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Review de Skate 2 para PS3 de Top Games

por Rodrigo Petraca, fonte Top Games, data  editar remover


Já está disponível a segunda versão do game que chegou para arrancar o trono de mais de dez anos da série Tony Hawk's.

Se você ficou com saudades de Tony Hawk este ano ??? isso é possível? ???, fique tranquilo, pois a Electronic Arts veio para suprir sua necessidade por saltos e manobras radicais. E, mais uma vez, é impossível falar de Skate sem falar do maior diplomata do esporte, tendo em vista que muitas das melhorias adicionadas a Skate 2 já haviam sido implementadas na série da Activision pelo simples fato de serem realmente necessárias. A verdade é que os criadores dos games de Tony Hawk estiveram muito ocupados com Guitar Hero: World Tour, de modo que deixaram seu filhote nas mãos de outra desenvolvedora para recriar e dar uma nova cara para o bom velhinho dos esportes radicais.

No vácuo, o estúdio Black Box conseguiu dividir sua equipe em dois projetos diferentes: Need for Speed: Undercover e Skate 2. O primeiro jogo foi entregue com resultados não muito satisfatórios. Já Skate 2 volta com muito capricho e vontade de fazer direito ??? afinal, foi o último jogo feito pela equipe antes de ela ser dissolvida.

Arrumando a bagunça
Quem jogou o game de debute perceberá que não terá de aprender tudo novamente, pois a mecânica continua a mesma: a alavanca direita ainda é a responsável pelas manobras do Ollie ao Varial. Por um lado, isso é bom. Por outro, não causa o mesmo impacto que o primeiro game teve, isto é, não oferece aquela sensação de novidade. O que se pode notar é que adicionaram novos elementos de manobras, como os Handplants e os Footplants, que são fatores que, honestamente, não faziam falta no primeiro jogo, mas sempre é bom ter mais coisas para fazer no meio de uma combinação de saltos e giros nos half-pipes.

Adicionaram-se mais movimentos aos controles, como o botão triângulo, que permite que você saia do skate e ande com seus próprios pés. Outra novidade foi a possibilidade de segurar e mover objetos, algo que permite que você crie novas rampas e outros objetos para fazer novas manobras.

Isso, no entanto, já apareceu nos jogos de Tony Hawk, embora a opção de andar a pé e agarrar-se em carros para ganhar impulso não existisse. Deve-se ressaltar, porém, que não é legal ter de descer da prancha para dar uns ajustes na rampa, e a reclamação é justamente essa, pois mover seu personagem a pé é uma das coisas mais irritantes que existem desde que inventaram a visão em terceira pessoa, pois não é possível mover a câmera. Isso, combinado à movimentação dura e artificial do skatista, faz com que você brigue com os controles para que o personagem faça o que você está pensando. Por exemplo, é bem fácil mover os objetos que você agarrou.

O problema é levar o personagem para o local onde é possível fazer isso. Isso é um claro exemplo do que pode dar errado quando não se dá a liberdade de câmera para os jogadores, pois a Black Box tentou usar as mesmas mecânicas de quando você está sobre a prancha para quando você estiver fora dela. Seria muito mais fácil criar uma forma totalmente diferente para as duas instâncias, pois assim ninguém ficaria bravo com um jogo tão legal.

Descendo a avenida
Apesar das coisas ruins de Skate 2, a Black Box fez o que se esperava e manteve intacta a fórmula do primeiro game. Desde o início, você fará com que seu skatista tente se transformar em uma estrela dos esportes urbanos. Aqui, seu avatar do esporte não ganha atributos ou coisas assim; ele será tão bom quanto você for. Além disso, a cidade inteira está aberta a seu bel prazer, com exceção de algumas pequenas partes que só se abrem conforme você avança na história.

A cidade de San Vanelona está bem diferente do que você viu no primeiro jogo. Agora existem bem mais objetivos para completar, mais locais para realizar manobras e comparar seus resultados na rede, mais corridas, mais lugares para fazer suas estripulias e muito mais roupas para seu skatista posar nas fotos que vão parar nas revistas Trasher e Skate Magazine ??? seus objetivos principais para terminar o game.
Por falar nisso, ainda não comentamos que agora é possível criar tanto um rapaz como uma garota. E o melhor é que ambos podem competir com outros astros das rodinhas de igual para igual. Claro que você não encontrará a turma do Toninho Gavião como Bam Magera ou o brasileiro Bob Burnquist, mas verá muito mais gente ligada ???ao movimento??? skater como Jerry Hsu, Alex Chalmers e Danny Way, que estão entre as figuras mais influentes no mundo deste estilo de vida.

Para chegar aos desafios, o jogo utiliza aquela boa e manjada técnica de usar um mapa da cidade que mostra o local onde estão os desafios. Assim, basta clicar sobre o que deseja fazer e você será ???teletransportado??? para a missão. Isso é bem legal, já que a cidade é realmente grande e você poderá economizar tempo nesta parte. Mas é claro que você pode aproveitar o estilo de vida e partir para cada objetivo simplesmente em cima da prancha ??? essa liberdade fica por sua conta.

Caso pretenda usar a grana que ganha nas competições para comprar roupas para seu personagem, ficará bem feliz ao saber que o guarda-roupa foi triplicado, assim como as opções de rodinhas, trucks e pranchas. Se conseguir um patrocínio, poderá adquirir essas coisas gratuitamente ou com um grande desconto.

Jogando em comunidade
Depois de enjoar de jogar sozinho em casa e de ficar fazendo filminhos para serem assistidos por milhões de pessoas no mundo (ou não), você vai querer encontrar gente de verdade disposta a uma boa partida casual. Mas, assim como em outros jogos, será necessário ter paciência, pois Skate 2 possui um grande problema de latência, para o caso de competições com pessoas que vivem do outro lado do mundo. Isso faz com que você simplesmente perca o timing das manobras e se veja jogado no chão com a boca estourada. A melhor opção, nestes casos, é tentar encontrar um brasileiro, o que não é tarefa das mais simples, já que o game não possui um lobby eficiente que mostra a qualidade de conexão dos jogadores.

Os modos são iguais aos que você encontra no game para um jogador, como corridas, desafios por pontuação ou ainda o de copiar os movimentos. ?? possível entrar no site do game para assistir aos vídeos criados pelos jogadores ou encontrar as fotos que você tirou, o que poderia ser feito de forma bem mais inteligente se Skate 2 utilizasse a função do videogame para tirar fotos e salvá-las diretamente para o disco rígido do PlayStation 3.

Em resumo
Skate 2 está bem legal, graças a algumas adições aqui e ali em relação ao jogo anterior. O cerne do game é o mesmo, porém quando você está fora da prancha tudo fica mais complicado de fazer ??? andar é algo realmente difícil para os skatistas do game. Mesmo assim, trata-se de um grande jogo que deve ser experimentado, principalmente por aqueles que não jogaram seu antecessor. Este é daqueles games de que os esportistas de sofá vão gostar e muito. | Rodrigo Guerra

Add-on fajuto
Em Skate 2, os apressadinhos podem usar mais uma daquelas trapaças legalizadas que vem disfarçada de Add-on e pode ser comprada na PS Store. Dessa forma, é possível abrir todos os locais do jogo por ???apenas??? US$ 4. Isso é muita cara-de-pau, não? Cobrar por um cheat que poderia ser feito com uma dica...

Som na caixa
O que os skatistas norte-americanos escutam? Judas Priest, LL Cool J, The Clash e outros rocks que nem são tão pesados assim. Na verdade, existem diversas canções de artistas dos quais nem mesmo o cara mais alternativo ouviu falar. Mas, no geral, o som que rola bem maneiro, e se você não quiser ouvir o que a EA colocou no Blu-ray, pode escutar suas próprias MP3.

Carnívoro?
Uma das coisas mais legais de ser jornalista de games nos EUA são os presentes que as empresas enviam aos profissionais do ramo. Lá, o brinde de Skate 2 foram dois bifes bem suculentos para fazer alusão aos machucados que seu personagem terá de suportar em algumas situações.


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