GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Boom Blox para Wii de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


E quem diria que o primeiro jogo da parceria firmada entre a Electronic Arts e Steven Spielberg, que andava querendo dar uns passos em uma nova mídia, não teve nada a ver com alienígenas perdidos ou dinossauros fora de época. Diferente do que muitos esperavam, da cabeça do famoso diretor de cinema saiu um novo puzzle que é a cara do Wii, um jogo onde o objetivo principal é derrubar diferentes tipos de blocos com uma bola de tênis ou alguns esguichos de mangueira.

Jenga!

Parecido com o famoso jogo de empilhar blocos para depois tira-los sem deixar que caiam, Boom Blox expande o conceito enormemente, criando diferentes desafios tridimensionais cuja solução pode exigir muitas horas e tentativas diferentes. O formato básico consiste de estruturas formadas por diferentes tipos de blocos (notadamente os indestrutíveis, os que explodem quando atingidos, os que explodem quando atingem uns aos outros e os que desaparecem) que devem ser derrubadas com o arremesso de bolas de tênis. Os primeiros níveis são simples, requerendo um mínimo de esperteza. Na medido em que se avança pelos quebra-cabeças, no entanto, a coisa começa a complicar e torna-se necessária uma boa dose de noção espacial do jogador para que ele consiga derrubar certos blocos na ordem e locais necessários para provocarem uma reação em cadeia e vencerem o estágio.

Além do jogo de arremesso, existem os modos de "esguicho", onde o Wiimote vira uma mangueira para jogar água nos blocos e arremessa-los uns contra os outros, e também o de "puxar", onde o jogador controla uma mão virtual e deve retirar ou mover os blocos de maneira a provocar as reações necessárias para vencer os objetivos da fase. Há uma galeria de tiro também, uma das categorias menos interessantes, onde é necessário disparar contra alguns blocos para destruí-los.

Os objetivos variam entre derrubar todos os cristais em cima das estruturas formadas por blocos, destruir alguma dessas estruturas e fazer uma quantidade determinada de pontos, que variam de acordo com a ação do jogador. Completar as missões não é muito difícil. O desafio mesmo é conseguir uma boa pontuação para sair premiado com uma medalha de ouro, que pode consistir, nos níveis mais complexos, em derrubar 60 cristais de quatro estruturas diferentes com um único arremesso! Considerando as dezenas de fases espalhadas por três categorias (exploração, aventura e criação, explicadas abaixo), e o fato de que os mais animados vão querer jogar até conseguirem todas as medalhas de ouro, estamos falando em muitas horas de diversão. A física do jogo é extremamente realista e funcional, permitindo que sejam feitos "cálculos" mais ou menos precisos de como determinada estrutura será afetada por determinada ação, e o efeito dominó de algumas fases poderia impressionar qualquer programador de X360 ou PS3, caso não provocassem massivos "slowdowns".

Os modos de jogo são exploração, onde muitos enigmas são apresentados e o jogador é presenteado com medalhas e itens para usar no modo de criação na medida em que vai vencendo os enigmas; o modo aventura, que mistura algumas pequenas histórias (como cavaleiros em busca da glória de seu rei) com cenas de animação e quebra-cabeças de temas acomodados aos da história em questão, e cujos personagens são animais em formato de blocos (como vacas, esquilos, carneiros, etc.). O modo de criação, como o próprio nome indica, permite que aqueles com sonhos de engenharia ou arquitetura elaborem seus próprios estágios, manipulando a física realista apresentada, e um sem número de elementos diferentes para serem combinados. As fases criadas podem ser compartilhadas via internet.

A Steven Spielberg game

Os gráficos de Boom Blox são totalmente compatíveis com o Wii e por que não dizer, com o ideal Nintendo/Shigeru Miyamoto. São compostos de blocos cartunescos, alguns deles animados (como os personagens do jogo), pintados com muitas cores fortes e em cenários alegres. A câmera foi bem programada (afinal, tendo Spielberg como diretor, era difícil ser diferente), e é possível visualizar as fazes por quase qualquer lado em busca do ponto ideal para arremessar uma bola ou jogar um esguicho de água.

A trilha sonora é extremamente agradável e consiste em um grande repertório de músicas infantis que se mesclam perfeitamente ao clima criado durante o jogo, além de não ser enjoativa ou repetitiva demais, fato importante para um título cujas fases serão jogadas dezenas de vezes em busca de melhores pontuações.

Outro charme apresentado é o excelente multiplayer. Amigos podem concorrer em diferentes modalidades, como o "Throw Mode", que consiste em derrubar apenas os blocos que valem certa pontuação sem atingir os outros (que deduzem pontos) ou o "Attack Mode" que, entre outras categorias, inclui uma divertida disputa para ver quem consegue derrubar primeiro o castelo do adversário. Até mesmo uma espécie de Jenga foi implementada no "Grab Mode", onde o Wiimote é usado para controlar uma mão e puxar blocos de uma torre sem deixa-la cair.


O Veredicto
: Boom Blox é um jogo tão casual e divertido quanto os mais populares dos sites de jogos em Flash, e um passa-tempo cujas fases podem ser jogadas incontáveis vezes sem nunca perderem a graça. Pode-se perder horas simplesmente brincando de derrubar blocos sem objetivo algum, ou tentar subir cada vez mais sua pontuação e conquistar mais medalhas e mais presentes para usar no modo de criação ??? cuja existência expande ainda mais a já enorme longevidade do título. Além disso, consiste em um dos melhores e mais variado multiplayer para jogos do Wii já criados.


Prós:

- Grande quantidade de fases, além de muito variadas;
- Excelente multiplayer, com muitas opções.


Contras:

- As histórias do modo aventura são sem graça;
- Slowdowns irritantes nas fases com muitos efeitos acontecendo ao mesmo tempo.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles
©2016 GameVicio