GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Kane & Lynch: Dead Men para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Com uma premissa digna de um filme clichê de ação, Kane & Lynch: Dead Men é o novo lançamento da IO Interactive, a produtora que desenvolveu a bem sucedida série Hitman, além de Freedom Fighters. O novo jogo conta a história de um ex-mercenário de passado misterioso que quer salvar sua família (Kane) e um psicopata acusado de assassinar a esposa, que vive sob efeitos de medicamentos (Lynch).

O enredo e personagens é, mais uma vez, prioridade para a IO, e irão inclusive render um filme em breve. E que seja um bom filme, porque este primeiro jogo não é um bom início para a franquia.

Correndo atrás do prejuízo


Kane e Lynch são dois condenados a morte nos Estados Unidos. Mas quando estão a caminho de sua execução, eles são resgatados por uma equipe de mercenários conhecida como The7, a qual Kane já integrou no passado. E aparentemente a dupla foi salva apenas porque Kane devia algo aos membros do The7, que o acusam de traição. Lynch entrou na jogada para vigiar Kane, e informar ao The7 tudo o que ele está fazendo. E apesar de saber que depois que pagar o que deve eles irão matá-los, Kane tem um motivo extra para cumprir o acordo: sua esposa e filha foram feitas reféns pelo The7.

Parece um enredo bem genérico, do tipo que caberia bem em um filme de ação da sessão da tarde, mas ainda assim é uma história bem interessante, principalmente pela personalidade bem construída dos dois personagens principais, Kane e Lynch. O primeiro é frio e calculista, e, apesar de querer cumprir a nobre missão de salvar sua filha, não hesita em fazer ações cruéis e politicamente incorretas no trajeto. Já o segundo é o perfeito estereótipo de psicopata americano, variando entre momentos de completa insanidade até outros em que poderia ser considerado um cara legal. E como era de se esperar, os dois não costumam se dar muito bem, discutindo todo o tempo.

Só que, infelizmente, uma boa história não basta para um bom jogo, e Kane & Lynch falha na maior parte dos outros quesitos, a começar pela jogabilidade. Como grande parte dos shooters em terceira pessoa modernos, ele conta com um sistema de cobertura, mas este não funciona muito bem: ao invés de utilizar algum botão, a única forma do jogador ???colar??? na cobertura é pressionar o personagem contra a parede/obstáculo em questão. Isso faz com que muitas vezes o jogador ???cole??? na cobertura por acidente, o que pode ser fatal, e da mesma forma, fica um pouco difícil colar na cobertura propositalmente. Pra piorar, muitas vezes os disparos dos inimigos atravessam essas coberturas, mesmo que sejam paredes de concreto sólido, o que faz do sistema algo bem dispensável no final das contas.

Outras falhas menores na jogabilidade envolvem a precisão das armas, que é bem pior que a dos inimigos, e algumas teclas de comando mal-escolhidas: para bater no corpo-a-corpo, por exemplo, é preciso pressionar a mesma tecla utilizada para pegar armas no chão. Isso faz com que às vezes o jogador, ao invés de bater em um oponente, simplesmente pegue uma arma que esteja próxima do mesmo.

Um outro problema grande é a inteligência artificial. Tanto aliados como inimigos agem de forma péssima nos combates. Os aliados geralmente correm pro meio da linha de fogo, e como o sistema de cobertura funciona mal, não adianta muito eles tentarem se esconder. Já os inimigos costumam assumir posições estáticas ou caminhos pré-definidos, e raramente tomam alguma atitude que fuja dessa rotina básica. Essa é uma falha grave no jogo, principalmente pelo fato de que na maior parte do tempo, Kane está agindo em equipes grandes.

Multiplayer Frágil


Algo interessante em Kane & Lynch é a possibilidade de se jogar a campanha com duas pessoas no modo cooperativo. Basta ligar um controle de Xbox 360 no PC para que dois jogadores compartilhem a tela, que é dividida na vertical. Só que ao contrário do que se espera, não existe nenhuma possibilidade de jogar esse modo online, algo inaceitável, visto que nem sempre o jogador terá a disposição outra pessoa e um controle de Xbox 360 em sua casa.

Mas ainda existe multiplayer online no jogo, como um modo chamado Fragile Alliance, em que 4 a 6 jogadores formam uma aliança de mercenários que deve capturar alguns ???valores??? (dinheiro, diamantes ou cocaína) em 4 mapas disponíveis. A idéia é invadir o local onde está o tesouro, matar os guardas (inicialmente controlados pela IA) e tentar sair com o máximo de riquezas possível. No final, todos os lucros são divididos entre os participantes da aliança. Caso um dos participantes acredite que está com muito dinheiro, e não queira dividir com os demais, pode se tornar um traidor ??? basta assassinar um dos companheiros de equipe. Traidores ficam com todo o dinheiro que carregam, mas são um alvo para o resto da equipe. Quem morrer volta à vida como guarda, e deve combater os invasores. Guardas também podem capturar riquezas, mas ficam com apenas 10% do que foi pego. Ganha quem acumular mais ???valores???.

Certamente é um modo que parece bem divertido, mas infelizmente não é algo que todos poderão aproveitar: esse multiplayer depende da Windows Live, que ainda não está disponível no Brasil. Logo, a única coisa que os brasileiros podem fazer é fechar os olhos e imaginar o quão divertido esse modo poderia ser, e torcer para que a Microsoft lembre-se que as pessoas gostam de jogar pela internet por aqui também.

Sessão da Tarde


Não existe muito a ser admirado nos visuais de Kane & Lynch, além do ótimo desenho de personagens. Como pontos positivos, podemos citar a variedade de cenários no jogo, as cenas de corte e, é claro, a modelagem e texturas dos personagens principais. Como pontos negativos, quase todo o resto. A primeira falha evidente está nas animações: todos se movem de uma forma dura, nada real, nem fluida. E por mais incrível que possa parecer, os lábios dos personagens não se movem enquanto eles conversam fora das cenas de corte. Como já vemos isso em outros jogos há anos, o que podemos supor é que, além de tudo, Kane, Lynch e seus amigos são ótimos ventríloquos. Outro problema grande são as texturas opacas e pouco detalhadas que existem na maior parte dos cenários, principalmente nas primeiras fases, deixando o aspecto de um jogo ultrapassado.

O design de alguns mapas também é bem decepcionante, e falha tanto em simular algo real como em criar fases objetivas, boas de serem jogadas. Mas o mais curioso nessas falhas é que existem raros momentos que elas não ocorrem, e dá a impressão de que os criadores não se esforçaram o quanto poderiam para fazer um jogo uniformemente bem feito, ou que simplesmente tiveram que terminar algumas partes na pressa para o lançamento. De qualquer forma, essa falta de capricho é o que mais conta pontos contra Kane & Lynch.

Em contrapartida aos gráficos, a parte sonora do jogo é excelente, com destaque grande para as dublagens de Kane e Lynch. Em todos os diálogos e monólogos as vozes dos dois parecem bem convincentes e realistas, em uma qualidade difícil de ser encontrada em games. A trilha sonora também é excelente -- principalmente a música tema--, e de uma forma geral, esse é o quesito em que o jogo consegue verdadeiramente causar uma boa impressão.


O Veredicto
: Acima de tudo, o que é mais frustrante em Kane & Lynch: Dead Men é que ele não conseguiu demonstrar seu potencial. Os visuais parecem levemente ultrapassados, mas o problema maior não está na tecnologia usada, mas sim no esforço pífio dos criadores do jogo em criar os ambientes e prestar atenção aos detalhes. A jogabilidade também conta com falhas sérias, assim como a inteligência artificial, e o que salva, no final das contas é o que dá nome ao jogo: a dupla de caras-maus Kane e Lynch.


Prós:

- Enredo excelente;
- Bom trabalho de voz;
- Kane e Lynch.


Contras:

- Sistema de cobertura péssimo;
- Inteligência artificial decepcionante;
- Visuais fracos;
- Multiplayer não funciona no Brasil.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

6 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio