GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Mario & Sonic at the Olympic Games para Wii de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Se na década de 90 alguém dissesse que Sonic e Mario estariam contracenando em um jogo para um console da Nintendo, provavelmente seria internado em um manicômio. Hoje, no entanto, a SEGA já publicou diversos jogos de sua estrela supersônica em consoles de sua velha concorrente, em uma parceria extremamente lucrativa para ambas. Portanto, nada mais natural do que as mascotes das duas casas participarem, junto de suas respectivas turmas, para lucrar com o evento esportivo mais importante do mundo: as olimpíadas.

Pequim 2008


Sancionado pelo comitê olímpico, o jogo já carrega o símbolo das olimpíadas de 2008 que serão realizadas na cidade de Pequim e traz, além dos nomeados no título, uma vasta seleção de personagens coadjuvantes, entre eles: Miles Tails, Knuckles, Shadow the Hedgehog, Dr. Robotnik, Luigi, Wario, Waluigi, Bowser e todas as princesas das séries, todos muito bem dispostos a disputar uma medalha de ouro em diversas modalidades esportivas, cada uma com um uso específico do controle.

Na tela principal, o jogo demonstra quatro variedades de disputas das quais é possível participar: Single Match, na qual o jogador disputa apenas uma modalidade e tenta conseguir a maior pontuação; Circuit, na qual são selecionadas algumas modalidades e cada jogador tenta conseguir o maior número de pontos no geral; Mission, onde não apenas é necessário ser bom de esporte, mas também cumprir alguns requisitos específicos durante a partida (como vencer em um tempo determinado, perder um tiro no terceiro prato, vencer em condições adversas e várias esquisitices divertidas); e por fim, o modo Gallery funciona como uma espécie de museu das olimpíadas, onde há a necessidade de vencer diferentes minigames para conseguir respostas para as diversas perguntas realizadas pelo jogo, como ???Quando começaram as olimpíadas???? e muitas curiosidades sobre este evento secular.

Os esportes dividem-se ainda em seis categorias abertas (atletismo, ginástica, tiro, aquático, esgrima e tênis de mesa) e duas categorias secretas, desbloqueadas apenas com a obtenção de certo número de medalhas de ouro. Estas categorias ainda possuem diversas subdivisões, algumas liberadas e outras ocultas. Por exemplo, o atletismo conta com corrida de velocidade e corrida com obstáculos, enquanto os esportes aquáticos são mais variados, e ainda dentro destes, há variações de regras (como cem metros rasos, duzentos metros e maratona). A combinação chega a mais de cinqüenta minigames!

Os personagens disponíveis também se dividem em categorias de habilidades: power types, tipos mais robustos e bons nos esportes que precisem de força bruta; os all-around, personagens com capacidades medianas, bem equilibrados; speed types, os mais rápidos e ágeis, bons em esportes que dependam de velocidade; e, por fim, os skill types, que são aqueles mais habilidosos, os mais capazes para competirem em esportes que dependam de precisão e delicadeza, como tiro e esgrima. Apesar destas categorias, os personagens não são tão diferentes, oferecendo uma pequena vantagem ou ficando com uma pequena desvantagem em alguns eventos, e acaba fazendo falta algum tipo de habilidade especial ou trapaça que pudesse ser utilizada durante o jogo.

A jogabilidade em si adota o estilo no qual cada esporte é um minigame, como em jogos tipo Mario Party e Wii Sports, e em cada um destes minigames, o Wiimote é utilizado de maneira diferente. Para correr, por exemplo, é necessário sacudir o Wiimote e o Nunchuk o mais rápido possível, simulando um corredor mexendo os braços; já na esgrima, o controle funciona como uma espada, usando um movimento de apontá-lo para a televisão e aproximá-lo dela para simular a estocada da espada; no tênis de mesa, ele vira uma raquete; nos jogos de tiro, funciona como uma arma, estilo Metroid Prime 3. A imersão é alta, e o ritmo acelerado dos curtos jogos mantém também um bom nível de adrenalina. Como cada partida pode ser disputada por até 4 jogadores (cada um com seu controle), muita confusão pode rolar na sala de estar.

Pela quantidade de opções apresentadas, fica claro que as partidas de Mario & Sonic serão das mais diversas possíveis, e cada jogador poderá se adaptar melhor ao seu estilo e esportes prediletos.

Mini-games olímpicos


Os gráficos de M&S são perfeitamente formatados para o Wii: desenhos simpáticos e muito coloridos para personagens e cenários. Os cenários são chamativos, simulando bem as localizações dos jogos de verdade, mas ficaram sérios demais e muito realistas -- exceto pelos espectadores, que são animais e habitantes do Reino dos Cogumelos.

A trilha sonora é alegre e acompanha o clima de olimpíadas, sendo que várias das músicas lembram hinos nacionais, e outras tantas inspiram grandeza e competição. Os efeitos sonoros foram planejados para serem divertidos, e não realistas, portanto, os barulhos são exagerados e alongados, e muitos deles vierem diretamente de jogos anteriores, como o som de pulo do Mario e as escorregadas de Sonic ao frear.

O uso do Wiimote foi bem planejado e executado. Há precisão nos movimentos e grande variação nas maneiras de utilizá-los, e um dos desafios de M&S é exatamente o de dominar todas essas formas de controle para conseguir vencer o computador ou os amigos em suas variadas modalidades. Essa precisão é um pouco irritante em certos momentos, já que é possível perder uma prova logo no começo por apertar um botão cedo ou tarde demais, mas com o passar do tempo o jogador se acostuma com o timing exato e com os movimentos corretos (como em todo esporte, é importante praticar!).

Como em Mario Party e outras coletâneas de minigames produzidas para o Wii que passaram (pelo menos em parte) pelas mãos da Nintendo, a jogabilidade é o ponto forte de M&S, mostrando com louvor quais são os objetivos do console: diversão para todas as pessoas.

No geral, M&S não impressiona, mas traz variações divertidas e mais minigames para quem já enjoou de WarioWare, Mario Party, Wii Sports e Wii Play. Diferente destes, no entanto, ele aceita o uso da Nintendo Wi-Fi Connection para partidas online com atletas virtuais do mundo todo -- algo inédito nesta categoria de jogos para o Wii.


O Veredicto
: Mario & Sonic at the Olympic Games serve como mais um bom exemplo para as utilidades do Wiimote, mas não consegue se destacar de seus similares, como Wii Sports e Wario Ware, devido à pouca criatividade e superficialidade com a qual explorou o rico universo dos personagens. Para um jogo com Mario, Sonic e tantos bons personagens, falta fantasia e coisas que o destaquem de um mero jogo de olimpíada. Talvez em 2012...


Prós:

- Quebra de paradigmas: Mario e Sonic juntos em um jogo (!?);
- Muitas opções e variedades de jogos;
- Mais e novas maneiras de utilizar o controle do Wii são sempre bem vindas.


Contras:

- Superficialidade no tratamento dos personagens, não há tanta diferença entre eles;
- Devido à jogabilidade superficial, fica enjoativo.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio