GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Iron Man para PC de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Iron Man é o jogo do filme do Homem de Ferro. E como sempre, quando se fala de juntar ???filme??? e ???jogo???, é quase certo que o produto disso seja decepcionante. As razões para isso são várias: a pressa em terminar o jogo para que este seja lançado junto do filme, a necessidade de associar o enredo do jogo ao do filme, os poucos recursos que geralmente vão para esse tipo de produção e o fato de que mesmo se o resultado final for ruim, algumas pessoas ainda irão comprar.

Provavelmente depois de assistir ao ótimo filme do Homem de Ferro, é possível que alguns jovens entusiasmados comprem camisas, canecas, chaveiros, miniaturas, relógios e quem sabe até o jogo do Homem do Ferro. ?? o caso lamentável de um jogo que se torna apenas mais um souvenir.

Protótipo quebra-galhos


O jogo de Iron Man começa no momento em que Tony Stark e Yinsen estão construindo um protótipo da armadura do Homem de Ferro enquanto são mantidos prisioneiros por um grupo terrorista em uma caverna no Afeganistão. Para quem já assistiu ao filme, esse é um momento memorável, mas quem ainda não viu encontrará um pouco de dificuldades para entender o que está acontecendo. Isso é um defeito que acontece durante todo o enredo: parece que uma exigência para a compreensão da história é ter assistido ao filme.

Até aí, tudo bem, pois é fato que quase todos que jogarão Iron Man já assistiram ao filme. Mas em pouquíssimo tempo é possível notar um outro fato: a história do jogo, apesar de compartilhar muitos elementos com a do filme, é extremamente diferente daquele. Isso não seria um defeito sozinho, afinal, é normal que o videogame tenha um enredo diferente daquele do filme, mas o problema é que ao mesmo tempo em que são acrescentados no enredo elementos dos quadrinhos e outros inventados pelos produtores, eles ainda tentam seguir a história do filme, e acaba que no final tudo vira grande uma bagunça. Os vários ingredientes da receita não se misturaram bem, e é capaz que o enredo aparente uma ???história errada do filme mal??? para alguns.

Mas é claro que mesmo com uma história ruim, ainda existe a chance de um jogo bom por conta da jogabilidade, bom design de fases ou algo mais. Iron Man não tem nada disso, infelizmente. De início, a jogabilidade é até interessante, quando o jogador vai aprendendo a voar e utilizar as armas embutidas na armadura, mas não demora para que sejam percebidos uma série de defeitos em tudo, principalmente na parte dos combates.

O jogo utiliza um sistema para mira ???semi-automática??? similar ao de jogos da série GTA, só que apesar desse funcionar até bem na série da Rockstar, aqui ele é falho por um simples motivo: como a ação é frenética, com vários inimigos vindos por todos os lados, essa mecânica acaba se mostrando um pouco lenta, e a jogabilidade fica reduzida ao jogador disparando todas as armas o mais rápido possível. Talvez um sistema mais simples, como o de Lost Planet, fosse mais adequado para Iron Man. Um outro defeito está na repetição de tudo: logo nas primeiras fases o combate já se torna cansativo, e depois da primeira metade do jogo, fica insuportável.

Mas é claro que não existem só defeitos a jogabilidade de Iron Man. Em alguns pontos, os produtores quase acertaram. Um bom exemplo está no sistema de vôo. Tão logo o jogador domine os primeiros passos, fica razoavelmente divertido ???pilotar??? a armadura do Homem de Ferro pelas fases do jogo. Mas uma câmera teimosa, além de uma escolha ruim para os botões, avacalham um pouco a diversão. Outra boa idéia desperdiçada está no design das fases. Ao invés de fases fechadas e lineares, como grande parte dos jogos no estilo, em Iron Man os mapas são abertos, seguindo uma linha similar ao Star Fox de Nintendo DS. O que estraga a idéia é que as possibilidades deste cenário aberto são muito mal-exploradas, e no final, as fases do jogo acabam repetitivas e tediosas.

Vozes de atores de verdade


Os visuais de Iron Man são bem inconstantes. Enquanto a modelagem do personagem principal parece bonita, a maior parte dos inimigos e cenários estão um pouco feios e os efeitos visuais como explosões e sombras são bem simplórios. Essa é característica clássica de um jogo feito às pressas: a equipe até contava com a tecnologia e a capacidade de criar bons gráficos, mas um prazo curto faz com que algumas coisas do jogo fiquem aceitáveis, enquanto outras, péssimas.

Mas existe um aspecto em que quase não existem defeitos em Iron Man: as dublagens. Assim como no filme, o excelente Robert Downey Jr. faz Tony Stark, enquanto Shaun Toub é Yinsen e Terrence Howard faz James Rhodes. A presença dos mesmos atores do filme é algo extremante positivo, pois garante uma qualidade superior na dublagem, além da fidelidade ao cinema. E além disso, as outras dublagens, mesmo não sendo de atores do filme, estão excelentes.



O Veredicto
: Uma série de defeitos, incluindo uma história sem pé nem cabeça e uma mecânica de combate porca, fazem com que este seja mais um exemplo de jogo que foi feito as pressas, para que o lançamento coincida com a estréia do filme. ?? possível perceber algumas boas idéias em Iron Man, como a jogabilidade de vôo ou o sistema de fases abertas, mas parece que não houve tempo, vontade ou recursos para transformar essas idéias em realizações. Muito provavelmente, faltaram os três.


Prós:

- Vozes de Robert Downey Jr., Terrence Howard e Shaun Toub
- Jogabilidade de vôo é quase boa.

Contras:

- Feito às pressas;
- Sistema de combate repetitivo;
- História mal-contada.


Nenhum comentário

||
Outer Space
3/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles

Reviews da crítica

4 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio