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Review de Age of Conan: Hyborian Adventures para PC de Eurogamer

por GameVicio, fonte Eurogamer, data  editar remover


Age of Conan: Hyborian Adventures é uma adaptação para videojogo da obra literária de Robert Ervin Howard. Esta primeira incursão, leva-nos à Hyborian Age, uma idade pré histórica mítica, na Europa e Norte de Africa, chamada de Hyborian Kingdoms, onde Rei Conan imperava com braço de ferro.

A Funcom, criadora de Age of Conan: Hyborian Adventures, tenta desta forma rivalizar com pesos pesados dos MMORPG, caso de World of Warcraft e Guild Wars, para apenas mencionar alguns.

Neste jogo podemos escolher entre três raças, sendo elas os bárbaros Cimmerian, os nobres Aquilonians e os traiçoeiros Stygians. Existe num total doze classes, as quais sofrem limitações quanto às raças e pertencem também elas a um ???archetype??? (arquétipo). Os ???archetypes??? existentes são: Soldier, Priest, Rogue e Mage. Estes ???archetypes??? definem o estilo de jogo de cada classe e também as tornam em certos aspectos comuns, como por exemplo na árvore de talentos, ou ???Feats???.

Infelizmente, ainda existe muito desequilíbrio entre classes, principalmente quanto ao PvP. Rangers e Tempests of Set são particularmente poderosos neste campo, segundo a opinião geral da comunidade, visto conseguirem atacar de longe, esconderem-se, imobilizarem inimigos, curarem-se e outras coisas mais. Este é um dos aspectos que dá a entender o quão incompleto o jogo está.

Para um jogo do seu género, que regra geral têm gráficos medíocres, este jogo é, de facto, uma excepção. Tem gráficos estonteantes, pormenores relativos aos personagens que tendo em conta o tipo de jogo, são muito bons, tal como a qualidade e pormenores do corpo, como a pele e os músculos, bem definidos, os efeitos de luz que incidem no rosto, cenários realísticos, efeitos de habilidades e feitiços incríveis e muitas outras coisas que poderíamos acrescentar.

Infelizmente, ainda não é compatível com DirectX 10, e também com uma grande variedade de placas gráficas, causando assim muitos ???glitches??? gráficos a muita gente.

A banda sonora é deveras envolvente e muito bem concebida, dando a ideia de que estamos perante algo épico que nos transporta à era do Rei Conan! Quanto ao resto dos sons, o ambiente em si faz-nos crer que estamos mesmo nesse determinado lugar, seja ele a selva, a praia ou a montanha. Não só nos gráficos mas no som também temos pormenores, como por exemplo andar na água: quanto mais fundo andamos na água, mais denso fica o som da água, dando mesmo a ideia que já estamos com a água até aos joelhos!

O som nas lutas, tanto os gritos de guerra, como também o som das armas, está bastante realista. O mesmo não poderemos dizer quanto ao desmembramento de corpos, pois nunca tivemos experiência em tais práticas!

Infelizmente, devido ao jogo estar ainda muito incompleto, que mais parece uma fase ???beta???, só temos o prazer de ouvir conversas faladas na zona inicial, Tortage, até cerca de nível 20. Daí para a frente, não ouvimos nada mais do que gemidos, gritos e risos, tornando assim as ???cut-scenes???, não só cómicas como também sem sentido.

Age of Conan inova em muitos aspectos e um deles é a jogabilidade. Este jogo introduziu uma nova forma de combater através de ???combos??? e também por escolher em que direcção queremos atacar, ou defender, escolhendo assim o lado mais vulnerável para atacar ou para defender. Existem cinco direcções possíveis de ataque e três de defesa. Podemos atacar pelo lado superior esquerdo, superior direito, pela frente, pelo inferior esquerdo e pelo inferior direito. Estes dois últimos só são desbloqueados no nível 40.

Quanto à defesa, só tem três posições possíveis porque podemos defender pela esquerda ou pela direita, englobando tanto o lado superior como inferior, como também pela frente. Estas possibilidades são engraçadas no início, porque nunca se tinha visto isto num MMORPG, mas, ao mesmo tempo deixa-nos a pensar até que ponto é que isto se enquadra no tipo de jogo que é, e na utilidade que tem no PvP. Por exemplo, como é que uma pessoa sabe por onde é que o nosso adversário nos vai atacar? Este sistema é demasiado complexo para um jogo deste género, tornando-se muitas vezes frustrante.

O PvP deste jogo, como já foi referido em cima, ainda está muito ???verde???, existindo muito desequilíbrio entre classes, o tão aclamado ???Siege PvP??? foi lançado na semana passada e com ele uma variedade de bugs, como é compreensível até certo ponto.

Quanto ao PvE (Player vs Environment), o jogo ainda está muito incompleto, desde o número de quests disponíveis, como também a complexidade do conteúdo final do jogo, que acaba por se tornar uma ???melee-fest??? com muito ???Area-of-effect Healing???.

Também, os servidores do jogo subdividem-se em ???instances???, ou seja, no mesmo local, 90% das vezes não estamos reunidos com todas as pessoas do nosso servidor, são raros os sítios onde o mundo não é dividido em ???X??? partes iguais, que são nas cidades capitais. Ou seja, no mesmo servidor existem vários mundos iguais, ao invés de ser o mesmo para toda a gente. Este é mais um aspecto negativo a apontar.

Resta-nos concluir, que depois de várias semanas de jogo, de ter chegado a nível 40 com mais de uma classe, temos a dizer que o jogo é bastante divertido de se jogar, mas ainda está claramente na sua verdadeira fase ???beta???, com muito trabalho por fazer. No entanto, é um jogo que tem muito ???pano para mangas??? se for bem construído e equilibrado.

Este jogo está e foi claramente direccionado para o PvP, mas infelizmente, metade do sistema de PvP ainda não está sequer funcional, como por exemplo o RvR (???Realm vs Realm??? ??? Servidor contra Servidor). O PvE podia ser muito melhor aproveitado, visto haver uma grande variedade de classes, feitiços e monstros. Ainda falta acrescentar muito conteúdo final, como por exemplo, mais Raids e melhorar também a complexidade das existentes e também mais Quests que são escassos de momento, obrigando muitas vezes os jogadores a ???grindar??? experiência para subir de nível.

Com o tempo, esperamos que este jogo evolua e temos fé que vai ser um grande jogo, e um fortíssimo concorrente de World of Warcraft.


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