GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de SEGA Rally Revo para PS3 de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Sega Rally Revo, ou apenas Sega Rally, é a mais nova edição da conceituada franquia de corrida da Sega que praticamente define o subgênero ???arcade??? dos jogos de corrida. Apesar de manter o mesmo estilo de sempre, o novo jogo traz um punhado de novidades significativas. A mais importante delas é o terreno que deforma dinamicamente à medida que os carros passam, aumentando muito o realismo e imersão do jogo, além de ser bem divertido.

Da lama ao caos


O novo Sega Rally vem na contramão da maioria dos atuais jogos de corrida: enquanto a pretensão geral envolve gráficos realistas, trocentas opções de veículos e pistas, trilhas sonoras licenciadas de artistas famosos, Sega Rally é simples, com gráficos exageradamente coloridos e brilhantes (mas ainda bem bonitos) e relativamente poucas opções de veículos. Mas o jogo consegue cumprir com o real objetivo de tudo isso: ser divertido.

O ???Rally??? no nome pode até sugerir alguma simulação, mas o ???Sega??? já garante o oposto: a corrida de Sega Rally é completamente ???Arcade???, e o jogador deve se preocupar mais com as derrapadas nas curvas do que com o balanceamento do carro ou o tipo de pneu melhor para um clima quente. A única configuração nesse estilo envolve optar entre uma configuração ???Road??? e uma ???Off Road???, sendo que a primeira deixa o carro mais rápido, e a segunda mais ???firme???. Bem simples e prático, e no final das contas, nem faz tanta diferença uma ou outra.

Sega Rally também não conta com tantos modos, e de certa forma, isso pode até ser uma característica do jogo relacionada ao estilo, mas é um tanto quanto decepcionante; o modo carreira não é nada mais que seqüências de pequenos campeonatos que o jogador deve realizar para destravar novas pistas e veículos. O fato de serem poucas pistas e carros disponíveis faz com que valha a pena cada novidade destravada, mas a verdade é que nem todo mundo tem a paciência para se dedicar a isso, e não é algo exatamente fácil de conseguir. O mais divertido aqui é o modo multiplayer, seja pela internet ou dividindo a tela. Além disso, também existe um ranking online mundial de recordes de velocidade em corridas.

Mas o que realmente faz a diferença em Sega Rally são os novos terrenos deformáveis, que fazem do jogo uma experiência realmente única. Funciona da seguinte forma: determinados tipos de superfície, como a lama ou a neve, ficam marcados pelos pneus dos carros. Isso é algo que acontece em qualquer jogo, mas a diferença principal de Sega Rally é que o relevo é afetado de verdade, e o terreno é deformável, influenciando muito a jogabilidade: sulcos deixados pelas rodas no barro se transformam em verdadeiros obstáculos, e são ???sentidos??? tanto por vibrações bem aplicadas ao controle quanto por movimentos de câmera. Já no gelo, passar por caminhos em que a neve já foi afastada por outros veículos faz muita diferença. E existem muitas variações de terreno, incluindo alguns com água, que se espelha quando os carros passam. Dessa forma, apesar de contar com poucas pistas, Sega Rally acaba tendo uma durabilidade bem longa: é muito divertido correr pelos diferentes ambientes do jogo sentindo diferenças tão drásticas.

Atolado de Bugs


Para jogar Sega Rally no PC é quase fundamental um bom controle, pois jogar no teclado, sem vibração, tira metade da empolgação e sensação de Rally. E é bem natural que a opção favorita de alguns gamers seja usar o controle do Xbox 360, afinal, é provável que ele já esteja por ai mesmo. Pois bem, Sega Rally conta com uma interface personalizada para esse controle, incluindo indicar comandos mostrando o botão colorido na tela, e dois tipos de configurações já prontas. Tudo isso faz com que Sega Rally pareça ter sido feito par ao controle da Microsoft. Mas não é bem assim. Ao tentar jogar com dois controles de 360 simultaneamente, o jogo só reconhece um, obrigando o outro jogador a arrumar outro joypad ou apelar para o teclado. E não é nenhum tipo de opção dos programadores, e sim apenas mais um bug de Sega Rally.

Infelizmente, a versão para PC está recheada dessas pequenas falhas, que juntas viram um problema grande. Além de probleminhas gráficos menores que afetam a maior parte das placas de vídeos, como a tela piscar ocasionalmente, existem outras falhas como o fato de que as vezes o jogador poderá observar um certo atraso na formação dos sulcos da pista, que aparecerão um pouco depois da carro ter passado. Não influencia a jogabilidade, mas é visualmente feio, assim como uma série de problemas envolvendo a luz e o reflexo nos carros. E como não poderiam faltar, existem os clássicos bugs onde o jogo cai, trava, ou então fica minimizado o tempo todo. Lamentável em um jogo desse porte.

Mas omitindo esses pequenos problemas, a qualidade sonora e visual de Sega Rally é bem aceitável. Os gráficos optam por um estilo menos realista, mais colorido e exagerado, mas ainda assim os ambientes presentes no jogo são muito bem feitos. A modelagem dos veículos também não deixa a desejar, e os efeitos visuais de sujeira e deformação do terreno fazem com que o jogo se saia muito bem nesse quesito. Já o som é bem básico, e não muito diferente das edições anteriores.



O Veredicto
: Sega Rally definitivamente não é um jogo de corrida qualquer. Sem se preocupar com questões de realismo ou simulação, o rali consegue ser simples e muito divertido, além de um tanto quanto casual. O que mais chama a atenção é o excelente sistema para deformação de terrenos, que dá um gostinho único e torna cada volta diferente. Uma pena que a falta de capricho estrague um pouco da diversão, com muitos bugs e problemas técnicos. Além disso, pouca variedade nos carros e pistas tornam o jogo bem enjoativo a longo prazo.


Prós:

- Terreno deformável;
- Bem ???Arcade???;
- Bons ambientes.


Contras:

- Bugs diversos e incômodos;
- Pouca variedade de veículos e pistas;
- Poucos modos de corrida.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles
©2016 GameVicio