GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Half-Life 2: Episode Two para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Half-Life, para quem não sabe, ???é a quantidade de tempo característica de um decaimento exponencial???. Além disso, é o nome dado a uma das mais importantes séries de videogames dos últimos tempos, que começa em 1998, e segue até os dias de hoje. O novo Half-Life 2: Episode 2 é nada mais que a segunda parte de uma trilogia de jogos curtos que dão seqüência ao enredo de Half-Life 2. O novo episódio é um pouco maior e bem melhor que seu antecessor, e não deve decepcionar em nada quem passou os últimos meses esperando para saber o que acontece com Freeman e Alyx.

Previously on Half-Life...


Com o pacotão da Orange Box, a Valve dá mais uma chance àqueles que não jogaram Half-Life 2 e Half-Life 2: Episode 1. Naturalmente, para entender Episode 2 é fundamental que o jogador tenha passado pelos dois antecessores, e se possível, jogado também o primeiro Half-Life (que ainda hoje é muito bom). O novo episódio começa exatamente da mesma forma que o outro termina: após uma explosão violenta, Gordon Freeman e Alyx Vance recobram a consciência em meio aos escombros do trem que estavam usando para fugir do ???Combine???, o governo ditatorial dos alienígenas que dominou a Terra. Bem parecido com o começo do primeiro episódio na verdade, mas felizmente isso não quebra o ritmo do enredo do jogo.

Na verdade, esse segundo episódio traz muito mais enredo e conteúdo que seu antecessor, explicando alguns mistérios e colocando outros novos. G-Man, o misterioso homem de terno que atormenta Freeman desde os tempos do primeiro Half-Life, também reaparece, e existem muitos outros personagens para ???interagir???, entre aspas por que conversar é algo que nosso herói não costuma fazer. Mas tudo bem, afinal Gordon Freeman é um homem de ação, e não palavras, e felizmente, existe muita ação no novo Half-Life, contando inclusive algumas poucas seqüências que surpreendem por quebrarem um pouco da fórmula de sempre nos combates.

Mas é importante ressaltar que na maior parte das vezes, Episode 2 ainda é Half-Life 2, para o bom e para o ruim (felizmente, isso é geralmente bom). O maior defeito digno de nota no novo jogo uma parte da nova seqüência envolvendo veículos, lembrando que essas em Half-Life 2 eram bem repetitivas e longas demais. Isso foi bem amenizado e, de fato, os momentos em que Gordon resolve arriscar a direção são um pouco melhores, mas ainda repetitivos, a exceção de uma das ultimas cenas do jogo, em que o veículo consegue se encaixar como uma luva na jogabilidade.

Outra característica recorrente em Half-Life, e que começa a se tornar clichê, é o roteiro extremamente pessimista, aos moldes de Doom, Quake e outros FPS da velha guarda. A lei de Murphy predomina na vida de Gordon Freeman: se ele vai passear de carro em uma estrada, seu carro estraga e precisa de consertos. Se ele quer pegar um trem para fugir, o trem explode no caminho. Ele pega o próximo trem, e esse explode também. E é só ele desgrudar os olhos por alguns instantes que logo aparece algum obstáculo que o obriga a tomar um caminho diferente, mais longo e sujo que de seus companheiros ??? sozinho. ?? um tanto quanto desanimador se esforçar para resolver um problema sabendo que no final das contas, vai dar tudo errado. Isso também foi um pouco amenizado em Episode 2, mas ainda é freqüente a sensação de que, de repente, algum obstáculo ou infortúnio do destino irá causar um incômodo ???atraso??? na história.

Algumas poucas novidades


Do ponto de vista técnico, são pouquíssimas as novidades em Half-Life 2: Episode 2. Aparentemente houve uma suave melhoria gráfica, principalmente nos rostos dos personagens principais, mas algo quase imperceptível. Os ambientes estão um pouco mais interessante e bonitos que no primeiro episódio, mas possivelmente isso se deve ao fato de que o novo jogo acontece em grandes vales e bem arborizados. Já na jogabilidade a mudança mais perceptível é na lanterna: em Episode 1 Alyx comenta que Gordon precisava de uma nova bateria para sua ???flashlight???, e parece que ele encontrou uma nos escombros do trem. Agora, a bateria da lanterna não é mais a mesma da roupa especial de Freeman, e dura bem mais, além de recarregar mais rápido. Na prática, são raros e rápidos os momentos em que o jogador fica no escuro.

Outro ponto interessante são os novos inimigos, que incluem novos insetos alienígenas e os chamados ???Hunters???, que são como versões menores dos ???Striders???, com maior mobilidade e um arsenal voltado para alvos humanos. Os ???Hunters??? exercem um papel essencial no novo episódio, e são um tipo interessante de inimigo a ser enfrentado. Além desses, também aparecem alguns soldados do Combine equipados com uma nova roupa, mas que no final das contas continuam os mesmos de sempre.


O Veredicto
: Os problemas de Half-Life 2: Episode 2 continuam os mesmos: fases um tanto quanto repetitivas e um roteiro exageradamente pessimista. Mas esses defeitos não chegam a ofuscar as outras muitas qualidades do jogo, que incluem uma boa história, cenários excelentes, jogabilidade divertida e outros. Com muito mais conteúdo que o episódio anterior, além de um enredo mais denso, o jogo acaba ficando um pouco mais longo também. Agora resta saber o que aguarda o próximo episódio.

E por último, mas não menos importante, Episode 2 é parte do pacote Orange Box, que traz outros dois jogos de alto-nível. Por serem muito diferentes, serão avaliados separadamente, mas vale a pena ressaltar que o fato de vir em um pacote tão atraente, e por um preço camarada, traz uma satisfação a mais para o jogador.


Prós:

- Gráficos continuam bons;
- Uma boa história;
- Algumas cenas são excelentes;
- Alyx.


Contras:

- Outras cenas são exaustivamente repetitivas;
- Enredo pessimista às vezes cansa.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

©2016 GameVicio