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Review de LEGO Indiana Jones: The Original Adventures para Wii de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


??s vezes é difícil imaginar como algumas boas idéias se formam, e após produzirem o estranhíssimo, porém excelente Lego Star Wars, a Traveller???s Tales resolveu dar continuidade às parcerias entre os blocos e o famoso diretor George Lucas para apresentare Lego Indiana Jones. Contando com as histórias dos três filmes do professor Jones (exceto pelo novo Reino da Caveira de Cristal), recheadas de bonecos Lego, bom humor, ação na dose certa e muitos quebra-cabeças, o jogo foi lançado para todas as plataformas da geração atual, inclusive os portáteis.

Caçadores do Bloco Perdido


O inconfundível tema musical de Indiana Jones abre a jogatina, em um vídeo que apresenta o início de ???Caçadores da Arca Perdida??? Lego-style, seguido de uma fase que contém uma exploração a um templo oculto e uma das mais clássicas cenas do herói: quando ele troca uma estátua em um pilar por algo de peso similar, mas ainda assim ativa a armadilha e precisa fugir de uma enorme pedra correndo pelo templo.

Após vencer este primeiro estágio, o jogador pode continuar a saga ou optar por voar até a universidade onde o Dr. Jones ensina antropologia nas horas vagas entre uma aventura e outra ??? com direito à linha vermelha sobre o mapa e tudo o mais. Ela funciona como a cantina de Mos Eisley em SW, uma espécie de base onde é possível interagir com algumas peças do cenário, comprar diversos extras entre personagens secretos, itens e imagens, e escolher qual saga jogar e em qual modalidade: Story Mode, onde a fase é jogada pelos personagens que estão na cena do filme, ou Free Play, onde é possível escolher qualquer personagem e recuperar itens alcançados apenas com suas habilidades especiais específicas, como cavar buracos e pular mais alto.

Adotando uma jogabilidade idêntica à do Lego antecessor, com uma visão ampla e os pequenos bonecos interagindo com o cenário em três dimensões, a maior parte das fases é composta de desafios que devem ser resolvidos pela lógica, interação com objetos e uma boa dose de astúcia, como colocar um chapéu para que os guardas na neve não reconheçam o Dr. Jones, usar mecanismos e cordas em conjunto com alguns companheiros e controlar carrinhos desgovernados por trilhos ao longo de extensas minas, exatamente como nos filmes.

Indiana está presente em todas as fases, sempre acompanhado de algum outro personagem, variando entre jovens ajudantes e garotas atraídas por suas habilidades com o chicote. O jogador pode selecionar qual deles controlar apenas pressionando um botão a qualquer momento, enquanto a IA assume o outro personagem, normalmente fazendo alguma besteira, como pular dentro de abismos ou cair direto em alguma armadilha. Vários puzzles dependem da interação entre os dois, e esta nem sempre é óbvia, uma vez que sempre que o outro personagem começa a querer pular, parece urgir uma vontade de tomar seu controle para que ele não se mate e perca preciosos pontos (representados pela colheita de pecinhas espalhadas por todos os cantos), e o fato de que em alguns momentos, a segunda metade de um enigma é solucionada imediatamente pelo computador, enquanto em outros é realmente preciso deixar um dos protagonistas em um lugar e tomar o controle do outro. Após um período de adaptação, no entanto, as coisas começam a transcorrer com mais naturalidade, e Jones, que não se contenta em ficar a pé durante as quase 20 fases que compõem as três sagas, pode até mesmo usar motocicletas, carrinhos desgovernados e montar em animais inusitados para vencer os desafios.

Em alguns momentos, Dr. Jones precisa confrontar nazistas, nativos e até mesmo algumas aranhas gigantes, utilizando um sistema de combate bem simples, que permite tanto alguns combos com golpes normais (esmagando botões sem dó), chicotadas e o uso de objetos do cenário como copos, cadeiras e até mesmo as próprias armas dos inimigos, entre lanças, arcos, pistolas e metralhadoras. O interessante é que raramente os inimigos são vencidos apenas no tapa, sempre existe alguma pegadinha para interromper seus movimentos ou torná-los vulneráveis aos ataques, com a presença de interessantes puzzles até dentro dos combates, de maneira natural e orgânica com o restante do jogo.

