GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Winning Eleven Pro Evolution Soccer 2007 para X360 de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 é a mais nova edição da mais conceituada franquia de jogos de futebol eletrônico. A nova versão, levemente atualizada para o Xbox 360, tem quase tudo aquilo que fez da série um sucesso: ótima jogabilidade, boas animações e a divertida Master League. A novidade é a possibilidade de jogar online pela Live, e só isso.

Em time que está ganhando, não se mexe MESMO


Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Totti. O grande astro em Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 continua sendo a jogabilidade. Apesar da diferença do controle do Xbox 360, os comandos continuam muito bons e bem intuitivos, e o layout dos botões é o mesmo de sempre, mas adaptado ao 360. No começo, a utilização dos botões de gatilho é um pouco incômoda, mas é só questão de tempo até que o jogador se acostume.

Apesar de os controles não terem mudado muito, algumas pequenas melhorias podem ser notadas em relação à jogabilidade geral. Os comandos de defesa estão bem mais equilibrados, sendo que tirar a bola só com a marcação ficou um pouco mais difícil, enquanto os carrinhos estão bem mais eficientes: ao contrario das edições anteriores, agora é possível tirar a bola do atacante e manter a posse com mais tranqüilidade. Antes, era comum que, depois de uma intervenção complicada, a bola sobrasse para outro jogador do time rival. Algumas pequenas modificações para chutar a bola também podem ser sentidas, e agora os lançamentos e cruzamentos estão um pouco mais precisos. Além disso, os dribles ficaram mais fáceis de serem aplicados.

Na inteligência artificial, Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 mostra avanços sutis. O posicionamento dos jogadores está mais coerente, principalmente o dos defensores. Jogar contra o computador ficou um pouco mais complicado também. Quem costumava dar goleadas no nível de dificuldade intermediário perceberá que agora a qualidade técnica dos defensores está muito melhorada, e é bem mais difícil conseguir boas posições para chutar. No quesito arbitragem, os juizes continuam bem precisos em relação a impedimentos e nem tanto sobre faltas. A única diferença é que os cartões amarelos aparecem menos, enquanto os vermelhos aparecem mais.

Manchester United x Man Blue


Para jogar Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 sozinho, a opção mais divertida continua sendo a Master League, onde o jogador deve gerenciar um time para a vitória na liga local e nas copas internacionais. O modo continua basicamente o mesmo, com pequenas mudanças. Cabe ao jogador apenas jogar com seu time, observar a evolução dos jogadores e realizar transações entre clubes. Um pouquinho mais de opções de gerenciamento, como treinos, talvez acabasse com a simplicidade do modo, mas poderia deixar tudo mais envolvente.

Mas não é a simplicidade o que incomoda na Master League. Algumas equipes e jogadores até autorizaram os direitos de imagem para o jogo, mas a maior parte não o fez. ?? bem chato ver que o uniforme do Brasil não conta com o design nem o escudo oficial, assim como várias seleções. Diversos jogadores, principalmente nas seleções clássicas, não possuem seus nomes verdadeiros, e sim pseudônimos até engraçados inventados pela Konami. E muitos, muitos clubes não estão presentes, principalmente os alemães, que agora nem contam mais com uma liga separada na tela de seleção. As poucas equipes germânicas remanescentes estão na opção ???other leagues???. Da mesma forma é possível encontrar os dois únicos times brasileiros: o São Paulo, chamado de ???Caopolo??? e o Internacional, chamado de ???Pampas???.

Mas se as licenças erradas atrapalham, outro fator que também pode chatear bastante aqueles que acompanham futebol europeu são as falhas em relação às transferências entre os clubes. Todo mundo esperava que Ronaldo não estivesse no Milan, pois foi bem recente. Mas, dentre vários outros exemplos, o time do Arsenal ainda conta com Pascal Cygan em seu plantel, apesar deste ter ido para o Villareal. Já Júlio Baptista está no Arsenal, corretamente, mas ele se juntou a equipe depois de Cygan deixar o clube, ou seja, a Konami foi bem desleixada dessa vez.

Para piorar muito a situação, Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 é bem restrito no que se diz respeito aos modos de edição. Não é possível editar nomes de equipes, uniformes, transferências de jogadores, aparências, entre outros. ?? possível apenas modificar as habilidades e os nomes dos jogadores. Bem decepcionante, afinal essa era a melhor solução para resolver os problemas de licença em Winning Eleven. E possibilidades como atualização automática de planteis de equipes pela Live nem foram cogitadas. Pro Evolution Soccer nunca foi um jogo com vida útil longa, mas o modo de edição permitia que tudo estivesse sempre atualizado. Já Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 chega às lojas obsoleto e, aparentemente, sem possibilidades para solucionar o problema.

Live Football


Com certeza o fator mais interessante de Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 é a possibilidade de jogar online na Live -- uma ótima opção de enfrentar oponentes reais para quem não possui um segundo controle para o 360, ou não tem amigos bons de ???bola??? nas redondezas. Ainda assim, a ???novidade??? não é tão inédita: no Winning Eleven 8, de Xbox, já era possível jogar partidas online, mas no 360, a parte online ficou bem mais estável, e a jogabilidade deste novo jogo é bem superior.

Mas se o Xbox 360 deu um ótimo presente ao WE com a Live, o mesmo não pode ser dito a respeito dos gráficos. Quem estiver esperando uma empolgante experiência de nova geração, com visuais estonteantes e tudo mais, vai se decepcionar. O avanço do jogo em relação ao WE 10, de PS2, é bem pequeno. As animações estão bem melhores, mas a modelagem dos jogadores não é lá essas coisas. Os efeitos de luzes e sombra também são fracos, assim como as texturas, e o pior não é saber que outros jogos como Gears of War conseguem extrair muito mais do 360: FIFA 07, concorrente direto, é um pouco mais bonito que Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007. Não muito, mas o bastante para notar uma respeitável diferença.

O Veredicto:
A série de futebol da Konami continua sendo a melhor, mas, desta vez, toda a responsabilidade do sucesso fica na excelente jogabilidade e na possibilidade de jogar pela Live. De resto, Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 para o Xbox 360 parece mais um ???tapa-buraco??? para entreter os fãs até a próxima edição do jogo que, provavelmente, vai debutar no Playstation 3. As principais evidências desta produção desleixada são a incômoda ausência de opções de edição do jogo e os gráficos --melhores que os anteriores, mas não muito. Em um Xbox 360 não deve ser difícil fazer bem mais bonito.

Prós:

- Jogabilidade excelente;
- Multiplayer Online e Offline;
- Winning Eleven.


Contras:

- Sem opções decentes de edição;
- Gráfico mediano, Xbox 360 pode muito mais;
- Pouco atualizado.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio