GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de UFC 2009 Undisputed para PS3 de Top Games

por Rodrigo Petraca, fonte Top Games, data  editar remover


Quando o assunto é MMA (Mixed Martial Arts) nos games, a primeira lembrança que vem à cabeça das pessoas é a de jogos ruins, totalmente mal produzidos em todos os quesitos técnicos e que não são capazes de divertir. UFC 2009 Undisputed foi lançado para apagar esta má impressão em relação aos games de luta baseados no popularmente conhecido ???vale-tudo???.

Apesar da expressão, a modalidade possui regras e uma estrutura de dar inveja aos tempos mais glamourosos do boxe no Madson Square Garden, com lutadores de altíssimo nível, equipes de treinamento físico e técnico individuais, árbitros extremamente bem preparados, além do principal: muito dinheiro obtido através de patrocinadores que acreditam cegamente no evento. E não é para menos. Desde o início da década de 90, quando o Ultimate Fighting Championship começou a ser disputado, o sucesso só aumenta, assim como a venda de pacotes pay-per-view que transmitem os combates.

Assim como a audiência, admiradores e praticantes da modalidade aparecem aos montes em todos os países do mundo. A prova disso é que o MMA foi o esporte que mais cresceu nos últimos 20 anos, superando até mesmo o futebol. Tanto sucesso na vida real não poderia resultar apenas em jogos horríveis. Foi então que a THQ e a Yuke´s Media Creation se uniram e fizeram um acordo com o fundo de investimentos Zuffa, que controla a marca, e garantiram os direitos exclusivos de uso até o ano de 2011.

Com carta branca para explorar todos os elementos reais do UFC, os desenvolvedores do jogo não decepcionaram. Além dos 80 principais lutadores, divididos em cinco categorias, Undisputed também traz em seu octógono árbitros, treinadores, patrocinadores reais (como a Harley-Davidson e a Tapout), as lindas garotas que entram em cena ao final de cada round e muitos outros elementos que levarão os fãs de MMA à loucura.

?? de verdade?
Undisputed não apresenta apenas 80 bonecos virtuais que representam os lutadores. O game leva ao jogador as maiores estrelas do evento em sua verdadeira essência, com uma semelhança física assombrosa, tanto facial como corporal. Além disso, muitas outras peculiaridades dos atletas, como roupas, acessórios, tatuagens e comemorações, podem ser vistas em Undisputed.

Diante disso tudo, não há como não considerar o jogo quase perfeito em quesitos gráficos. Outros detalhes como o suor nos corpos dos lutadores é algo que torna a sensação de realidade muito maior. ?? um efeito incrível.

Quando um lutador é nocauteado com um golpe na cabeça, é possível notar o protetor bucal voando de sua boca ao mesmo tempo em que ele desaba em direção à lona em câmera lenta. Além do suor, o jogador pode notar muita saliva e manchas de sangue por todos os lados após potentes socos e chutes.

Outro ponto forte de UFC 2009 Undisputed é a jogabilidade. Pela primeira vez um game do gênero conseguiu oferecer ao jogador comandos bem trabalhados, com movimentos que correspondem exatamente ao que você executa no controle. Não existe mais aquela velha história de ficar apertando todos os botões ao mesmo tempo, se você fizer isso, seu lutador parecerá um bêbado sobre o ringue, cambaleando para todos os lados. Além dos golpes mais simples como socos e chutes, o jogador pode executar alguns combos para nocautear o adversário.

Outra forma de acabar com o combate é pelas submissons (imobilizações), que podem ser aplicados tanto em investidas ofensivas como em momentos em que seu lutador está se defendendo. O repertório desses golpes é bem vasto e todos os lutadores podem utilizá-los, porém, os atletas que usam o Brazilian Jiu-Jitsu, como o brasileiro Rodrigo Minotauro, têm mais facilidade para aplicar guilhotinas, arm-locks, omoplatas, chaves de perna, entre outros. Vários estilos de luta podem ser vistos em Undisputed, entre eles, judô, muay thai, wrestling, kickboxing, boxe e jiu-jitsu.

Já dissemos que o game traz os 80 melhores lutadores do UFC na atualidade, mas é claro que você não é obrigado a jogar apenas com eles. No modo Create a Fighter, é possível criar seu próprio personagem, customizando-o com inúmeras características físicas, como altura, peso, estilo de luta e tipo de comemoração, além de roupas, acessórios, tatuagens e muitas outras variáveis.

O modo carreira é o mais divertido do game. Nele, você pode escolher um dos lutadores do jogo ou criar o seu. Com o passar das lutas, o atleta vai ganhando pontos de habilidade para distribuir em diversos quesitos, como força, agilidade, condicionamento físico, recuperação cardiovascular e outros.

Se o jogador conseguir vencer as lutas, adversários melhores o desafiarão e, se você vencê-los, poderá chegar até o desejado cinturão da categoria e entrar para o Hall da Fama dos lutadores.

Para você que está traumatizado com as porcarias do gênero que foram lançadas no passado, podemos garantir que UFC 2009 Undisputed não irá decepcioná-lo, já que, de longe, é o melhor game do gênero já produzido.

Opinião rápida
Uma das melhores coisas de UFC 2009 Undisputed é simular os combates clássicos que já aconteceram de verdade no octógono do evento. Maurício Shogun x Chuck Liddell, Wanderlei Silva x Rampage Jackson são apenas duas das muitas possibilidades.

Invasão brazuka
Não é de hoje que os lutadores brasileiros fazem sucesso no evento presidido por Dana White. Muitas lendas do MMA brasileiro já passaram pelo octógono do UFC e muitos ainda estão lá. Entre os principais nomes que já lutaram no evento, podemos citar Royce Gracie, Marco Ruas, Vitor Belfort, Carlos Barreto, Pedro Rizzo, Jorge ???Macaco??? Patino, Wanderlei ???The Axe Murderer??? Silva, Renato ???Babalú??? Sobral, Murilo Ninja, Gabriel ???Napão??? Gonzaga, Anderson ???The Spider??? Silva, Lyoto Machida, Fabrício Werdum, Thiago Silva, Antônio Rodrigo ???Minotauro??? Nogueira, Damian Maia e Thales Leites, entre outros.


Nenhum comentário

||
Top Games
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Rodrigo Petraca

Reviews da crítica

8 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio