GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Team Fortress 2 para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


A primeira vez que se ouviu falar em Team Fortress 2 foi em 1998, quando o jogo foi anunciado como seqüência para o que era até então apenas um mod popular (e divertidíssimo) para o primeiro Quake criado em 1996. Mas acontece que em 1999 foi lançado Team Fortress Classic, um mod para o primeiro Half-Life que também se tornou um grande sucesso, e aos poucos as informações sobre a aguardada seqüência foram desaparecendo.

Quando então a Valve disse que Team Fortress 2 estaria na Orange Box em 2007, parecia até uma piada: passados 9 anos ???em produção???, era difícil de acreditar que um dia o jogo sairia da gaveta. Mas Team Fortress 2 chegou. E é bem melhor do que podíamos imaginar.

Visuais divertidos


Team Fortress pode ser considerado um dos pioneiros nos jogos de primeira pessoa online em equipes, e abriu caminho para inúmeros outros títulos do estilo, como o próprio Counter-Strike. Mas hoje, com o gênero já um tanto quanto saturado de Halos e Battlefields da vida, a nova edição do jogo tinha tudo para passar despercebida pelo público geral. Certamente a Valve pensou nisso, e acertou em cheio ao repensar o conceito do novo TF.

A primeira coisa que chama a atenção em Team Fortress 2 é o visual. A grande maioria dos jogos de ação em primeira pessoa opta por gráficos realistas, ou no mínimo, bem detalhados. Em Team Fortress 2 os cenários e personagens possuem um estilo visual bem caricatural, semelhante aos desenhos de algumas animações da Pixar. Além de bem bonitos, os gráficos também deixam o jogo um tanto quanto mais ???claro???: é fácil identificar inimigos, classes e tudo que é relevante.

Um grande destaque são os modelos dos personagens. O Heavy, por exemplo, (o cara dos armamentos pesados) é um brutamontes imenso, com pernas curtinhas, um tronco enorme e uma aparência de durão. Já o Scout é quase um office-boy, um garoto magrelo de camiseta regata, boné e fones de ouvido. Além de tudo, os personagens estão muitíssimo bem animados, não apenas na movimentação e nos combates, mas também em detalhes como animações faciais, algo incomum em jogos deste gênero

Mas apesar de todos esses cuidados, parece que a Valve se esqueceu de algo importante em TF2. A interação dos jogadores com os cenários é quase nula: não é possível destruir objetos, espalhar destroços ou mesmo quebrar vidros. Provavelmente existe um bom motivo para isso, mas a ausência de um pouco de interação com o ambiente é algo que incomoda e faz falta, apesar de ser só um detalhe pequeno.

Hey Doc, C???mon man!


Uma das coisas mais impressionantes sobre Team Fortress 2 é a forma com que o jogo faz o trabalho em equipe aparecer naturalmente, sem a necessidade de táticas complicadas por parte dos jogadores e sem forçar a barra. Na maior parte dos jogos online em que é preciso trabalhar em equipe, o resultado acaba sendo uma bagunça, e por isso, pouco divertidos. Em TF2, uma jogabilidade simples, rápida e didática facilita tudo. E o mais impressionante é o fato de que a Valve fez isso mantendo todas as 9 classes do Team Fortress original.

?? óbvio que as classes estão muito modificadas, mas é um trunfo que todas estejam lá: Scout ( um patrulheiro rápido), Soldier (armado com um lança-foguetes), Pyro (armado com um lança-chamas), Demonman (o cara dos explosivos), Heavy (lento, mas usa uma metralhadora giratória eficiente), Engineer (constrói defesas), Medic (cura outros personagens), Sniper (com um rifle de precisão) e Spy (se disfarça de inimigo). Enquanto nas versões anteriores, papéis como o de Scout e Pyro eram um pouco piores para se assumir, no novo jogo o equilíbrio entre as classes ficou muito bom, e é possível se divertir com todas elas, ainda que seja provável que o jogador rapidamente encontre uma favorita. Muitas habilidades e armas, como as granadas de mão, algo importante anteriormente, foram extintas do jogo, e de uma forma geral, tudo está mais simples e fácil.

E é impressionante como tudo acontece de forma natural em TF2. ?? comum encontrar Heavys acompanhados por Medics (médicos), um combo eficiente, ou então equipes de Engineers (engenheiros) construindo defesas em uma base, enquanto um Demonman lota o caminho com explosivos. Essa jogabilidade fácil e voltada para o trabalho em equipe é a característica mais importante do jogo.

Mas se o trabalho no desenvolvimento das classes foi exemplar, o mesmo não pode ser dito a respeito do mapa. Não que estejam ruins, pelo contrário, a maior parte deles é interessante, o problema é que existem muito poucos, e alguns não ficaram tão bons. O principal exemplo é Hydro, um mapa que é dividido em cinco ???mini-mapas??? onde existe apenas dois pontos de controle. A questão é que nesse mapa os Scouts chegam bem rápido aos pontos de controle, e os dominam com facilidade, antes mesmo que classes mais lentas como o Engineer consigam se preparar. Isso faz com que o jogo termine rápido demais, e não seja divertido para quase ninguém. Mas é provável que em futuras atualizações apareçam mapas melhores e mais divertidos.



O Veredicto
: Não foi só o estilo visual de Team Fortress que ficou mais caricatural e divertido. Foi o jogo inteiro. Quem já é veterano da série vai se espantar com o quanto tudo está diferente, mas muito provavelmente gostará das inovações, porque ainda assim, a Valve conseguiu fazer um jogo ainda fiel às edições anteriores. Valeu a pena: TF2 está tão atraente para novatos quanto para jogadores mais antigos, e qualquer um que goste de um bom multiplayer online acabará se interessando por este, mesmo ainda tendo algumas arestas para serem aparadas nos próximos patches.


Prós:

- Classes bem equilibradas;
- Estilo visual caricatural;
- Fácil de jogar em equipe;
- Jogabilidade viciante.


[/t2]Contras:[/t2]

- Pouca interação em alguns cenários;
- Poucos mapas até agora, alguns ruins.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

3.8 / 5
Fliperama
9 / 10
Outer Space
8.9 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio