GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Final Fantasy IV para DS de Outer Space

por Guimephiles, fonte Outer Space, data  editar remover


Não é a primeira vez que a série Final Fantasy é alvo de um remake, mas Final Fantasy IV para Nintendo DS merece atenção especial: a repaginada é muito bem feita -- com gráficos 3D bem diferentes do original inclusive -- e o episódio a ser refeito é um dos melhores da história da série.

Vale a pena jogar de novo


O Final Fantasy IV original foi lançado 1991, numa época em que os protagonistas de RPG valorizavam mais a qualidade de suas espadas que o design de suas roupas e seu corte de cabelo. A história é tradicional, e inclui cristais mágicos baseados nos quatro elementos, rapto de namorada e um vilão que quer dominar o mundo. Mas nessa coleção de clichês demodé entra um componente que raramente é visto em jogos do gênero: o drama. Sem estragar a surpresa, basta dizer que o final não é feliz para todos e a aventura reserva uma boa dose de imprevistos.

Os personagens também podem ser muito tradicionais e construídos no arquétipo do RPG (o mago, o cavaleiro, o monge etc), mas ainda são capazes de cativar o jogador pela qualidade de seus desenhos e a determinação demonstrada em suas trajetórias, como é o caso do velho mago Tellah, que já esqueceu parte de seus sortilégios e a cada subida de nível perde pontos na estatística ???stamina???. E no Nintendo DS pela primeira vez é possível ouvir suas vozes, muito bem dubladas por sinal.

O drama e o sacrifício que pontuam a história são a virtude mais conhecida de Final Fantasy IV, mas o jogo também se destaca por ter uma jogabilidade bem mais desafiadora e divertida que a dos RPGs mais novos. Os combates ainda são aleatórios e ocorrem com frequência bem acima do ideal, o que irrita, mas em compensação nem sempre são momentos onde basta escolher a opção de ataque simples seguidamente para vencer. Cada novo dungeon traz monstros mais fortes e que exigem o uso de alguma tática por parte do jogador, seja explorando a fraqueza do inimigo ou pondo em uso os feitiços menos óbvios, como os que refletem os ataques ou alteram os atributos dos heróis. Morrer e ter que enfrentar um dungeon de novo do começo é algo corriqueiro, mas o jogador prudente saberá usar os pontos onde é possível salvar o progresso antes de se enveredar pelas cavernas e calabouços.

Phoenix down nos visuais


Dois dos problemas dos quais os fãs hardcore se queixavam no lançamento americano para SNES (chamado Final Fantasy II) foram resolvidos neste relançamento para DS: a tradução para o inglês foi revisada e a dificuldade do original japonês foi preservada -- e o jogo é, às vezes, bem difícil.

Mas Final Fantasy IV não deve ser rejogado apenas pelo ajuste no desafio. Esta versão atualizou o visual para o 3D, adicionou cenas de corte -- feitas no próprio sistema gráfico do jogo --, refez o layout dos dungeons e adicionou um novo personagem, o ???Eidolon??? Whyt. Este, que é uma pequena criatura que uma das personagens pode invocar, pode ter seu rosto desenhado pelo jogador pela stylus, além de servir para batalhas online pela WiFi Connection à la Pokémon e de ser usado em uma série de mini-games, como um onde o jogador deve riscar a tela para matar uma legião de monstros que corre contra ele.

Visualmente, é um dos jogos mais bonitos para o DS, e o estilo ???cute???/cabeçudo do original felizmente não foi substituido por algo realista, o que certamente conflitaria com a proposta mais leve e tradicional do jogo.


O Veredicto
: A fórmula é antiga, mas a jogabilidade envelheceu bem e Final Fantasy IV ficou lindo no 3D do Nintendo DS. As novidades, além dos gráficos, são superficiais, mas o ritmo intenso da história e a jogabilidade desafiadora são ótimos motivos para quem já conhece querer encarar mais 25 horas na companhia de Cecil, Tellah The Sage e Rydia. E quem não jogou precisa saber: Final Fantasy IV é um dos três melhores da série, ao lado do sexto e sétimo, e ainda tem qualidades suficientes para ser melhor que quase todos os RPGs modernos.


Prós:

- História cheia de drama e aventura;
- Belos gráficos 3D no Nintendo DS;
- Jogabilidade excelente, com grande desafio;
- Personagens carismáticos;
- Boa dublagem;
- ?? um Final Fantasy.


Contras:

- A frequência das batalhas aleatórias;
- Controle não responde bem ao movimento em diagonal.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Guimephiles
©2016 GameVicio