GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de The Sims 2: Seasons para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


E finalmente chega a quinta expansão de The Sims 2, batizada por aqui de Quatro Estações. Como é de praxe na série da Maxis, o pacote conta com novos elementos de jogabilidade, algumas tranqueiras a mais para as casas dos Sims e muito nonsense. Assim como Aberto para negócios e Bichos de Estimação, Quatro Estações acrescenta mudanças e novidades razoavelmente contundentes em The Sims 2, alterando bastante a jogabilidade.

Ecologia e vegetarianismo


Apesar de não trazer tantas mudanças na jogabilidade quanto Bichos de Estimação, a expansão Quatro Estações vem com boa dose de novidades. Algumas são esperadas e bem vindas, como as chuvas e nevascas; outras são inesperadas e interessantes, como o novo sistema de jardinagem; e como sempre, existem as bizarrices, que dessa vez aparecem na forma dos Plantasims, que são uma variação ao nível dos lobisomens de Bichos de Estimação.

?? difícil julgar se os Plantasims são ou não bem vindos, já que enquanto muitos não gostam dessas ???deturpações???, outros as adoram. O fato é que eles são estranhos. Além de uma pele verde, um cabelo que lembra grama e roupas feitas de folhas de árvores, os Plantasims se diferenciam dos Sims normais por possuírem apenas três tipos de necessidade, que são as mesmas de qualquer plantinha: luz do Sol, que é suprida com o simples ato de deixar o personagem exposto à luz do dia, ou então com uma lâmpada solar; água, que é suprida com banhos, nadar na piscina ou bebendo de torneiras; e amor, que vem com qualquer contato social. Com tão poucas necessidades, e tão fáceis de serem cumpridas, fica claro que jogar com Plantasims é bem mais simples.

A exceção dessas e outras pequenas diferenças, os Plantasims são bem parecidos com os Sims: podem fazer diversas atividades, possuem ambições e podem até ter filhos (e fazer oba-oba). O jeito mais comum de virar um deles é pegando pesado com o uso de pesticidas, o que pode gerar a mutação. E também é possível que o personagem nasça já como um Plantasim, criado por outro. Outro detalhe sobre os Plantasims é que eles podem pegar uma doença de plantas, que é curada com uma poção adquirida no clube de jardineiros.

A jardinagem é outro elemento que exerce crucial importância na nova expansão de The Sims 2. Tão logo um personagem se muda para uma vizinhança, ele é abordado por um representante do clube de jardinagem local, que tenta convencer o Sim da importância de um cultivar suas plantas, como uma espécie de fanático religioso que bate de porta em porta. E depois de um tempo brincando de jardineiro, muitos irão querer se juntar ao clube, o que garante aos seus membros descontos em produtos e prêmios em dinheiro para quem conseguir manter um bom jardim.

E ganhar prêmios não é o único incentivo para se manter um jardim. Os vegetais colhidos nas hortas e pomares dos Sims podem ser vendidos para se obter mais Simoleons, ou então armazenados para consumo dos personagens. A comida vegan colhida é bem nutritiva, mas fica ainda mais especial se for misturada usando o espremedor de sucos. Montar jardins é bem fácil: basta demarcar uma área no lote com uma nova ferramenta especifica para tal, escolher um Sim e ordenar que o mesmo comece a trabalhar. Também é possível construir estufas, que são essenciais para determinados tipos de plantas.

Não dá pra dizer que jardinagem é a atividade mais envolvente do mundo, mas é fato que o sistema adotado em Quatro Estações ficou simples e divertido, e apesar das hortas e canteiros exigirem atenção constante, alguns comandos automáticos garantem que o trabalho não fique repetitivo demais. Além disso, os resultados são ótimos, pois o personagem pode até mesmo virar um verdadeiro hippie, parar de trabalhar e viver apenas de sua horta, ganhando dinheiro com prêmios e venda de vegetais. E quem preferir não limitar sua dieta ao vegetarianismo conta com a nova possibilidade de fisgar peixes no lago do lote -- estes podem ser usados como comida ou então empalhados e pregados na parede.

Outras novidades também facilitam uma vida ecologicamente correta por parte dos Sims. O lixo agora pode ser usado como adubo para as hortas, usando um novo aparelho, e as sobras e restos de comida de jantares, que costumam apodrecer nas salas de jantar dos Sims, agora pode ser guardada para um S.O.S. (sobras de ontem sortidas) no dia seguinte.

Enfim, as quatro estações


Como fica evidente pelo nome, a característica mais inovadora e interessante desta expansão está na mudança de estações. Com uma duração média de cinco dias, as estações não afetam apenas o visual do jogo, mas também a vida dos próprios Sims. No inverno, os laços de família dos personagens ficam fortalecidos, e é possível brincar construindo bonecos de neve, anjos de neve e guerras de bolas de neve, diversões que todo Sim adora. Na primavera as relações românticas são fortalecidas, além de ser uma ótima época para mexer no jardim. No outono a progressão de habilidades e emprego é acelerada, o que faz com o personagem se desenvolva mais rápido. E no verão, as interações sociais são facilitadas, e agora é possível bronzear a pele com o sol e até mesmo se queimar.

Outro acréscimo importante é a adição de efeitos climáticos, como chuva e neve, além de variações de temperatura. Dependendo da estação, o clima funciona de forma diferente. No verão, por exemplo, chove bastante, enquanto no inverno costuma cair muita neve. E enquanto no verão a temperatura elevada obriga os Sims a usarem roupas leves e beber limonada para aliviar o calor, no inverno o frio faz com que agasalhos e chocolate quente sejam artifícios indispensáveis.

Para garantir uma interação maior, é possível que o jogador regule as estações do ano em uma vizinhança. Dessa forma, dá para controlar não apenas quando será cada estação como fazer com que elas durem por mais tempo, ou até mesmo mudar imediatamente do verão para o inverno por exemplo. Parece legal, mas existem alguns problemas que talvez os produtores não tenham prestado muita atenção: um jogador mais ???apelão??? pode, por exemplo, usar desse poder divino para deixar um outono duradouro até que todas suas habilidades estejam no máximo. Depois disso, pode mudar a estação para o verão para que ele consiga conquistar muitas amizades, só para depois deixar uma primavera que dure pra sempre, para facilitar a jardinagem e as conquistas românticas.

Outros acréscimos no pacote de expansão incluem a possibilidade de um Sim presentear outro com itens; uma personalização dos cortes de cabelo, fazendo com que o Sim use um estilo diferente para cada conjunto de roupa; novos itens e seis novas carreiras: aventureiro, educação, direito, jornalismo, gamer e músico. E como todo pacote de expansão, existem alguns bugs velhos e novos que, desta vez, não incomodam em quase nada.

O Veredicto:
Assim como Aberto Para Negócios e Bichos de Estimação, Quatro Estações traz inovações significativas na jogabilidade que realmente valem a pena. As mecânicas para jardinagem ficaram bem equilibradas e interessantes, garantindo ao jogador muitas novas opções. Já o sistema de troca de estações e os estranhíssimos Plantasims parecem um pouco forçados, mas ainda assim, interessantes. E como qualquer expansão de The Sims 2, existem alguns bugs menores presentes, que devem ser corrigidos com patchs futuramente.

Prós:

- Mecânica de clima e estações interessante;
- Viver de jardinagem é inovador e divertido.


Contras:

- Plantasims e alterações de clima podem ser muito apelões;
- Bugs variados.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio