GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de World Soccer Winning Eleven 9 para PS2 de GameVicio

por YuriVicio, data  editar remover


Se Winning Eleven 9 pudesse falar, ele chamaria Ubiquitous Evolution de Mini-Me. A primeira versão para PSP da série de futebol é quase uma cópia carbono visualmente, e compartilha de praticamente as mesmas animações, músicas, layout dos menus e opções do jogo original do PS2. Mas na jogabilidade ??? o item mais relevante ??? é que Ubiquitous se mostra realmente um jogo menor.

Kabiraowned
Se o Winning Eleven 9 original do PS2 já deixava evidente alguns sacrifícios em nome do bom funcionamento da versão para o PSP (caso do fim do botão R2 para drible, por exemplo), Ubiquitous Evolution traz mais algumas inconveniências.

A primeira que se percebe está nos tempos de carregamento extremamente longos. Passar do menu de seleção de jogadores e tática ao início de uma partida, por exemplo, demora 46 segundos. ?? bem irritante, principalmente para os padrões de um portátil, onde a rapidez costuma ser uma exigência básica.

Esta demora exagerada no carregamento talvez explique a ausência da narração de Jon Kabira, uma característica marcante da série que foi limada na versão para PSP. Ubiquitous Evolution é jogado com o som da torcida e os efeitos sonoros mais comuns, sem os comentários.

Outro detalhe que desapareceu nesta versão de bolso, e que é totalmente inexplicável é o modo Master Legue ??? sem dúvida o melhor modo para um jogador da série Winning Eleven. Sobram as opções básicas de partidas amistosas, copas e ligas simples, além de um já esperado modo de dois jogadores por conexão ???ad-hoc??? entre dois PSPs.

Estranhamente, o modo de dois jogadores funciona com as regras do modo on-line de Winning Eleven 9. Isto é, cada jogador pode pausar o jogo três vezes, e é obrigatório usar o arquivo de opção padrão, sem nomes ou times editados. Seria mais conveniente se funcionasse como o modo de dois jogadores do PS2, sem limitações tolas, afinal não se trata de um jogo on-line.

Involução onipresente
Ainda que alguns detalhes tivessem sido perdidos na conversão do PS2 para o PSP, Ubiquitous Evolution estaria perdoado se tivesse a mesma jogabilidade de seu irmão mais velho. Mas, infelizmente, não é bem o caso.

O jogo exageradamente defensivo de Winning Eleven 9 volta na versão para PSP piorado. A movimentação dos jogadores é rápida e os zagueiros roubam a bola com enorme facilidade, sem muito do jogo de corpo e proteção existente no PS2. Driblar continua complicadíssimo, e a dificuldade de se praticar um futebol ofensivo ainda é agravada por dois fatores: o direcional do PSP não tem a mesma eficiência daquele do Dual Shock 2, sabe-se lá por que; e a inteligência artificial comete algumas falhas, como a clássica má interpretação de um passe ??? como quando você quer mandar a bola para o jogador X e ele manda para o Y.

A ausência de uma câmera afastada (Wide) é outro detalhe que pode comprometer o bom futebol de alguns. A tela wide-screen do PSP dá alguns pixels a mais de visão do campo, mas quem está acostumado à câmera afastada do PS2 ainda sentirá uma considerável limitação no campo visual, e ainda mais dificuldade de tramar lances ofensivos.

Ubiquitous Evolution também sofre de lentidão em alguns momentos (slow-down), principalmente nas cobranças de falta, e o defeito acontece com ainda maior intensidade e freqüência que nas versões de PS2 que sofrem do mesmo mal.

Mas talvez o maior problema de Ubiquitous Evolution esteja no fato dele ter conseguido ser visualmente tão próximo do Winning Eleven 9 do PS2, o que nos leva a esperar o mesmo padrão de jogabilidade do jogo grande. ?? incrível como a Konami conseguiu transpor todas as animações e modelos de jogadores para a versão portátil. O jogo é lindo, muito bem animado e modelado, ficando realmente próximo de um jogo de PS2 na tela pequena. E como sempre, é bom que fique claro que um Winning Eleven, mesmo defeituoso, ainda é milhões de vezes superior a qualquer outro jogo de futebol.


O Veredicto: Embora seja graficamente excepcional, como uma versão miniaturizada do futebol original do PS2, Ubiquitous Evolution não está no nível de qualidade que se espera de um Winning Eleven. Ainda é um grande jogo para os padrões de um portátil, mas para uma série que sempre foi famosa pelo realismo e diversão, as imperfeições da jogabilidade e a ausência de detalhes simples, como o modo Master League, são uma decepção.


Prós
+ Gráficamente excelente. Uma cópia quase perfeita do jogo do PS2;
+ Times, jogadores e grande parte das opções da versão PS2.

Contras
- Jogabilidade mal polida e muito defensiva;
- "Slow-downs";
- Sem Master League;
- Sem a câmera afastada;
- Sem narração.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de YuriVicio

Reviews da crítica

©2016 GameVicio