GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Project Gotham Racing 4 para X360 de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Project Gotham Racing, a continuação bastarda do saudoso Metropolis Street Racer de Dreamcast, fez nome no Xbox, além ter sido escolhida a série de videogames favorita de Bill Gates. Pois bem, a formula de sucesso da Bizarre Creations está chegando em sua quarta edição, e não são muitas as novidades. Mas essas poucas são o bastante para que PGR4 não fique na retaguarda nas corridas da nova geração.

PGR até então


Quem já jogou algum PGR na vida, inicialmente não vai estranhar o quarto jogo da série. A estética metropolitana do jogo é a mesma, assim como o estilo de direção tendendo mais para o ???arcade" que simulação. Dentro deste estilo mais divertido, PGR se destaca por aplicar também uma dose saudável de realismo e dificuldade, fazendo com que ele não seja apenas um jogo de ???acelerar e virar??? como muitos da série Need for Speed, mas ainda bem distante da complexidade de Forza e Gran Turismo.

Entre as peculiaridades de PGR existe um sistema de recompensa para o jogador que correr com ???estilo???, ou seja, realizando manobras, derrapagens e curvas perfeitas para conseguir Kudos Points, essenciais para avançar no jogo e destravar novas opções. Outro ponto interessante é que, ao contrario da maior parte das corridas ???arcade???, a troca de marchas manual é bem melhor que a automática, em todos os aspectos, e o maior controle sobre o carro é fundamental para vencer as corridas mais difíceis.

PGR também se valoriza pela fartura de modos de corrida, e definitivamente não se limita ao básico de encarar outros corredores nas ruas de uma metrópole aleatória. Além de variações básicas de corrida, existem coisas criativas como um modo onde se deve ultrapassar carros ???civis??? na rua, outro de derrubar amontoados de cones como um boliche ou ainda, esquivar dos cones. E também existem os ótimos multiplayers de tela dividida, System Link (rede local) e, obviamente, na Live.

Fúria em duas rodas

Além de um bocado de modos novos, carros novos, pistas novas e outros, existem algumas novidades que realmente fazem a diferença em PGR4. Dessas, a mais significativa foi a adição de motocicletas no jogo. Antes, PGR era limitado a carros, e o acréscimo de uma nova categoria de veículos foi realmente um passo ousado dos produtores, mesmo que a série Gran Turismo já tivesse ditado este rumo.

O temor inicial seria de que as motos fossem basicamente iguais aos carros, mas felizmente, isso não aconteceu. Na verdade, a jogabilidade com as motos é tão diferente que o único complicador é colocá-las junto com os carros na mesma corrida. A sensibilidade e a aceleração em duas rodas é tão diferente que um jogador acostumado com os carros teria dificuldade em pegar as motos, e vice-versa. Além disso, como era de se esperar, não existe um equilíbrio muito bom entre as duas categorias de veículos. Com uma boa habilidade, as Ducatis, Kawasakis e outras são imbatíveis no singleplayer. Isso se deve a uma série de fatores que incluem aceleração superior, maior agilidade para ultrapassagem e manobras mais ???fáceis???, o que também conta muito. Em contrapartida, ao jogar um multiplayer com jogadores maliciosos, as motos levam desvantagem, pelo simples fato de que um esbarrão mal-intencionado derruba fácil qualquer motocicleta. E o tempo de cair e levantar é bem precioso. Como a maior parte dos jogadores conhecem as vantagens das motos, não poupam esforços em derrubar o motoqueiro, ao contrario da inteligência artificial que joga ???limpo???.

Clima e Tempo


As motos podem ser a maior novidade de PGR4, mas o novo sistema de clima e tempo é um outro ponto de destaque do jogo. Existem dez variações de tempo que acontecem nas muitas fases de PGR4, e além de alterar drasticamente os gráficos, os efeitos de clima também são sentidos na jogabilidade. Derrapar na chuva é bem diferente de fazer o mesmo na neve, ou em um dia limpo. A neblina também muda bastante a forma de se pilotar, e exige mais atenção do jogador. Na jogabilidade, é um detalhe bem interessante, mas correr em um mesmo lugar com chuva, e depois voltar lá em um dia ensolarado é impressionante mesmo no ponto visual: os cenários ficam bem alterados pelo clima, e vale a pena conferir as variações.

Mas a exceção do sistema citado acima, a evolução gráfica no novo jogo foi bem sutil em relação ao antecessor PGR3. Os visuais estão bem semelhantes aos anteriores e nesse quesito o novo jogo é um tanto quanto mediano. Outra questão que sofreu pouca evolução foram os sons, mas esses continuam excelentes para os padrões atuais: os veículos produzem ???roncos??? bem variados e semelhantes aos reais, e a seleção de músicas para a trilha sonora é excelente, com destaques como Incubus, Bloc Party, Covenant, My Chemical Romance e Zuco103, sendo que o último é um grupo composto por um holandês, um alemão e uma vocalista brasileira. Também há algumas poucas músicas clássicas que incluem Mozart, Mendelssohn e Wagner, mas como músicas clássicas costumam ter várias alterações de volume no seu decorrer, muitas vezes essas são abafadas pelos demais barulhos da corrida.



O Veredicto
: Pairando entre o realismo e a simplicidade, PGR4 continua sendo um grande destaque no gênero corrida, e será um ótimo legado para o 360 agora que sua produtora não trabalha mais para a Microsoft. Entre os pontos de destaque estão as novidades como as motos e o sistema de tempo e clima, assim como a jogabilidade equilibrada entre o arcade e a simulação. Mas apesar de tudo, em relação ao seu antecessor, PGR4 avança pouco, mas o suficiente para satisfazer sua base de fãs.


Prós:

- 120 veículos a disposição, entre motos e carros;
- Sistema de clima e tempo bem interessante;
- Jogabilidade equilibrada.


Contras:

- Motos são ótimas no singleplayer mas frágeis no multiplayer;
- Avanço gráfico pouco significativo, e ainda em 30 quadros por segundo;


Nenhum comentário

||
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio