elebits. ?? mandar laser para todos os lados. Existem itens especiais perdidos nos cenários, como biscoitos que atraem Elebits e bombas que os deixam atordoados. Para acioná-los, basta arremessá-los sem dó no chão. Pois é, o sonho dos meninos bagunceiros se realizou. Quanto mais bagunça, melhor.

Curto-Circuito


A gravidade que os objetos arremessados adquirem é realista em partes, já que tudo parece ter o mesmo peso: um trem de brinquedo ou uma mesa de jantar caem no chão exatamente da mesma maneira. O garoto Kai sai por aí revirando a casa toda atrás de Elebits, como alguém que procura baratas para exterminar. Assim sendo, ao fim da ???caça??? a sala, quarto e cozinha estarão completamente zoneados. ?? divertido fazer arruaça, mas bagunçar coisas horas seguidas atrás dos bichinhos é muito repetitivo e simplório. Talvez mais divertido para crianças de 10 anos.

Os gráficos dentro da casa são até bacanas, mas um pouco embaçados, talvez para disfarçar algum problema de renderização. Já no lado de fora a coisa complica, e é possível ver serrilhados em várias texturas e objetos.

Os efeitos sonoros reproduzem bem os sons de portas batendo, copos caindo e choques elétricos. Já a trilha, bem, essa é bem aguadinha: Easy Listening com toques eletrônicos, não incomoda nem agrada, simplesmente está lá.

O jogo possui extras e game-modes diferentes. Há o Story-Mode que passa pelas fases de maneira linear, Score-Attack, Challenge-Mode e o Multiplayer, que dá para brincar em grupo, e que aparentemente fazer uma zona maior ainda. No Edit-Mode é possível editar ambientes, colocando móveis e objetos, incluindo Elebits e depois jogar nestes cenários ou trocá-los com seus amigos on-line. ?? possível visualizar também vários objetos, talvez para o jogador se impressionar com o trabalho que os japoneses tiveram para modelar os detalhes de um tubo de detergente.

O Veredicto:
Elebits é um jogo feito claramente para crianças. A funcionalidade do Wiimote é interessante e capturar os bichinhos pode até ser viciante, mas por um tempo. Ele não possui um roteiro bem pensado, e sua simplicidade não inclui originalidade, algo que poderia ter sido mais trabalhado com a premissa de caçar bichinhos por aí. Se você tem menos de 12 anos ou gosta de coisas bem infantilizadas é capaz de se divertir, mas não espere nada de extraordinário.

Prós:

- A mecânica do Wiimote;
- Elebits são bonitinhos;
- Um passatempo para quem gosta de fazer bagunça e não arrumar depois.


Contras:

- Dublagem terrível;
- Gráficos pobres nas partes externas;
- Tarefas repetitivas;
- Fácil e simples demais.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio