GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Race 07 - The WTCC Game para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Race 07 ??? The Official WTCC Game, é a última simulação de corrida da SimBin, e além de ser seqüência direta de Race 06, segue a mesma linha dos outros títulos de corrida da produtora, GTR e GTR2. Quem já conhece a série sabe que esses são jogos extremamente perfeccionistas na questão da simulação, o que os tornam algo extremamente difícil para a maior parte das pessoas. Mas, curiosamente, tem muita gente que gosta disso.

Nada de piloto automático


Como o próprio subtítulo indica, Race 07 - The Official WTCC Game é focado na simulação do World Touring Car Championship, um torneio oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em que carros de passeio levemente modificados competem em diversos circuitos pelo mundo, incluindo aí o autódromo de Curitiba, no Brasil. Atualmente esse é o terceiro mais importante torneio mundial da FIA, perdendo apenas para o Campeonato Mundial de Rally e, obviamente, a Formula 1.

A grande novidade nessa edição está na quantidade de carros e torneios presentes: além das temporadas de 2006 e 2007 da WTCC, existem carros também da WTCC 1987, Formula 3000, Radical Sportscars, Formula BMW, Caterham e uma divisão só com Mini Coopers. Para quem não é especialista em automobilismo, basta dizer que a variedade de veículos disponíveis é imensa, e a fidelidade com que eles são recriados é bem convincente. E isso não se limita apenas a questão visual e sonora dos veículos, mas também as alterações drásticas na jogabilidade, implicadas pelas diferenças das categorias de carros.

Assim como seus antecessores, Race 07 é uma simulação bem detalhada, e o principal ponto onde isso pode ser percebido é na jogabilidade. Definitivamente, o jogo não foi feito para iniciantes, e sim entusiastas de simulações de corridas. Não se trata apenas de acelerar e frear, para conseguir pilotar nesse jogo é preciso ter um grande controle e domínio sobre o carro e a pista, ter atenção e habilidade para não perder a tração nas curvas e, de quebra, ajustar trocentas configurações que aparentam mínimas na suspensão, aerodinâmica e pneus dos carros.

Sim, existem algumas opções que podem facilitar um pouco a vida de alguns, como aumentar a tração nas pistas, reduzir o dano das batidas e a famigerada marcha automática. Mas a verdade é que ativar essas opções mais atrapalham o ???aprendizado??? do que ajudam. Dificilmente o jogador conseguirá se dar bem em mais que um punhado de pistas simples com as ???ajudas???, já que o controle total sobre o carro é essencial para a vitória na maior parte das fases. Quem não gosta de se importar com as condições da pista ou a troca de marchas definitivamente não irá se divertir com esse título.

Com isso, é possível dizer que jogar Race 07 seja tão ou mais difícil que pilotar carros de verdade. E se torneios da WTCC, que são disputados em carros de passeio, podem ser considerados o mais próximo de uma dificuldade média no título, o que já é bem difícil, é ainda mais complicado pilotar os carros das categorias de ???Formula???, que são bem instáveis e rápidos, e mesmo jogadores experientes no gênero possivelmente passarão reto na primeira curva fechada com esses veículos. E de longe, a categoria mais fácil de ser pilotada é a dos Minis, que, dadas as devidas proporções, são o mais próximo que temos dos Celtas, Palios e Gols que pilotamos na vida real.

De qualquer forma, é importante ressaltar que, ainda que exista essa opção, é praticamente impossível jogar Race 07 pelo teclado. Os controles digitais não funcionam bem quando qualquer virada ou freada brusca resulta em perda de controle do veiculo. ?? recomendado que, no mínimo um bom controle como o do Xbox 360 seja utilizado, ou preferencialmente, um daqueles volantes profissionais, com câmbio de marcha, pedais e a possibilidade de girar o volante duas vezes para cada lado, como em um carro de verdade.

Yellow Flag


Mas apesar de contar com uma jogabilidade realista, o mesmo não pode ser dito dos gráficos de Race 07. Em comparação a outros jogos de corrida, como Sega Rally ou Project Gotham Racing 4, os visuais estão, no mínimo, ultrapassados. Ainda que a modelagem dos veículos esteja caprichada, tanto externamente quanto internamente, as texturas utilizadas são bem medíocres, e no caso das pistas e cenários, pobres. Os efeitos visuais, como chuvas, luz e sombra, também são fraquíssimos, e talvez um investimento maior nesse tipo de simulação faça bastante diferença no próximo jogo da série.

Outro ponto que deixa a desejar é a deformação dos veículos nas batidas. Ao invés de amassados, lataria despedaçando, e milhares de destroços, na maior parte dos acidentes o máximo que acontece é que algumas peças do carro desmontem como lego, e desapareçam pouco depois. Um detalhamento maior nesse aspecto também seria bom para aprofundar o conceito de simulação do jogo.



O Veredicto
: A exceção dos gráficos levemente ultrapassados, Race 07 é excelente para quem procura uma simulação perfeccionista de eventos de automobilismo. A jogabilidade é dificílima, mas isso é quase uma qualidade em um jogo que prima pelo realismo e a simulação. Além disso, as diversas licenças de categorias de corrida que vão além da WTCC ampliam ainda mais a intensidade da experiência. No final das contas, é uma ótima pedida para quem quer testar um novo joystick-volante para jogos de corrida.


Prós:

- Pro, definitivamente profissional;
- Muitas licenças oficiais da FIA;
- Simulação realista.


Contras:

- Gráficos um pouco ultrapassados;
- Bem difícil.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles
©2016 GameVicio