GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Soccer 08 para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


A EA possui várias linhas e produtos que visam ultrapassar o público gamer hardcore, chegando até aqueles que só querem passar um pouco de tempo na frente de uma tela com um controle na mão. Esse é o caso da série FIFA: a idéia é atingir mais quem gosta de futebol do que quem gosta de videogames.

Mas parece que dessa vez, eles pisaram na bola. O novo FIFA 08 não está a altura dos seus ambiciosos objetivos. ?? fato que a série vem encurtando a distância para o proeminente Winning Eleven (Pro Evolution Soccer) da Konami, mas uma série de descuidos desaponta muito aqueles que esperavam uma virada de jogo da EA esse ano. Veremos quais são.

Joga Bonito?


O primeiro defeito que qualquer um irá perceber com clareza em FIFA 08 são os visuais. Enquanto a jogabilidade de FIFA tem sido bruscamente alterada todos os anos, os gráficos sofram apenas suaves mudanças, o que deixa essa nova edição bem desatualizada nesse aspecto. Analisando friamente, a evolução foi tão pequena que o jogo está parecido até com a edição 06, que já não era um primor gráfico pra época. Claro, em um jogo de futebol os visuais sempre estarão em segundo plano, pois o principal é a jogabilidade, mas um pouco mais de esforço nessa questão certamente faria com que FIFA 08 fosse mais atraente. Além de tudo, as animações estão bem medíocres, abaixo do esperado para um jogo que deve durar, no mínimo, até o ano que vem.

Falando em jogabilidade, é importante notar que houveram mudanças significativas nesse aspecto. Tudo ainda está muito parecido com o esquema técnico do concorrente da Konami, mas o novo FIFA conseguiu inserir um bocado de mecânicas novas que dão um sabor único ao jogo, principalmente na questão de passes, cruzamentos e chutes, que estão bem menos ???automáticos???, exigindo uma habilidade razoável dos jogadores para realizar lances decentes. No final das contas, a jogabilidade não está nem muito ruim nem muito boa, ficando em uma média saudável.

O que realmente ainda é o grande defeito de FIFA é a falta de capricho dos programadores com o jogo. Existem muitos bugs bobos que incomodam um bocado, além de falhas como uma sensibilidade muito alta nos menus que atrapalha um pouco a navegação na interface. O maior incômodo desses defeitos é que muitos são recorrentes, tomando por exemplo, um trecho extraído da nossa analise de FIFA 07: ???Mas alguns defeitos maiores são definitivos para a jogabilidade, como por exemplo, a alteração na configuração dos controles com o joypad, em que certos fatores cruciais não é salva nunca. Além disso, com algumas marcas de controles USB, os menus da interface se movimentam sozinhos. O curioso é que existe um patch para corrigir esses defeitos, mas no FIFA 06, o que leva a conclusão que os erros são recorrentes.???
Sim, todos esses defeitos com o Joypad ainda estão lá (exceto no controle do Xbox 360, que funciona muito bem com o novo FIFA). Essa falta de cuidado em resolver um problema que existe desde FIFA 06 nos leva a crer que a equipe de produção não se preocupou muito em melhorar o jogo. Parece que eles nem chegaram a jogar ou realizar algum tipo de teste durante esse tempo que passou, algo imperdoável.

Mas do lado de fora dos estádios virtuais, ainda existem alguns pontos em que FIFA reina supremo: a nova edição do jogo conta com 621 times licenciados, com escudos, jogadores e uniformes reais, incluindo um bom punhado de times brasileiros (todos da série A e mais alguns). Outro ponto de destaque é a trilha sonora, que inclui Wir sind Helden, e artistas brasileiros de sucesso na Europa, como CSS e a cantora CéU.

Profissional do Futebol


Como sempre, FIFA 08 conta com um bocado de modos para jogar no singleplayer e multiplayer, online e offline. Não vale a pena entrar em detalhes de todos, já que são muitos, e não tão diferentes entre si, mas é interessante explicar alguns bem particulares. As Ligas Interativas estão de volta: o modo em que jogadores de todo mundo podem escolher um time favorito, e quando este jogar no mundo real, enfrentar outros jogadores que escolheram o time rival. Cada vitória conta como um voto, e o time com mais votos ganha três pontos e avança em uma tabela virtual. Empates contam como um ponto, mas são raríssimos. ?? interessante que o modo tenha voltado no novo FIFA, pois ele não fez tanto sucesso assim, por não ser tão envolvente.

Já a grande novidade de FIFA 08, o modo Be a Pro, é até uma idéia interessante, mas não funciona tão bem assim, principalmente em partidas com um jogador. Nesse modo, o jogador controla apenas um jogador, e deve se comportar de forma adequada, mantendo a posição e tudo mais. Em um futuro próximo, o Be a Pro pode até ficar bom de verdade, mas agora é um pouco entediante. Primeiro por que a inteligência artificial não foi muito bem adequada para jogar dessa forma. Acaba que o time trabalha de forma bem incompetente no geral, e o jogador deve interferir muito na partida para conseguir bons resultados.

Com mais jogadores, é possível que seja mais divertido, mas como a EA ainda não liberou o Be a Pro Online, o máximo possível são quatro simultâneos em um mesmo PC. E ainda existe muita evolução a ser feita neste modo, como uma câmera subjetiva em terceira pessoa, que funcionaria bem, ou mais botões para interação com o time, além de dicas para onde movimentar o jogador ou mesmo um botão que o movimente sozinho quando estiver sem a bola: é difícil movimentar o jogador o tempo todo sem enxergá-lo na maior parte das vezes.

Mas apesar de não ter sido tão falado quanto o Be a Pro, existe um outro novo modo que funciona bem melhor: o Zone Play. Nele, os jogadores podem escolher uma ???linha??? do time, como defesa, ataque ou meio-campo, e controlar apenas esta. ?? possível selecionar mais de uma ???linha???, logo, quatro jogadores podem se enfrentar em duplas, com um controlando apenas a defesa de um time, enquanto outro controla o ataque e o meio-campo. ?? uma idéia que também precisa ser melhorada, mas definitivamente mais divertida.

A verdade é que, dentre os modos de FIFA 08, o Manager, onde o jogador é uma espécie de técnico e administrador de um clube, ainda é o melhor. Para quem gosta desse gênero, as opções para grades de treinos, contratações, patrocínios e etc são tão interessantes que vale a pena até jogá-lo sem necessariamente jogar as partidas.



O Veredicto
Por pouco o FIFA desse ano não é um completo desastre. Os gráficos dessa edição estão bem próximos do jogo do ano passado, que já eram fracos para sua época. O que mais importa, a jogabilidade, não está tão ruim, mas não evoluiu como precisava. Mas existem algumas qualidades que podem até segurar alguém em FIFA 08 por mais um ano: um modo ???manager??? bem estruturado, muitas licenças oficiais de times, incluindo muitos brasileiros, e o divertido Zone Play.


Prós:

- Modo ???Cartola??? divertido;
- 621 times licenciados;
- Modo Zone Play é uma idéia interessante.


Contras:

- Gráficos fraquíssimos;
- I.A. deixa a desejar;
- Bugs diversos.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

7.6 / 10
BaixakiJogos
8.6 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio