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Review de Codename Panzers: Cold War para PC de Eurogamer

por GameVicio, fonte Eurogamer, data  editar remover


Ultimamente tem chegado uma boa quantidade de jogos de estratégia que tem dado continuidade ao excelente legado deste género na plataforma de jogos que é o PC. Recentemente tive em mãos um dos jogos que marcou pela positiva este início de 2009, estou a falar como é óbvio de Empire: Total War.

Para os mais distraídos relembro que Codename Panzers é um nome que já anda por estas andanças desde 2004, ano em que foi lançado o primeiro jogo da série que assenta toda a sua ênfase no controlo de unidades militares. Este Codename Panzers: Cold War é fiel aos seus antecessores, mantém o estilo de jogo e todas as suas características.

Codename Panzers: Cold War transporta o jogador para um palco de guerra onde as forças da NATO combatem as do bloco Soviético em plena guerra fria. Estes acontecimentos decorrem logo após a Segunda Guerra Mundial em que cada um dos lados tenta dominar uma Alemanha dividida.

Como já referi, este é um jogo fiel aos seus antecessores, a Innoglow pouco ou nada acrescentou a um jogo que de certo modo parou no tempo. Quando peguei em Cold War fiquei logo com a sensação de que se tratava de um jogo datado, onde inovação e até alguma audácia não estavam presentes.

O jogo oferece alguns modos, em Singleplayer temos o modo Campanha, um denominado por Cenários que nos permite escolher qual o nível que queremos jogar e o Skirmish onde podemos configurar vários aspectos de uma batalha num determinado mapa contra um ou vários inimigos.

O modo Campanha de Cold War é bastante simples e algo básico, temos sempre uma missão principal a cumprir e várias secundárias que nos dão alguma experiência extra. Temos que capturar postos estratégicos, eliminar inimigos que controlam uma zona e pouco mais. Outro factor que mais frustração causa neste jogo é a ausência de uma estratégia, podemos ir com as nossas unidades todas ao molho que o efeito é o mesmo. Não é necessário procurar locais para proteger as unidades, é andar sempre em frente e destruir tudo o que aparece. Os inimigos também contribuem para a festa, a sua IA é por vezes ridícula.

Antes de cada missão temos a oportunidade de configurar o nosso exército, fazendo upgrades e até contratar mais unidades. Temos ao nosso dispor vários tipos de veículos e infantaria. Temos tanques, APCs, bombardeiros, helicópteros, soldados de várias patentes, paramédicos e até engenheiros.

?? medida que fui avançando no jogo verifiquei que as unidades da infantaria são praticamente inúteis, se tiver à minha disposição vários tanques e APCs tenho o exército quase perfeito para alcançar a vitória. ?? claro que não dá o mesmo gozo, mas cheguei à conclusão que é uma perda de tempo e recursos adquirir unidades que pouco ou nada contribuem para a vitória. Em relação ao modo campanha pouco mais há a acrescentar, como já referi é muito básico e muito pouco inovador.

Como não podia deixar de ser temos também o já quase obrigatório modo Multiplayer, modo este que vem acrescentar algo mais a um jogo mediano. Neste modo podemos criar o nosso próprio jogo configurando os seus vários aspectos, e podemos também entrar para um criado por outro jogador.

Mas nem tudo é demasiado mau, graficamente o jogo até não borra muito a pintura. Temos uma boa caracterização das unidades, dos edifícios e alguns pormenores interessantes como as explosões e mesmo o efeito molhado da chuva. ?? claro que não é nada de extraordinário mas sempre ajuda a disfarçar um jogo que pauta pela mediocridade.

Tudo o que este Cold War tem para nos oferecer já foi visto e revisto vezes sem conta, estamos perante um jogo que peca muito pela falta de inovação, criatividade e até alguma audácia. Com um visual mediano onde até os vídeos de introdução são de uma qualidade no mínimo duvidosa. Codename Panzers: Cold War até pode ser algo divertido e atrair alguns jogadores menos exigentes, mas se querem um verdadeiro desafio não o vão encontrar. Estamos perante um jogo que nos diverte por uns momentos e que rapidamente cai no esquecimento.


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