GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Resident Evil 4 para Wii de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Resident Evil 4 foi recentemente colocado em segundo lugar na lista dos melhores jogos de todos os tempos pela revista inglesa de games, Edge. Há quem diga que é o melhor Resident de toda série iniciada em 1996 pela Capcom. Agora, com um empurrãozinho de um controle inovador como o do Wii será que RE4 mantém sua majestade entre os caçadores de zumbis?

Estás muy loco cabrón?


No início de todo Resident Evil há o aviso de ???este jogo contém cenas explícitas de violência e entranhas??? (gore!). E o povo vibra. Para os amantes de filmes de zumbis, de terror em geral, há uma alegria inexplicável em acertar um tiro bem no meio da testa de um zumbi sedento por miolos. E para tal, RE4 colocou-se entre os melhores do gênero por sua jogabilidade que valoriza mais a ação que o suspense.

Leon, o rapazinho dos cabelos com escova progressiva gritante, que começou sua carreira em RE2 correndo pela delegacia de Racoon City desvendando os mistérios da Umbrella Corp, volta para um vilarejo na Europa - supostamente espanhol, no és verdad cabrón? Agora ele é um agente secreto encarregado de salvar a filha do presidente americano, Ashley, das garras do culto bizarro ???Los Illuminados???.

Em sua busca incessante, Leon encontra não somente um bando de caipiras espanhóis mutantes, mas também outros personagens dispostos a ajudá-lo. Até Ada, seu par romântico de RE2 está de volta. Em cenários assustadores, recheados de criaturas estranhas e situações bizarras, o jogador desvenda os planos sórdidos de Osmund Saddler, líder do culto-zumbi. Destaque para a volta do vendedor esquisitão usando uma capa, que repete sempre a mesma frase. E sim, são as mesmas vozes das outras versões.

A inteligência artificial dos zumbizões permanece a mesma, ou seja, se Leon for visto, será cercado por uma horda de caipiras semi-mortos com muita vontade de matar, segurando foices, pedaços de pau e até explosivos. ?? apontar o Wiimote e começar a matança.

What you???re buying?


A história é exatamente a mesma do original. Mas o que torna RE4 na versão para Wii especial é o controle. Vamos colocar isso de uma maneira simples: ?? possível acertar um pássaro voando no céu a uma distância considerável sem muita dificuldade. Sim, mirar com o Wiimote é extraordinariamente simples. Basta segurar o botão localizado em baixo do controle para acionar a mira, direcionar para o sensor e atirar com o botão A. Tudo usando uma mão só. E se o zumbi se aproximar demais, dar um chute mortal em sua cabeça também ficou facílimo: usando o botão superior do Wiimote Leon dá uma bicuda na cachola do zumbi, que explode de maneira descomunal. Usar a faca também é bem mais prático: basta apertar um botão do nunchuck ou balançar o Wiimote. Ou seja, o controle está aprimorado e não exige muita prática para ser eficiente. Essa facilidade deixa o jogo ainda mais interessante e interativo, principalmente porque a resposta do sensor é muito precisa.

E a funcionalidade do controle vai além. Que tal recarregar sua arma simplesmente chacoalhando duas vezes o Wiimote, rapidamente? Pois é, na versão do Wii é assim. Os momentos interativos se multiplicam quando o assunto é entrar em uma ???cutscene??? onde é preciso correr ou se esquivar: aparece na tela um indicador de movimento para o jogador mexer com o controle e realizar ação. Fugir de uma pedra gigante e rolante é basicamente mover o controle rapidamente para os lados e não mais apertar botões frenéticamente. Em um jogo onde a premissa é ande um pouco, atire no monstro, ande mais um pouco e atire de novo, o Wiimote leva a diversão a um outro patamar.

Para quem acha que a mira pelo Wiimote deixou o jogo fácil demais ou simplemente prefere usar sticks analígicos, há a opção de conectar o controle do Gamecube ao Wii e jogar na forma tradicional.

Tiro certeiro


Os gráficos estão similares ao do Gamecube, idealizados pelo progressive scan e utilizando a tela em widescreen real desta vez (no original de Cube, a imagem tinha bordas pretas em cima e em baixo). Mesmo assim, não evita que várias texturas em baixa definição e serrilhadas apareçam por ali, o que é um tanto frustrante diante das exigências de alta-definição de hoje. Os extras presentes na versão do PS2 aparecem novamente, incluindo ???Separate Ways??? ??? um capítulo extra da personagem Ada ???, roupas diferentes para Leon e Ashley e outras armas. ?? possível selecionar entre diferentes modos de dificuldade, e o modo Normal já é relativamente difícil, portanto, quem gosta de se superar não ficará decepcionado. A trilha mantém-se envolvente como a dos outras versões, mas às vezes a fala ensaiada dos zumbis fica um pouco irritante ??? talvez um agravante para o jogador sentir ainda mais vontade de atirar na cabeça deles enquanto grita ???cala a boca seu bicho maldito??? para a tela.


O Veredicto
: Se RE4 já era um jogo excelente, agora com os controles simples do Wii ficou muito mais interessante. Matar zumbis nunca foi tão rápido e fácil. Esta é a versão definitiva deste jogo, perfeita para quem busca diversão pura e simples, com um enredo e jogabilidade frenéticos e todos os extras da versão de PS2. O pecado talvez exista apenas nos gráficos que já não impressionam como há dois anos, mas o que é um serrilhado e texturas borradas quando se pode explodir deliberadamente a cabeça de um monstro horroroso?


Prós:

- Controle com ótima resposta;
- Enredo frenético;
- Matar zumbis e monstros sem parar;
- O cabelo do Leon, um comercial de shampoo ambulante.


Contras:

- Gráficos já não impressionam como antes.
- As falas repetitivas dos zumbis;
- Alguém pode, por favor, dar um livro para o mercador de armas? Ele precisa aprender novas palavras.


Nenhum comentário

||
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles
©2016 GameVicio