A dificuldade é variável, com a maior parte dos enigmas exigindo um mínimo de imaginação para serem solucionados, mas existem momentos bem cabeludos que podem demandar uma boa dose de paciência. Felizmente, existem menos destes do que em Lego Star Wars, gerando uma maior dinâmica na jogabilidade.

Indiana era o nome do cachorro dele...


Comparando entre as plataformas, os gráficos de Lego Indiana Jones não sofrem muitas variações além da melhor nitidez e qualidade de efeitos apresentados no Xbox 360 e PS3. Apesar de simples, o design das fases é genial, misturando elementos mais ???realistas???, como as texturas de paredes de cavernas e construções visitadas com objetos e personagens criados com peças Lego e favorecendo o gênero que mistura aventura e quebra-cabeças. Como o jogo é inteiramente ???mudo??? (os personagens apenas emitem pequenos grunhidos para mostrar que estão falando), as divertidas e exageradas expressões dos protagonistas contam a história com maestria, mas ainda é necessário assistir aos filmes para entender realmente o que está acontecendo (e quem aqui não viu uma das 5.000 reprises na Sessão da Tarde?).

Os controles são simples e ágeis, e praticamente idênticos em todas as versões, com a notória exceção do Wii, que além de permitir um esquema básico com o uso do direcional para controlar a movimentação e dos botões para saltar, atacar e realizar ações, também traz a opção de controle por movimentos do jogador, e a sensação de usar o chicote é pura diversão. Toda a parte de saltos entre plataformas pode deixar a desejar em alguns momentos, porque nem sempre é clara a distância entre elas ou a correta posição de algum cipó no plano cartesiano, mas como as vidas são ???infinitas??? (perde-se apenas os pontos usados para comprar extras ao morrer), é possível medir com uma ou duas quedas e depois angariar uma melhor pontuação no modo Free Play.

A adaptação das histórias foi realizada com muito bom humor e é difícil jogar sem dar muitas risadas, principalmente para aqueles que adoram escarafunchar as fases em busca dos detalhes e milhões de referências, até mesmo a Guerra nas Estrelas ??? como quando os nazistas vão tomar a estátua que Indy acabou de arriscar sua vida para conseguir, e ele tenta engana-los entregando um busto de C3PO. Não houve um momento clássico sequer deixado intocado, entre o nazista de Caçadores da Arca Perdida que tenta pegar um medalhão quente no meio de um incêndio e fica com as inscrições gravadas na pele de sua mão caindo sentado sobre ele na versão Lego (!!) e a famigerada cena do Templo da Perdição onde o sacerdote arranca o coração das pessoas. O mais inspirado talvez seja A ??ltima Cruzada, que conta com alguns dos melhores momentos do antropólogo.



O Veredicto
: Lego Indiana Jones: The Original Adventures é um jogo casual bem feito, e que tem tudo para agradar a quem gosta do personagem vivido por Harrison Ford ou àqueles que curtem um bom adventure de dificuldade regular. O pacote traz bom humor, horas de ação durante a primeira passagem pelas sagas e mais tantas outras em busca de todos os tesouros e itens escondidos, mais de 40 personagens controláveis e vários extras divertidos que precisam ser encontrados, desbloqueados e comprados.


Prós:

- Visual divertido e caprichado;
- Senso de humor afiado, especialmente com as expressões dos personagens;
- Desafios divertidos e na medida certa;
- Chefes variados e que são praticamente um puzzle além de um combate;
- Indiana Jones!!


Contras:

- Jogo curto, com cada uma das três sagas contando com apenas seis fases;
- Os gráficos dificultam a sensação de profundidade, atrapalhando os pulos entre plataformas e cipós.


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Outer Space
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